SóProvas


ID
3007099
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A criação das bases históricas da demanda profissional do Assistente Social ocorre

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A constituição e institucionalização do Serviço Social como profissão na sociedade, ao contrário de uma progressiva ação do Estado na regulação da vida social, quando passa a administrar e gerir o conflito de classes, o que pressupõe,na sociedade brasileira, a relação capital/trabalho constituída por meio do processo de industrialização e urbanização. É quando o Estado se "amplia", nos termos de Gramsci, passando a tratar a questão social não só pela coerção mas buscando um consenso na sociedade, que são criadas as bases históricas da nossa demanda profissional. Ora, se isso é verdade, as mudanças que vêm ocorrendo no mundo do trabalho e na esfera estatal, em suas relações com a sociedade civil, incidem diretamente sobre os rumos do desenvolvimento dessa profissão na sociedade.

    REFERÊNCIA: www.ebah.com.br/content/ABAAAhEFMAD/servico-social-na-cont-marilda-iamamoto?part=2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • GABARITO C

    O processo pelo qual a ordem monopólica instaura o espaço determinado que, na divisão social (e técnica) do trabalho a ela pertinente, propicia a profissionalização do Serviço Social tem sua base nas modalidades através das quais o Estado burguês se enfrenta com a "Questão Social", tipificadas nas políticas sociais.

    Referência: José Paulo Netto. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. p.70.

  • Obrigada, Arthur Carvalho.

  • Para matar a questão se pergunte quais são as bases históricas da demanda profissional. Você chegará a questão social e assim fica mais fácil chegar a conclusão.

    Se pergunte: Por que ou de que forma o estado tenta minimizade a questão social?

    Repressão e consenso.

  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.

  • GABARITO: C.

    A questão social até meados da década de 1930 era tratada, conforme Frederico (2009,p.5) como caso de Polícia, no governo Vargas houve um reconhecimento da legitimidade dessa questão social no âmbito das relações entre capital e trabalho, assim ela foi ENQUADRADA JURIDICAMENTE, e passou a ser um Caso de política, pois era objeto de políticas.

    Nesse referido período a igreja Católica busca recuperar sua hegemonia, Iamamoto cita que “Como profissão inscrita na divisão do trabalho, o Serviço Social surge como parte de um movimento social mais amplo, de bases confessionais, articulado à necessidade de formação doutrinária e social do laicato, para uma presença mais ativa da Igreja Católica no ‘mundo temporal’, nos inícios da década de 30. Na tentativa de recuperar áreas de influências e privilégios perdidos, em face da crescente secularização da sociedade e das tensões presentes nas relações entre Igreja e Estado, a Igreja procura superar a postura contemplativa (IAMAMOTO, 2011, p. 18)”. 

    Quer estudar para concurso de forma gratuita? Faça parte de nosso grupo do WhatsApp (86) 9-99839453