SóProvas


ID
3006592
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O gerenciamento da qualidade total é um conceito de controle que atribui às pessoas, e não somente aos gerentes e aos dirigentes, a responsabilidade pelo alcance de padrões de qualidade. Nele, está incluído o conceito de empowerment. Segundo Chiavenato (2014), qual opção descreve uma consequência da aplicação do empowerment?

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Chiavenato (2014), empowerment surgiu para que houvesse um incremento da autonomia e da liberdade das equipes e seu consequente fortalecimento. O significado do termo de acordo com o mesmo autor é "Empowerment significa o fortalecimento das equipes no sentido de dotá-las de liberdade de atuação e de participação nas decisões, plena autonomia no desempenho das tarefas, responsabilidade pela tarefa total e pelos seus resultados. O empowerment leva a equipe a gerenciar (e não mais ser gerenciada) as suas atividades e o gerente passa do papel de chefe para o de orientador e estimulador."

    A) CORRETA. Essa é uma citação de Chiavenato ao tratar da qualidade total e de sua relação com o empowerment. O empoderamento (que antes era dado apenas aos gerentes) é proporcionado aos colaboradores, habilitando-os para resolver problemas, poupando tempo e trazendo como consequência o que foi citado na assertiva: uma melhoria em vários aspectos da organização

    B) INCORRETA. Os aspectos negativos citados na assertiva em nada tem a ver com o conceito de empowerment. Pelo contrário, ele é uma forma de fortalecer a equipe.

    C) INCORRETA. Novamente, tal afirmação não tem relação com o fortalecimento das equipes. "Com o empowerment, proporciona-se maior responsabilidade e autonomia às pessoas, que passam a trabalhar mais livremente e com um mínimo de supervisão direta." (CHIAVENATO, 2014, pág. 576)

    D) INCORRETA. Não há acordo tácito de estabilidade. As pessoas "possuem plena autonomia no desempenho das tarefas, responsabilidade pela tarefa total e pelos seus resultados". (CHIAVENATO, 2014, pág. 375)

    E) INCORRETA. A Ideia não é essa. Para Chiavenato (2014), deve haver uma promoção da estratégia organizacional adequada para que se estimule a iniciativa, a cooperação, a sinergia e a criatividade nessas novas formas de integração. De acordo com o autor, o novo papel da administração ( do qual o empowerment está relacionado) relaciona-se a alimentar uma necessária instabilidade ou desordem para atinar "as potencialidades acêntricas latentes e para que possam surgir as condições de aprendizado e trocas de informação por meio das interações." (CHIAVENATO, 2014, pág. 609)

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA "A".

    .