SóProvas


ID
3006658
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre situações que implicam prisão administrativa e assinale a opção correta.


I- Prisão do estrangeiro ordenada pelo Ministro da Justiça, nos procedimentos de deportação e expulsão.

II- Prisão administrativa comum, que pode ser decretada, até pelo prazo de três meses, contra remissos ou omissos em devolver dinheiro público apropriado ou desviado indevidamente.

III- Prisão civil do devedor de alimentos.

IV- Prisão do falido que faltar com seus deveres.

V- Prisão do depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito.

Alternativas
Comentários
  • I- Prisão do estrangeiro ordenada pelo Ministro da Justiça, nos procedimentos de deportação e expulsão.

    III- Prisão civil do devedor de alimentos.

    DECORE:

    JAMAIS, o Falido que faltar com suas dividas poderá ser preso

    e o depositário infiel tambem não

    E EM TODAS AS HIPOTESES

    o papai que dever pensão alimeticia por mais de 3 meses

    VAI Direito pro Xilindró

    Alternativa A

  • O depositário infiel não poderá ser preso!

  • Esse assunto aí tá mais Penal q Constitucional kkk
  • o banquinha!

  • Desde quando a prisão do devedor do alimentos é prisão administrativa e não civil? Questão deveria ser anulada.

  • Súmula vinculante 25

  • sem comentário porque nem o professor comentou.

  • questão um tanto equivocada e deveria ser anulada, pois não trata-se de prisão administrativa.
  • Devedor de alimentos? essa frase ficou muito subjetiva.
  • Súmula Vinculante 25

    É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade de depósito.

    Gabarito letra: A

  • gab: A

    CF/88 art. 5º, LXVII,

    "não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel".

     

    Súmula Vinculante 25

    É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade de depósito.

    SEJA FORTE

  • A questão exige conhecimento acerca das espécies de prisão e como elas se relacionam com as garantias fundamentais contidas na CF/88. A assertiva deseja que o candidato aponte quais assertivas implicas em prisão administrativa. Analisemos as assertivas:

     

    Assertiva I: está correta. Trata-se de possibilidade que era prevista no Estatuto do Estrangeiro (Lei 6.815) – o qual foi substituído pela Lei de Migração (13.445/2017) - segundo o qual: artigo 69 - O Ministro da Justiça, a qualquer tempo, poderá determinar a prisão, por 90 (noventa) dias, do estrangeiro submetido a processo de expulsão e, para concluir o inquérito ou assegurar a execução da medida, prorrogá-la por igual prazo. Segundo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3 - HABEAS CORPUS : HC 0000446-90.2014.4.03.0000 SP) “A prisão administrativa para cumprimento de decreto de expulsão é medida que sobrevive no ordenamento jurídico pátrio, apenas saindo da esfera de atribuições do Ministério da Justiça para ingressar na competência da autoridade jurisdicional, por imposição do artigo 5º, LXI, da Constituição Federal de 1988”.

     

    Assertiva II: está incorreta. Trata-se de norma revogada do CPP, o qual estabelecia como medida cautelar: art. 319.  A prisão administrativa terá cabimento: I - contra remissos ou omissos em entrar para os cofres públicos com os dinheiros a seu cargo, a fim de compeli-los a que o façam.

     

    Assertiva III: está correta. Conforme art. 5º, LXVII, CF/88 - "não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel". Ademais, segundo Súmula Vinculante 25 - É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade de depósito.

     

    Grande parte da jurisprudência considera essa espécie de prisão civil como uma modalidade de prisão administrativa. Nesse sentido: "HABEAS CORPUS. Execução de alimentos. Prisão administrativa. Admissibilidade, pois decorrente do não pagamento da pensão alimentícia [...] - (TJSP; Habeas Corpus Cível 2052451-70.2020.8.26.0000; Relator (a): Maria de Lourdes Lopez Gil; Órgão Julgador: 7ª Câmara de Direito Privado; Foro de Brodowski - Vara Única; Data do Julgamento: 19/05/2020; Data de Registro: 19/05/2020)".

     

    Assertiva IV: está correta. Trata-se de modalidade de prisão preventiva. Conforme Art. 99 da Lei 11.101/2005 - A sentença que decretar a falência do devedor, dentre outras determinações: [...] VII – determinará as diligências necessárias para salvaguardar os interesses das partes envolvidas, podendo ordenar a prisão preventiva do falido ou de seus administradores quando requerida com fundamento em provas da prática de crime definido nesta Lei.

     

    Assertiva V: está incorreta. Segundo Súmula Vinculante 25 – Prisão civil - Depositário Infiel - É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade de depósito.

     

    Portanto, apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.

     

    Gabarito do professor: letra a.

     

  • Grande parte da jurisprudência considera essa espécie de prisão civil como uma modalidade de prisão administrativa. Nesse sentido: "HABEAS CORPUS. Execução de alimentos. Prisão administrativa. Admissibilidade, pois decorrente do não pagamento da pensão alimentícia [...] - (TJSP; Habeas Corpus Cível 2052451-70.2020.8.26.0000; Relator (a): Maria de Lourdes Lopez Gil; Órgão Julgador: 7ª Câmara de Direito Privado; Foro de Brodowski - Vara Única; Data do Julgamento: 19/05/2020; Data de Registro: 19/05/2020)".

  • Questão mal elaborada

  • Matei a charada, sabendo que a prisão do devedor de alimentos é permitida!

    O falido não pode, conforme a própria lei 11 101 de 2005

    O depositário infi, conforme o pacto san jose da Costa Rica!