"LISTA DE VERIFICAÇÃO DE CONTROLE DE QUALIDADE"
DECALQUE
Ocorre quando há uma transferência indesejada de tinta para o verso de outra folha durante a impressão (quando as folhas são empilhadas na mesa de entrega da impressora); o decalque é perceptível sobretudo em capas, pois um dos lados da folha está em branco. Ele é causado pelo uso insuficiente de pó antidecalque, tintas de secagem muito rápidas ou problemas com o papel.
VARIAÇÃO DE COR
Ocorre quando a gráfica não mantém cores consistentes em toda tiragem. No entanto, com o uso dos modernos equipamentos de controle de impressora, esse é um problema raro. O impressor analisa uma folha impressa em intervalos regulares, durante o acerto da tiragem, e a compara com a prova ou o documento de aprovação assinado, se alguém estiver fazendo aprovação em máquina.
PINTAS (BOI)
Ocorrem quando áreas de cor lisa são cercadas de pintas brancas (áreas não impressas), causadas por sujeira, partículas de papel ("ciscos") ou restos de tinta seca que aderem à chapa ou aos cilindros da blanqueta. Tal problema pode ser evitado com uma lavagem regular da blanqueta. Essas áreas devem ser identificadas por meio de verificações regulares na impressora, e as cópias afetadas devem ser descartadas.
ERRO DE REGISTRO
É um problema fácil de identificar porque, normalmente, as cores fora do registro projetam-se além da borda do conjunto de quatro cores, criando um efeito visual desfocado.
DEFEITOS DE ENCADERNAÇÃO
Os defeitos de encadernação costumam ser os mais difíceis de corrigir, pois em geral exigem que o trabalho seja totalmente refeito..."
(BANN. Pg. 179)