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Questões de Impressão Gráfica na Comunicação Social


ID
96049
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Há um processo de impressão destinado a grandes volumes de trabalho que se caracteriza por usar uma matriz que é constituída de um cilindro de aço revestido por uma camada de cobre onde o grafismo é gravado em baixo relevo. A máquina utilizada nesse processo chega a 60 mil rotações por hora. Apresenta a vantagem de executar com rapidez os trabalhos de muito bom nível e usar tinta com secagem rápida. Entretanto essa alta tecnologia tem matrizes de alto custo e a alimentação do suporte só pode ser feita por bobina.

Trata-se da impressão

Alternativas
Comentários
  • Vantagens da impressão de rotogravura

    • Impressão de alta qualidade e alta tiragem em branco, preto e colorido;
    • Qualidade uniforme em toda tiragem;
    • Pretos mais ricos e gama mais ampla de tonalidades em relação a todos os outros processos de impressão;
    • Mais econômicas nas altas tiragens e altas velocidades. No entanto, com preparação cuidadosa e atenção para os detalhes, as pequenas tiragens podem ser feitas a um custo competitivo;
    • As chapas e cilindros, embora durem mais, custam mais que os tipográficos ou em offset.


ID
213457
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A linha fina de uma matéria publicada na revista Publish, edição n.º 100, 2009, p. 50, trazia o seguinte texto: Empresas que sobreviveram à Lei Cidade Limpa em SP comemoram resultados, baseados na criatividade. A matéria foi publicada em uma seção chamada power sign mídia indoor. Acerca desse assunto, é correto afirmar que

Alternativas

ID
265330
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere que a EMBRATUR produzirá uma coleção de cartazes para divulgar, no exterior, as festas folclóricas brasileiras, ressaltando traços da identidade cultural brasileira. Cada um dos cartazes destacará uma das festas, com uma fotografia em cores e dizeres complementares que a contextualizem. Assinale a alternativa que apresenta especificações corretas para esses cartazes, do ponto de vista da produção gráfica, e mais adequadas aos prováveis conteúdos.

Alternativas
Comentários
  • Notem que a questão fala de cartaz. Nesse caso elimine a impressão 4/4, pois não faz sentido a impressão em um objeto que ficará fixado na parede.
    Para um material ter resistência, a aplicação de verniz base d'água é no caso o mais recomendado.
  • O que significam os termos 1×0, 1×1, 4×0, 4×1 e 4×4?

    il

    Estes termos são extremamente comuns no meio gráfico, e por isso estão presentes no sistema da Printi. Eles se referem às cores presentes em um determinado material gráfico.

     

    Um produto 1×0 é impresso com sua frente em preto-e-branco (“uma cor”), com seu verso permanecendo sem impressão (“zero cores”).

     

    Um produto 1×1 é impresso em preto-e-branco em ambos os lados da página.

     

    Um produto 4×0 é impresso com sua frente em cores CMYK (“quatro cores”), com seu verso permanecendo sem impressão. Um folheto simples, por exemplo, poderia seguir este padrão – com uma arte e as informações necessárias na frente, e um fundo branco no verso.

     

    Já os produtos 4×1 possuem a frente (ou verso) em cor, com o lado oposto sendo impresso em preto-e-branco. Ou seja, informações (como textos) podem ser inseridas do lado contendo apenas uma cor.

     

    Por fim, o modelo 4×4 indica que o material é colorido em ambos os lados seguindo o padrão CMYK. A maioria dos cartões de visita, por exemplo, são impressos em 4×4, pois contem informações (arte e texto) dos dois lados do impresso. A Printi oferece diversas opções de customização, e por isso fica a seu critério escolher o que se adequa melhor ao seu projeto e à sua arte.

     

    Fonte: https://www.printi.com.br/blog/o-que-significam-os-termos-1x0-1x1-4x0-4x1-e-4x4


ID
289426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As ferramentas da comunicação visual devem conter os elementos
básicos de linguagem que compõem a sintaxe visual, fonte para a
construção de materiais e mensagens visuais. Com referência à
direção de arte e à produção gráfica, julgue os itens seguintes.

A mancha gráfica, elemento que compõe a identidade visual de uma publicação, representa um molde a ser utilizado em todas as páginas para diagramação de textos, imagens e acessórios informativos, funcionais e decorativos, e, se dividida em colunas e espaços horizontais, confere flexibilidade ao trabalho de diagramação.

Alternativas
Comentários
  • A mancha gráfica é o espaço delimitado de impressão dentro de uma página, onde cai tinta sobre o papel; fora destes limites, nada pode ser impresso e nenhum elemento pode ultrapassar. Nos casos em que a mancha ultrapassa as bordas do papel, diz-se que a impressão é sangrada.
  • O molde da mancha grafica deve ser utilizada em todas as páginas?, pensei que não fosse necessário, que poderia haver varios moldes em uma mesma publicação, achei que a questão está errada.
  • Dúvida: em todas as páginas para diagramação?

  • "se dividida em colunas e espaços horizontais, confere flexibilidade ao trabalho de diagramação"

     

    Não mesmo! Se eu dividir a mancha gráfica eu vou então delimitar mais ainda o espaço onde devo colocar meus textos e imagens, ou seja, eu DIMINUIREI a flexibilidade. Recurso!


ID
289468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios
impressos.

O significado das cores utilizadas em uma peça publicitária não é construído isoladamente, ao contrário, decorre da relação da cor com a mensagem verbal e com as outras cores que compõem a peça.

Alternativas

ID
289471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios
impressos.

Nos impressos, as cores podem ser utilizadas com objetivo de organizar e hierarquizar informações, o que as torna importante instrumento de persuasão. Conforme a cor empregada, direciona-se a atenção dos leitores para determinadas informações em detrimento de outras.

Alternativas

ID
289474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios
impressos.

Aspectos culturais são determinantes na escolha das cores utilizadas na comunicação com públicos de diferentes faixas etárias. A maior atenção dada pelas pessoas às cores sóbrias à medida que elas envelhecem, portanto, sofre pouca influência de fatores biológicos.

Alternativas
Comentários
  • A percepçãp das cores sofre influências biológicas e culturais, variando de acordo com a perspectiva de quem as percebe. 
  • A afirmativa fala exatamente o contrário. Há influência de fatores, como idade, gênero, conhecimento de mundo na percepção das cores, por exemplo.


ID
310489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Tendo em vista que, nos meios impressos, edição e editoração são
atividades que se complementam, julgue o item seguinte.

Esquematiza-se a orientação da visão durante a leitura de uma página de jornal traçando-se uma seta entre a zona ótica primária (a borda superior direita) e a zona terminal (a borda inferior esquerda).

Alternativas
Comentários
  • Zona primária (borda superior esquerda) - Zona secundária (borda superior direita) - Centro Geométrico - Centro óptico - Zona morta (bora inferior direita/esquerda)

  • Questão malandrinha...kkkk.

    O movimento dos olhos foi descrito corretamente pela questão: vai da zona primária para a zona secundária/terminal.

    maaaas, a definição dos conceitos de tais zonas está errado.

    Zona Primária: canto superior esquerdo

    Zona Terminal/Secundária: canto inferior direito

    As bordas citadas na questão (borda inferior esquerda e borda superior direita) correspondem às zonas mortas


ID
310585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.

O ofsete é um processo de impressão derivado da litografia, mas que utiliza chapa de metal flexível gravada por processo fotoquímico.

Alternativas
Comentários
  • Litografia ou litogravura (do grego λιθογραφία, de λιθος-lithos, pedra e γραφειν-graféin grafia, escrita) é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária ou placa de metal) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo.[1] Ao contrário das outras técnicas da gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através de fendas e sulcos na matriz, como na xilogravura e na gravura em metal. Seu primeiro nome foi "poliautografia", significando a produção de múltiplas cópias de manuscritos e desenhos originais.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Litografia


ID
310594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.

Um jornal, revista ou livro compõe-se de um projeto gráfico e de um projeto editorial que se refletem mutuamente, criando uma identidade visual e de conteúdo.

Alternativas

ID
323197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.

Tipologia é o repertório de caracteres selecionado pela diagramação para determinado trabalho gráfico, seja em mídia impressa, seja em rádio ou TV.

Alternativas
Comentários
  • Tipologia significa o estudo sistemático de tipos. Na seleção da diagramação, o designer elege as fontes que irá utilizar. 
  • A  escolha da fonte não afeta o RADIO. Claro!

  • A banca trouxe o conceito de Rabaça e Barbosa, encontrado no Dicionário Essencial de Comunicação. A tipologia, para os autores pode ser, ainda, o estudo sistemático dos diversos caracteres tipográficos, quanto à sua forma, classificação, criação, desenvolvimento, evolução histórica, utilização, aplicações, etc; e também o estudo dos componentes tipográficos da impressão e sua relação com os processos gráficos. No conceito em discussão, o erro está em envolver o rádio, visto que ele é um meio que não está relacionado ao trabalho gráfico.


ID
323200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.

Em programação gráfica, retranca é a marcação feita nos originais (textos, fotos, ilustrações) para orientar a paginação.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    É também chamado de sub-retranca, é uma marcação na página que pode ter vários formatos a depender do projeto, pode ser feito de maneira eletrônica ou manual.
  • Retranca

    1. Matéria subordinada a outra matéria ou à manchete da página. (Agência/Jornal)

    2. É o nome que se dá à reportagem para identificá-la internamente. Geralmente é criado usando de duas a três palavras do VT com uma barra separando as palavras-chave. Uma retranca nunca deve ser alterada desde a pauta até o arquivamento da matéria, sob o risco de nunca mais ser localizada. Exemplos: VT CCJ/Guerra Fiscal, VT CDH/Equidade, VT Plenário/Código Florestal. (TV)

    Fonte: https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/glossario/retranca

  • "Retrancagem significa identificar textos, fotos, títulos, subtítulos etc., dentro de um diagrama em seu determinado espaço. Essa identificação faz com que o fluxo de trabalho siga seu trajeto com segurança, impedidndo as tradicionais inversões de fotos e matérias, comuns quando o sistema de retrancagem não funciona. É evidente que a retranca é necessária em todo trabalho de diagramação..."


    Livro Projeto gráfico - Antonio Celso Collaro


ID
396505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de criação e direção de arte em publicidade, julgue os itens
seguintes.

O termo leiaute é empregado para definir a peça cuja função é expressar visualmente o anúncio publicitário antes de sua impressão.

Alternativas

ID
396508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de criação e direção de arte em publicidade, julgue os itens
seguintes.

Papéis com acabamento mate ou fosco são usados para realçar o reflexo nos elementos visuais da página.

Alternativas
Comentários
  • Papéis com acabamento mate ou fosco são usados para realçar o reflexo nos elementos visuais da página.

    MINIMIZAR, com menos brilho.
  • Errado

    Ora, pois, se o papel é fosco, é exatamente para minimizar o brilho, como a colega acima falou. O papel cujo brilho é uma característica é o couché.
  • Em geral, o verniz fosco é utilizado em páginas com muito texto para difundir a luz, reduzir o brilho e assim aumentar a legibilidade. Fornece um acabamento liso mas sem brilho para a página impressa.

  • Papel fosco é usado exatamente para diminuir o brilho.


ID
396526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nos preceitos gerais da produção gráfica, julgue os
próximos itens.

Para produzir um bloco de texto mais harmônico, os designers utilizam normalmente o kerning, que realiza a mesma função do espacejamento entre letras.

Alternativas
Comentários
  • Traking

    Trata-se de um processo de adicionar ou remover espaço em um bloco de texto, ou seja, mexe-se no espaçamento existente em todo o conjunto de letras, seja uma única palavra, frase, parágrafo inteiro.

    Kerning

    É um processo de adicionar ou remover espaço entre pares de caracteres, ou seja, mexe-se no espaçamento existente apenas entre uma ou outra letra, não em tudo.



     

  • KER NING

    T R A C K I N G

    Desenhei pra vc entender melhor rsrs

    Bons estudos.
  • Geraldo Lopes deu a explicação de um designer. Perfeito! Conciso e direto. :-)


ID
396529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nos preceitos gerais da produção gráfica, julgue os
próximos itens.

O sistema de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) permite a conversão de imagens de um texto impresso capturadas por um escâner em texto digitalmente editável.

Alternativas

ID
550828
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma agência de publicidade recebeu solicitação para a criação de um anúncio a ser publicado no jornal de maior circulação do país. O formato desse anúncio pode ser sugerido pela equipe de criação, devendo seguir, porém, o padrão dos anúncios de jornais, que é medido em

Alternativas

ID
550837
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ao solicitar um orçamento de impressão de um folder, é necessário informar algumas características do trabalho.
Observe as características abaixo.
I – Número de páginas
II – Número de cores
III – Tipo de papel
IV – Tipo de encadernação
V – Número de dobras

São características que se aplicam à impressão de um folder APENAS as apresentadas em

Alternativas

ID
550840
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As modernas técnicas de impressão usam impressoras do tipo offset digital que permitem uma definição perfeita na reprodução de imagens. Essas impressoras trabalham com um sistema digital para gravação das suas matrizes de impressão chamado CTP. Esse sistema tem, dentre outras, as seguintes características:

Alternativas
Comentários
  • CTP é um processo computadorizado de gravação das chapas usadas na impressão offset. A chapa é gravada através de laser, que é controlado por um computador, de forma similar às impressoras laser. Isto permite que a chapa seja gerada diretamente de um arquivo digital, sem a necessidade da produção de um fotolito intermediário.

    Este processo também garante o aumento da qualidade final da imagem gravada. Isso deixa a imagem perfeita, pois no CTP existe uma maior gravação de pontos por cm² aumentando a definição dos elementos gráficos.

    O processo tecnológico CTP (computer to plate) elimina o Fotolito e dá ganho operacional (tempo e qualidade), além de economia.
    Os CTPs possuem 3 etapas: separação de cores, pulverização/exposição da matriz e revelação. Enquanto o processo tradicional apresenta 8 etapas: separação de cores, produção do filme, revelação, produção do filme total, montagem do filme na matriz, exposição, arquivamento do filme e revelação.

     

    Fonte: http://primastampa.com.br/o-que-e-ctp-2/


ID
550963
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Eventos corporativos necessitam de materiais de divulgação e promoção, geralmente em grande quantidade. Dentre esses, os mais comuns são camisetas, folders e cartazes. Cada um desses materiais é produzido através de processos de impressão diferente. Relacione as peças gráficas apresentadas na coluna da esquerda com o respectivo processo de impressão, indicados na coluna da direita.
I - Camisetas P - Offset
II - Folders e cartazes Q - Serigrafia
III - Banners R - Litografia
S - Impressão digital
Estão corretas as associações

Alternativas
Comentários
  • litografia

    substantivo feminino

    ARTES GRÁFICAS

    1.

    processo de reprodução que consiste em imprimir sobre papel, por meio de prensa, um escrito ou um desenho executado com tinta graxenta sobre uma superfície calcária ou uma placa metálica, ger. de zinco ou alumínio.

    2.

    o escrito ou o desenho reproduzido por este processo; litogravura. dicionário


ID
562528
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para se imprimir qualquer material pelo processo offset tradicional, é necessária a utilização de uma espécie de máscara, que é colocada sobre a superfície que servirá como matriz de impressão. Essa máscara é denominada

Alternativas
Comentários
  • A impressão offset é um processo planográfico cuja essência consiste em repulsão entre água e gordura (tinta gordurosa). O nome off-set - fora do lugar - vem do fato da impressão ser indireta, ou seja, a tinta passa antes por um cilindro intermediário (blanqueta). Todo o processo acaba tornando a impressão de alto custo mas que é dissolvido devido a sua grande tiragem. Hoje em dia, com as novas tecnologias, os processos analógicos já não são mais tão utilizados, dando lugar aos CTP's, que agilizam o processo e geram menos material como fotolito etc.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Impressão_offset

  • Fotolito é um filme transparente, uma espécie de meio plástico, feito de acetato revestido em uma das faces com uma emulsão sensível à luz, similar aos filmes fotográficos.  wikipedia

    Retícula é um nome genérico da técnica de finalização artística muito usada em histórias em quadrinhos e na pop art e que consiste em imprimir, por decalque, texturas sobre o papel. Também é conhecido pelas marcas Zip-A-Tone, Chart-Pak e Letratone. Wikipédia

    em fotogravura, rede de pontos, interposta entre a objetiva e a chapa, que torna possível a reprodução dos meios-tons pela decomposição da imagem em inúmeros e pequeníssimos pontos; retículo. Dicionário


ID
562537
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No processo de impressão offset, é recomendável que todas as imagens estejam em alta resolução. Isso significa dizer que elas devem ter, no mínimo, em dpi, a resolução

Alternativas
Comentários
  • Resolução padrão para tela -> 75 dpi
    Resolução padrão para impressão -> 300 dpi


ID
593938
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A capacidade técnica de um sensor em captar imagens depende de quatro resoluções: espacial, espectral, temporal e radiométrica, que estão relacionadas, respectivamente:

Alternativas

ID
696607
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A impressão gráfica usa a combinação de três cores mais o preto para obter o efeito visual de uma peça totalmente colorida à contemplação do olho humano. São gravadas quatro chapas, uma para cada cor, de tal forma que a impressão do

Alternativas
Comentários
  • Correta A

    CMYK é a abreviação para as cores Ciano, Magenta, Yellow (amarelo) e blacK (preto). São cores pigmentos, ou seja, usadas na impressão.

    De acordo com a questão, é cobrado o resultado de duas cores da escala CMYK, sendo:
    a) cian com o amarelo produzirá o verde - correto!
    b) amarelo com o magenta produzirá o azul - Errado, o certo seria vermelho.
    c) vermelho com o verde produzirá o violeta - Errado, o vermelho é obtido pela mistura do Amarelo + Magenta, ou seja, nao faz parte da primeira escala do CMYK.
    d) verde com o azul produzirá o amarelo Errado, o verde é obtido pela mistura do Ciano + amarelo, ou seja, também não faz parte da primeira escala do CMYK.
    e) magenta com o amarelo produzirá verde - Errado, o certo seria vermelho.
    Mais informações: http://design.blog.br/design-grafico/o-que-e-cmyk
    Bom estudo ;)
  • magenta é uma cor-pigmento primária e cor-luz secundária, resultado da mistura das luzes azul e vermelha. Sua cor complementar é o verde. Ao contrário das demais cores, esta cor não está em uma única faixa de ondas no espectro; a luz magenta tem ondas tanto de vermelho quanto de azul na mesma quantidade.

    A cor é chamada também de fúchsia ou fúcsia, devido à planta com o mesmo nome. Fúchsia é usado como nome alternativo para a cor magenta eléctrica. A cor é por vezes não muito correctamente chamada de rosa brilhante ou rosa vívido.

    Uma curiosidade é que o magenta não existe no espectro. É uma ilusão provocada na visão entre os cones receptores de vermelho e azul1 , que interpretam como a ausência de verde, sua cor complementar. Assim, na mistura de cores como no disco de Newton, vemos a formação da cor branca.


    cião ou ciano é uma cor subtrativa (pigmento) primária e cor aditiva (luz) secundária, resultante da mistura das luzes azul everde no sistema RGB, tendo como cor complementar o vermelho. Também chamado de verde-água ou azul-piscina. Encontra-se na faixa dos 485 nm do espectro visível. Também é chamada de cor água(acqua). Da complementaridade do vermelho obtém-se também a cor subtrativa (pigmento) primária ciano (Cyan), usada na quadricromia.


    Fonte: Wikipédia

  • Boa noite! 
    Sistema CMYK (cores pigmento primárias) - pigmentos nas cores ciano (cyan), magenta, amarelo (yellow) e preto (black) 

    - Ciano + amarelo = verde 

    - Magenta + amarelo = vermelho 

    - Ciano + magenta = azul 

    - Ciano + magenta + amarelo = preto

    Bons estudos!

  • Sistema de cores CMYK

     

    CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key)).

    O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.

    Ciano é a cor oposta ao vermelho, o que significa que actua como um filtro que absorve a dita cor (-R +G +B). Da mesma forma, magenta é a oposta ao verde (+R -G +B) e amarelo é a oposta ao azul (+R +G -B). Assim, magenta mais amarelo produzirá vermelho, magenta mais ciano produzirá azul e ciano mais amarelo produzirá verde.

     

    Inclusão do preto

    O preto pode ser produzido misturando os três pigmentos primários, mas por várias razões, é preciso adicionar tinta preta ao sistema:

    * O preto que se cria misturando os três pigmentos primários não é puro, devido às impurezas encontradas neles;

    * Empregar o 100% das tintas ciano, magenta e amarelo produz uma camada que, dependendo do tipo de papel, pode não secar ou ainda romper a folha se muito fina;

    * Os textos imprimem-se geralmente no preto pois incluem detalhes muito finos que seriam complicados de conseguir mediante a superposição de três tintas;

    * O pigmento preto é o mais barato de todos, razão pela qual criar preto com três tintas seria muito mais caro.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK


ID
696628
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere:

I. Apêndice: Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.

II. Anexo: Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.

III. Colofão: Indicação, no final do livro ou folheto, do nome do impressor, local e data da impressão e, eventualmente, outras características tipográficas da obra.

IV. Epígrafe: Texto em que o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.

V. Posfácio: Matéria informativa ou explicativa, posterior à conclusão do texto que, de alguma forma, altere ou confirme seu conteúdo.

De acordo com as normas da ABNT para livros e folhetos, estão corretas APENAS as definições:

Alternativas
Comentários
  • Anexos e Apêndices

    Anexos são partes integrantes do texto, mas destacados deste para evitar descontinuidade na sequência lógica das idéias. Constituem suportes elucidativos e ilustrativos para a compreensão do texto.

    Apêndices constituem suportes elucidativos e ilustrativos, porém não essenciais à compreensão do texto.

    Quando existe a necessidade, no trabalho, de vários anexos ou apêndices, cada um deles deve ter no alto da página a indicação em letras maiúsculas , seguido do número correspondente em algarismo arábico. No texto devem ser citados entre parênteses.
  • Apêndice - complemento elaborado pelo autor com o objetivo de elucidar o leitor/ público acerca do assunto tratado na obra;

    Anexo - é incorporado à publicação a fim de oferecer informações suplementares, mas não é elaborado pelo seu autor.

  • Texto de teor explicativo que, acrescentado no final de livro (depois de sua finalização), adverte ou explica o que for conveniente.mencionar.
    (Etm. pos + fácio)

  • A banca inverteu os conceitos de apêndice e anexo.

    I - ANEXO

    II - APÊNDICE


ID
787354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Processos de edição, editoração e impressão comumente exigem a preparação de originais em alta definição, especialmente quando incluem muitas imagens. Devido ao seu grande tamanho, os arquivos gerados a partir desses processos são de difícil manuseio, seja para o seu envio por meio de correio eletrônico, seja para o seu armazenamento. Há, no entanto, soluções para esses casos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas. Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet - a "grande nuvem" de computadores - sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).

  • Excelentes os comentários de Klaus Serra! Sempre esclarecedores!


ID
816538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do planejamento de comunicação, criação e direção de arte, julgue o item.

Grid é a subdivisão de uma página dupla em espaços a serem respeitados no momento de criação impressa.

Alternativas
Comentários
  • Não necessariamente a página precisa ser dupla para se subdividir em grid.

  • Questão passível de anulação, assim como muitas do Cespe, que dá mais bola fora que dentro na Comunicação Social.

  • GABARITO ESTÁ ERRADO! CESPE QUERENDO IMPOR SEUS CONCEITOS.

     O grid é um conjunto harmônico de elementos formados por linhas em várias direções (vertical, horizontal, diagonal..), retângulos, quadrados, círculos, linhas , que oferecem uma estrutura de harmonização visual para a criação de um elemento. Você pode aplica-lo tanto ao design online quanto ao off line. Pode ser aplicado às formas do , textos, imagens, etc. Sua principal função é dentro de uma estrutura, deixar todas as informações bem organizadas. Tendo esta estrutura pronta, é ideal que se mantenha o padrão para todos os elementos referentes a este projeto.

    FONTE: DESINGCOMCAFÉ.COM.BR

  • O Grid são espaços retangulares, linhas horizontais e verticais q orientam a diagramação. Revoltante essa questão ser dada como certa


ID
816604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para o resultado de um projeto gráfico ser satisfatório, é necessário considerar, além das especificações oriundas dos três níveis de planejamento (editorial, comercial e gráfico), a viabilidade técnica ligada à periodicidade do veículo e à legibilidade. Com relação a esse assunto, julgue o item.

Ao visualizar um impresso, o leitor decodifica a mancha gráfica primeiramente pelos elementos compositivos da página, para, em seguida, perceber o conjunto da estrutura visual.

Alternativas
Comentários
  • Ao contrário.

  • Primeiro o conjunto visual, depois que o leitor se atém aos detalhes.

  • É o contrário. Seguindo o princípio da Pesquisa de EyeTrack (Mapa da Zona Visual), o leitor inicialmente faz uma varredura da página como um todo, começando pelo centro óptico. Depois, ele segue para o canto superior esquerdo (zona primária) e desce em espiral até o canto inferior direito (zona secundária). Desse modo, ele consegue perceber o conjunto da estrutura visual. Depois, ele decodifica a mancha gráfica observando os elementos compositivos da página.


ID
816607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para o resultado de um projeto gráfico ser satisfatório, é necessário considerar, além das especificações oriundas dos três níveis de planejamento (editorial, comercial e gráfico), a viabilidade técnica ligada à periodicidade do veículo e à legibilidade. Com relação a esse assunto, julgue o item.

Recomenda-se que a mancha gráfica ocupe todo o espaço de uma página, evitando-se, assim, a ênfase nos espaços em branco, que provoca, no leitor, sensação de vazio.

Alternativas
Comentários
  • Os espaços em branco são necessários porque facilitam a leitura e a tornam mais agradável.

  • Coitado do leitor, fica deprimido.

  • Os espaços em branco, chamados de "espaço de respiro", são importantes para a leitura não tornar-se aos olhos cansativa .

  • Recomenda-se que a mancha gráfica ocupe todo o espaço de uma página (1), evitando-se, assim, a ênfase nos espaços em branco, que provoca, no leitor, sensação de vazio (2).

    1) Não se recomenda que a mancha gráfica ocupe todo o espaço de uma página. Ela ocupa apenas a área q será impressa, q é onde cairá a tinta.

    2) Não se evita a ênfase nos espaços em branco, pelo contrário, recomenda-se o uso de espaços em branco para que o visual da publicação fique legível e mais harmônico, trazendo conforto visual e evitando cansaço nos olhos do leitor.


ID
849844
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Exemplares de um relatório empresarial foram para uma gráfica para acabamento. Foi solicitado que a encadernação fosse do tipo ring wire. Isto significa que o relatório terá

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B. 

    Ring wire -  furação ao longo da lombada para a aplicação de espiral de arame.

    Boa sorte e bons estudos. 

  • É a encadernação típica de apostilas com espiral, cadernos...

  • O Wire é um espiral de metal que tem se popularizado bastante na produção de agendas. Eu mesma já mandei fazer um caderno com wire.


ID
850198
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Qual dos grupos abaixo possui exclusivamente elementos pertinentes à estrutura de uma matéria jornalística destinada aos veículos impressos?

Alternativas
Comentários
  • Elementos não exclusivos de mídias impressas: assinatura (o nome do reporter de TV na legenda), slogan (publicidade), chamada (ou escala, o resumo das notícias do telejornal), cabeça (introdução da reportagem feita pelo apresentador de radio e TV), legenda (letreiro na TV), sonora (audio no rádio e na TV).

  • sonora em tv é uma pessoa falando e geralmente aparecendo mas podem cobrir uma sonora com imagens tbm..

  • Deveria ter sido anulada!

    O Lide não é exclusivamente de mídia impressa.

  • Discordo. Lide, sublide, título, entretítulo também são usados na web. 

  • Epílogo é uma parte de um texto, no final de uma obra literária ou dramática, que constitui a sua conclusão ou remate. Wikipédia


ID
884059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando as prescrições legais, éticas e protocolares relativas
ao hino nacional, julgue os itens subsequentes.

O Ministério da Educação é o órgão responsável pela edição oficial das partituras do Hino Nacional, bem como da gravação de sua execução instrumental e vocal e de sua letra declamada, ao M EC competindo esclarecimentos correlatos.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Segundo o art. 41 da lei 5700/71, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos nacionais: " Art. 41. O Ministério da Educação e Cultura fará a edição oficial definitiva de tôdas as partituras do Hino Nacional e bem assim promoverá a gravação em discos de sua execução instrumental e vocal, bem como de sua letra declamada."

ID
974239
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

São processos de impressão encavográficos:

Alternativas
Comentários
  • A Encavográfica consiste em uma matriz/chapa cavada com sulcos/”valas”. Nessa dinâmica, a tinta é depositada dentro desses sulcos. A rotogravura e a tampografia são exemplos desse sistema.

    Fonte: https://www.officetotalshop.com.br/entenda-o-que-e-impressao-direta-e-indireta

     

     


ID
974242
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Três fatores são determinantes na definição do formato de uma publicação impressa:

Alternativas

ID
1044904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de redação publicitária e planejamento editorial e de mídia, julgue os itens a seguir.

Para conferir mais vivacidade à leitura, é aconselhável utilizar a combinação de, ao menos, quatro fontes tipográficas em um projeto gráfico.

Alternativas
Comentários
  • Ao contrário. O ideal é ater-se ao mínimo possível de fontes tipográficas e fazer as variações de estilo dentro das famílias escolhidas.

  • "Ao menos" quatro fontes tipográficas é demais.

  • Errado.

    O ideal, em uma arte gráfica, é usar uma variedade reduzida de fontes para não confundir o leitor e permitir a compreensão das informações com facilidade.

    Fonte: Prof. Julia Branco - Estratégia

  • 2 fontes é o ideal (no máximo). Menos é mais no Design, senão gera poluição visual (= desarmonia)

  • O exagero do uso de fontes tipográficas prejudica o equilíbrio. Não é recomendável, na maioria dos casos.


ID
1044913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de redação publicitária e planejamento editorial e de mídia, julgue os itens a seguir.

Atrair os olhos das pessoas para a leitura é o objetivo do contraste, elemento de design empregado em impressos e portais de conteúdo.

Alternativas
Comentários
  • Item Certo!
     
    Dar contraste significa que os elementos não podem ser tratados de forma semelhante. Por exemplo, um título não pode ter o mesmo tamanho do resto do texto. Um cartão de visitas não pode ter todas as informações usando a mesma fonte, no mesmo tamanho. A leitura fica perdida, os olhos não identificam o que é mais importante. Por isso, é importante darmos contraste aos elementos.

    Quem tiver interesse, segue link com mais informações:
    http://www.criarweb.com/artigos/design-equilibrado-contraste.html

    Bom estudo :)

ID
1165873
Banca
FJPF
Órgão
CONAB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na programação visual de materiais gráficos institucionais, é preciso levar em consideração que a vista do leitor foi educada para, numa folha escrita ou impressa, seguir uma diagonal.

A primeira região que nosso hábito de leitura nos compele a olhar numa página é a chamada área ótica primária, que corresponde:

Alternativas

ID
1165876
Banca
FJPF
Órgão
CONAB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma das características do folder a ser observada no processo de edição é o fato de que este tipo de publicação:

Alternativas

ID
1200007
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma campanha institucional, que associe determinada empresa a uma ação social, a exemplo de campanha contra a dengue ou doação de sangue, quais as mídias que seriam fundamentais?

Alternativas
Comentários
  • O que se deve ter em mente para resolver essa questão é que para esse tipo de campanha, que não exige uma segmentação, ou seja, atinge um público amplo, deve-se priorizar as mídias offline: anuncio eletrônico, impresso ( cartaz, panfleto) e mídia exterior. O mais importante nesse tipo de campanha é fazer com que essa informação chegue a um maior número de pessoas, de forma massiva mesmo, por isso exige formas mais genéricas que possam estar presentes em vários ambientes. O anúncio eletrônico embora seja mais comum na forma online, como TV por exemplo, ele pode ser também offline, como um painel de led.


ID
1200010
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma campanha destinada a divulgar a inauguração de um núcleo de extensão da universidade na periferia de uma cidade no interior do Sertão, quais peças mereceriam layout, produção e veiculação?

Alternativas
Comentários
  • Não sou programadora visual, mas pelo conhecimento de Comunicação Organizacional, me baseio pelo público que se pretente atingir, neste caso, pessoas do interior do Sertão, que certamente não teriam acesso à revistas e outbus (busdoor). Por eliminação, somente a alternativa A não possui um dos dois. Outro ponto é que as mídias de distribuição em massa, tais como cartaz e panfletos são mais acessíveis a tal público.

  • Brindes? 


ID
1200013
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ao criar uma identidade visual de um órgão da instituição destinado ao atendimento público, quais as peças fundamentais para sua comunicação?

Alternativas
Comentários
  • "LOGOMARCA"?

    Logo(Latim) - idéia | markas (Germânico) - ideologia

  • Essa ai ta difícil de concordar...

  • Logomarca foi cruel... Era pra ser letra A

  • Era só esperar até a questão 49 e saberíamos como a banca entende os conceitos de logomarca e logotipo


ID
1200019
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em qual categoria se enquadra um layout de um outdoor que dispensa a fotografia e os efeitos de retícula?

Alternativas

ID
1200025
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quais os tipos de impressão de outdoors disponíveis no mercado?

Alternativas
Comentários
  • Algumas características desses tipos de impressão:


    SERIGRAFIA

    Baixa qualidade.

    Grandes volumes.

    Imprime em vários substratos, propiciando versatilidade na sua aplicação.

    Impressão direta (matriz-papel).

    Usado principalmente na impressão de camisetas, displays, brindes, adesivos, etc.


    OFFSET

    Ótima qualidade.

    Médios e grandes volumes.

    Imprime principalmente em papéis.

    Impressão indireta (matriz-blanqueta-papel).

    Usado principalmente na impressão de

    revistas e livros.


    Fonte: https://carinehattge.wordpress.com/2009/07/22/simplificando-as-coisas/


    GIGANTOGRAFIA

    A gigantografia é muito explorada em grandes painéis para decoração de estabelecimentos, restaurantes, supermercados, campanhas publicitárias, painéis decorativos para empresas ou casas sofisticadas, entre outras finalidades.


    A impressão digital em grandes formatos, ou gigantografia, é uma ferramenta de comunicação visual de alto impacto, ideal para exposição interna e externa da marca ou campanha em grandes proporções.


    Fonte: https://carvalhoprintoffice.com.br/impressao-grandes-formatos/gigantografia/


ID
1200028
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma campanha publicitária que requeira exclusivamente o outdoor, de baixo custo, qual a impressão com melhor custo-benefício, sem limitar a criação de um programador visual?

Alternativas
Comentários
  • E o "sem limitar a criação do programador visual" foi pra onde? Letra "D" gabarito, monocromia, limita. Não?


ID
1200052
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à editoração de publicações impressas, especificamente de um jornal, é correto afirmar que o programador visual

Alternativas
Comentários
  • "Como transmitir para uma equipe algo que está somente na minha cabeça?

    A maneira mais simples e mais utilizada na publicidade para comunicar uma ideia é por meio do rough (lê-se rafe). Rough é a primeira fase de estudos feitos pelo diretor de arte para a criação de um anúncio. Ele é um esboço inicial do planejamento gráfico de um trabalho e deve possibilitar a pré-visualização de como será o anúncio final."


    http://fimdocaos.blogspot.com.br/2011/03/o-rough.html


  • Rough/ Rafe. Aportuguesamento da palavra inglesa rough. É o “boneco” de um projeto gráfico.

  • A letra B também está correta. Passível de anulação.


ID
1200064
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dadas as afirmativas abaixo sobre as atribuições do programador visual,

I. Finalizar layouts de livros, jornais e revistas.
II. Finalizar anúncios.
III. Criar imagens com appeal.
IV. Produzir peças visando atingir o público-alvo.
V. Esforçar-se para atingir o target.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1200070
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

São termos de campanhas institucionais e/ou publicitárias com os quais o programador visual deve estar familiarizado:

Alternativas

ID
1200076
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dados os programas abaixo,

I. QuarkXPress
II. Adobe Reader
III. PageMaker

verifica-se que é(são) utilizado(s) na editoração de publicações

Alternativas

ID
1200100
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Existem três elementos básicos que constituem a concepção gráfica de uma editoração eletrônica de mídias impressas. Dois deles são uniformidade gráfica e editorial e estrutura gráfico-editorial. O terceiro elemento é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sem fundamento. Mesmo na fonte abaixo:

    manoeljesus.ucpel.tche.br/aula%2010%20pd.htm


ID
1200103
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à editoração de revistas, jornais e impressos em geral.

Alternativas
Comentários
  • Só se equivalentes estiver significando isso: que tem a mesma distribuição num contexto (diz-se de uma unidade linguística).

  • O gabarito deveria ser a letra A.

  • A letra A é tão óbvia que parece até uma acaciada.

    A letra D, se é a correta, está mal escrita. A banca parece ter querido dizer "Títulos, textos e fotos devem ter tamanhos proporcionais". Se os tamanhos fossem equivalentes, teríamos um título ocupando o mesmo espaço da foto que o acompanha e o espaço igual ao do texto referente à matéria, o que seria uma diagramação estapafúrdia.


ID
1200112
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Falleiros (2003) conceitua editoração eletrônica como o ramo da computação gráfica voltado para a produção de peças gráficas e editoriais, tais como jornais, livros, revistas, catálogos e malas diretas. A tarefa de editorar não é nenhuma novidade, pois, pelos anos 700 d.C., os chineses e os coreanos já produziam peças. Depois, no século XVI, Johann Gutenberg criou os tipos móveis. Ottmar Megenthaler, em 1886, criou o linotipo, um equipamento que produzia páginas inteiras em metal reaproveitável. Evoluindo no tempo, chegamos ao século XX, quando foram utilizadas as técnicas de fotocomposição. Com o advento dos computadores na indústria, na década de 80, surgiu a editoração eletrônica, trazendo consigo novos equipamentos e, consequentemente, novas técnicas. Assinale a alternativa que define tecnicamente a fotocomposição.

Alternativas
Comentários
  • Fotocomposição é a composição tipográfica feita por projecção de caracteres sobre papel (ou película de filme) fotossensível.

     

    Esta tecnologia foi introduzida em 1944, mas só se impos nos primeiros anos do decénio de 1950. As duas primeiras fotocompositoras foram o aparelho francês Photon e o Fotosetter da empresa Intertype.

    A fotocompositora da Intertype ainda usava peças derivadas da Linotipia.

    Para as máquinas fotocompositoras mais evoluídas, os typeface masters eram uma película transparente. Uma luz focada projectava uma imagem destes glifos sobre papel fotográfico. Um sistema óptico ajustava o tamanho, escalando a fonte ao corpo pretendido.

    Se bem que a tecnologia da fotocomposição já tivesse sido introduzida em 1944, só nos primeiros anos do decénio de 1950 é que se impôs. Para estas máquinas, os typeface masters já não eram peças de metal, eram filmes, películas transparentes. Com luz devidamente focada, era projectada uma imagem dos glifos dispostos nesses masters ("font disc") sobre um papel fotográfico.

    Em poucos anos, a fotocomposição fez desaparecer as máquinas de composição (Linotype, Monotype, Intertype).

     

    Fonte: http://www.tipografos.net/tecnologias/fotocomposicao.html


ID
1200118
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à definição de diagramação.

Alternativas
Comentários
  • Diagramação - Arte de dispor grafismo e contra-grafismo como fundos, textos, letras e imagens que compõem a estética de um layout.

    Produção Gráfica: arte e técnica da mídia impressa, Antonio Celso Collaro, p. 147


ID
1200124
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A diagramação tem como objetivo principal organizar visual e conceitualmente a informação em uma ou mais páginas impressas, construindo, assim, uma ordenação capaz de ser compreendida e apreciada pelo leitor. Essa organização proporcional entre os elementos reduzem a quantidade de informação não essencial. Assinale a alternativa que contém os três aspectos básicos que auxiliam na organização, clareza e eficiência da comunicação.

Alternativas

ID
1222552
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma agência contratada para fazer uma campanha para o Ministério da Saúde definiu em seu planejamento que o público-alvo mais adequado seria o de mães com filhos de cinco e seis anos de idade. Para tal campanha, foram elaboradas peças gráficas como cartazes, folders e panfletos. Assinale a alternativa que pressupõe a melhor estratégia para atingir o público definido.

Alternativas

ID
1222567
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em um mapa de mídia para a veiculação de publicidade em outdoor, o circuito elaborado será composto de 15 painéis, a serem fixados no decorrer de três quinzenas. Para cada painel fixado, serão gastos R$ 500,00 por quinzena e R$ 1.500,00 ao final de todo o período. Considerando que, em cada ponto, 100 mil pessoas terão visto os anúncios; ao final da exposição, a mensagem terá chegado a 1.500.000 pessoas. Assinale a alternativa que apresenta o custo para que o anúncio seja visto por mil pessoas.

Alternativas
Comentários
  • 1.500 x 15 = 22.500
    22.500.000 ÷ 1.500.000 = 15

    letra a = R$15,00

  • Sem resposta.

    Se para 1.500.000 pessoas eu gastei 1.500

    para 1000 pessoas eu gastei X

    1500000/1000 = 1500/X

    X=10


ID
1222573
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em um planejamento de campanha, ficou decidido que as mídias utilizadas seriam: televisão, rádio, mídia volante, busdoor, outdoor e Internet. Assinale a alternativa que apresenta mídias cujos conteúdos são elaborados prioritariamente pelo designer gráfico e estão acompanhadas dos processos indicados para a sua produção.

Alternativas

ID
1246123
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Entre as várias técnicas de obter uma matriz off-set, há uma em que a chapa é gerada diretamente de um arquivo digital, sem a necessidade de produção de fotolito. Esse sistema é chamado de

Alternativas
Comentários
  •  c)

    Computer-to-Plate.


ID
1246126
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para impressão de um flyer da Desenvolve SP, o responsável pela comunicação visual da agência optou por um papel resistente, de textura lisa nas duas faces, brilhante e com gramatura de 150 g. O papel indicado pelo comunicador visual corresponde ao tipo

Alternativas
Comentários
  • d)

    couchê.

  • Quem já trabalha na área não tem como errar essa kkk
  • Papel Couchê é mais mais resistente que o offset, possui gramatura e qualidade maiores, possui revestimento e pode ter brilho ou não (ser fosco).

    É o mais indicado para impressos que requerem boa durabilidade, estética e qualidade. Por isso é mais indicado para revistas, folders, catálogos, flyers e cartões


ID
1255702
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Relacione adequadamente os tipos de papéis para impressão às respectivas destinações.

1. Cartão bristol.
2. Pergaminho vegetal.
3. Bouffant.
4. Papel-da-Índia.

( ) Frequentemente utilizado em capas de volumes.
( ) Utilizado especialmente em impressão de livros.
( ) Muito comum em cartão de visitas e convites.
( ) Adequado para peças com muitíssimas páginas.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Correta D

    Cartão Bristol - Fabricado normalmente pela colagem de duas folhas de papel monolúcido. É chamado também genericamente de cartão branco, ou cartolina branca. Fabricado em menor escala com uma folha só super-calandrada, sendo neste caso, menos rígido. Ideal para cartão de visitas. 

    Pergaminho – Papel tratado com processos químicos, que apresenta o aspecto de pergaminho legítimo.

    Bouffant -  Papel fabricado essencialmente com pasta química branqueada, não colado, com alta carga mineral (mais de 10%), bem encorpado e absorvente. Usado para impressão de livros, serviços tipográficos e cópias mimeográficas, podendo ter ou não linhas d’água.

    Papel-da-índia - Papel opaco, fino e resistente, usado para imprimir obras muito extensas em volume não muito grossos (como bíblias, enciclopédias etc.).


  • Bom dia :) 

    Bouffant – leve, fofo e áspero, utilizado para impressões de livros.

    Bristol – cartão de boa qualidade, utilizado para cartões de visita, convites, etc.

    Bíblia – ou também Papel-da-Índia, opaco, extremamente fino e resistente, utilizado em bíblias e obras muito grandes a fim de diminuir o volume.

    Pergaminho – faz lembrar um pergaminho ( pele de carneiro, ovelha ou cordeiro, seca, para nela se escreverem coisas que se quer conservar por muito tempo), por isso, é frequentemente utilizado para capas de volumes.

    http://design.blog.br/design-grafico/tipos-de-papel



ID
1671898
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As cores transmitem sensações que transcendem muito o mero reconhecimento de tons e matizes. [...] Algumas cores podem mudar seu comportamento e sua influência com a mera aplicação de um recurso de luminosidade. É o caso do preto, que, por representar a ausência de luz, encerra em nossa cultura um sentimento trágico, de enlutamento, de vazio, de solidão.

(COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa)

No entanto, ao receber uma camada de verniz ou mesmo de plastificação, adquirindo assim um certo brilho, o preto passa a transmitir

Alternativas
Comentários
  • O preto, quando aplicado, sugere morte, luto, infortúnio,porém pode vir a mostrar elegância e distinção, se for tratado com camada brilhante

    Fonte: Projeto Gráfico, Teoria e Prática de Diagramação de Antônio Celso Collaro


ID
1715317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à utilização dos papéis na produção gráfica, julgue o item que se segue.

Quanto menos calandrado (liso) for o papel, mais nítida e viva será sua impressão.


Alternativas
Comentários
  • Gab. Errado.

    É o contrarário. Quanto mais calandrado ( liso) for o papel, melhor será a definição do que for impresso. Calandrado também pode ser chamado de papel couchê.


ID
1715320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à utilização dos papéis na produção gráfica, julgue o item que se segue.

As gramaturas são divididas em três grupos: baixa (igual ou inferior a 60 g/m²); média (superior a 60 g/m² e igual ou inferior a 130 g/m²); e alta (superior a 130 g/m²). Quanto maior a gramatura do papel, mais resistente e encorpado ele será.


Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Essa é a definição de gramatura.


ID
1715323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à utilização dos papéis na produção gráfica, julgue o item que se segue.

Opacidade é a propriedade do papel responsável por obstruir a passagem da luz, de modo a não deixar transparecer objetos ou imagens de um lado para outro; já a transparência é determinada pela gramatura, revestimento, cor, grau de absorção de tinta e colagem do papel.


Alternativas
Comentários
  • O que é opacidade: é a medida da obstrução da luz pelo papel. Quando a luz incide no papel, parte é refletida, parte é absorvida e parte é transmitida através do papel. O papel pode transmitir a luz de duas maneiras: como raios paralelos, que não sofrem difusão, ou na forma de raios dispersos ou difusos. A transmitância total de luz (paralela + difusa) determina a opacidade do papel. As fibras de celulose pura são transparentes, portanto a opacidade resulta da absorção e difusão da luz conforme esta passa do ar para as fibras e volta para o ar e, adicionalmente, para papéis contendo cargas minerais, nas interfaces: ar+fibra, ar+carga e fibra+carga.

    Falta de opacidade ou transparência reduz o contraste do impresso. Pigmentos e anilinas escuros adicionados ao papel aumentam sua opacidade visto que absorvem luz. Pasta mecânica e fibras não branqueadas também absorvem luz e, portanto, aumentam a opacidade do papel. Cargas minerais dispersam a luz e aumentam a opacidade do papel.

    O grau de opacidade depende de diversas propriedades do papel: composição fibrosa e não-fibrosa, alvura, tonalidade, gramatura, espessura etc. A transparência do impresso pode ser o resultado da falta de opacidade do papel ou do atravessamento causado por excessiva penetração da tinta no papel ou, ainda, uma combinação das duas coisas.

  • "a transparência é determinada pela gramatura, revestimento, cor, grau de absorção de tinta e colagem do papel". Sério?


ID
1715326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à utilização dos papéis na produção gráfica, julgue o item que se segue.

A gramatura é medida em gramas por metro quadrado (g/m²) e interfere diretamente no custo do produto final, visto que o papel é comumente comercializado com base no peso.


Alternativas
Comentários
  • O que é gramatura: a gramatura do papel é convencionada por metro quadrado, ou seja, pesando uma folha que tenha 1 m² se estabelecer a gramatura do papel, por exemplo o papel para copiadora e impressora mais comum é o 75g. 

  • "A gramatura é a especificação mais importante do papel, já que este é comumente comercializado com base no peso, o que influencia fortemente nos custos. Por isso, sempre que se analisa o preço do papel, principalmente quando se compra com outro, devem ser levadas em consideração as diferenças de gramaturas de um papel para o outro. Sua especificação foi padronizada pela norma ISO 536. Quanto maior for a gramatura, mais grosso será o papel. A gramatura é fator importante dos custos de impressão. Na distribuição, o fator importante é o peso final, principalmente quando enviado por meio de transportes que cobram por peso."


ID
1715329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à utilização dos papéis na produção gráfica, julgue o item que se segue.

Todos os tipos de papel para impressão recebem uma quantidade de cola (grau de colagem) na massa ou na superfície. Esse processo dá ao papel maior resistência à penetração de líquidos.


Alternativas
Comentários
  • GAB E

    Quase todos os tipos de papel para impressão recebem uma quantidade de cola, seja na massa ou na superfície (não é o caso, por exemplo, do papel jornal).


ID
1715374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à elaboração de identidades visuais, banners e folhetos informativos, julgue o item subsecutivo.

Recomenda-se o uso de fontes maiúsculas e minúsculas para textos longos, visto que a utilização de textos somente em caixa-alta torna a leitura cansativa e desagradável.

Alternativas

ID
1715377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à elaboração de identidades visuais, banners e folhetos informativos, julgue o item subsecutivo.

A identidade visual é um conjunto sistematizado de elementos gráficos que identificam uma instituição ou produto, é composta por logotipo, símbolo, padrão cromático e tipográfico.


Alternativas

ID
1715380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à elaboração de identidades visuais, banners e folhetos informativos, julgue o item subsecutivo.

A tipografia é fundamental na elaboração de peças gráficas, pois influencia efetivamente na transmissão de informações.


Alternativas
Comentários
  • Gab.: Certo.

    Esta tipografia dos comentários do QConcurso, por exemplo, é "sem serifa". Essas são mais adequadas p/ publicações em meios digitais. Dessa forma, a tipografia influencia na transmissão da informação.


ID
1715383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à elaboração de identidades visuais, banners e folhetos informativos, julgue o item subsecutivo.

O símbolo, utilizado como parte integrante de uma identidade visual, é um desenho característico que pode ser abstrato ou figurativo.


Alternativas
Comentários
  • Sim. O símbolo pode ser abstrato e revelar características da marca, integrando-se à identidade visual como um todo.


ID
1715386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à arte final de peças gráficas impressas em ofsete e destinadas à divulgação de projetos educacionais, julgue o próximo item.

O processo de refile é utilizado em uma peça gráfica sempre que uma imagem tiver de ser cortada na margem de uma página. Essa imagem deve ser ampliada para que não apareça um filete branco quando o papel for cortado.


Alternativas
Comentários
  • Refile- Refile é uma das etapas finais do processo gráfico e é considerado um tipo de acabamento.

    Mas, o que é um acabamento gráfico?

    O acabamento gráfico é o processo em que o material, já impresso, é finalizado. Há diversos recursos que possibilitam transformar impressos simples em materiais atrativos e relevantes para o público alvo, como a laminação fosca e as dobras.

    O refile é, sem dúvidas, o acabamento mais comum utilizado nos impressos, principalmente em panfletos, folhetos e cartão de visita. É caracterizado pelos “cortes” feitos no papel, responsáveis por deixar o impresso no formato final. seu comentário...

  • As funções do refile

    - A primeira função do refile é como corte linear, para deixar as folhas mesmo tamanho antes da impressão, pois as folhas podem apresentar formatos diferentes e o refile é utilizado para iguala-las.

    - Este acabamento também possui a função de eliminar margens e marcas de impressão, como a marca de corte.

    - A última função do refile é determinar o formato final do impresso, já na etapa final da produção.

    Tendo esses conceitos em vista, o refile, apesar de um acabamento básico, é essencial para a qualidade final do impresso, seja ele um cartão de visita, um folder ou um catálogo. 


ID
1715389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à arte final de peças gráficas impressas em ofsete e destinadas à divulgação de projetos educacionais, julgue o próximo item.


As quatro cores primárias na impressão ofsete por seleção de cores são o ciano, o marrom, o amarelo e o preto.


Alternativas
Comentários
  • CMYK: Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Key - Black)

  • No lugar de marrom deveria ser magenta
  • Editar

    Útil (0)

    Sistema de cores CMYK

     

    CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key)).

    O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.

    Ciano é a cor oposta ao vermelho, o que significa que actua como um filtro que absorve a dita cor (-R +G +B). Da mesma forma, magenta é a oposta ao verde (+R -G +B) e amarelo é a oposta ao azul (+R +G -B). Assim, magenta mais amarelo produzirá vermelho, magenta mais ciano produzirá azul e ciano mais amarelo produzirá verde.

     

    Inclusão do preto

    O preto pode ser produzido misturando os três pigmentos primários, mas por várias razões, é preciso adicionar tinta preta ao sistema:

    * O preto que se cria misturando os três pigmentos primários não é puro, devido às impurezas encontradas neles;

    * Empregar o 100% das tintas ciano, magenta e amarelo produz uma camada que, dependendo do tipo de papel, pode não secar ou ainda romper a folha se muito fina;

    * Os textos imprimem-se geralmente no preto pois incluem detalhes muito finos que seriam complicados de conseguir mediante a superposição de três tintas;

    * O pigmento preto é o mais barato de todos, razão pela qual criar preto com três tintas seria muito mais caro.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK


ID
1720288
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa na qual a definição de copyright está apresentada corretamente.

Alternativas
Comentários
  • Copyright - ©

    Você já deve ter visto um e-mail com essa palavra no rodapé, ou em um filme e até em livros e revistas.

    Ele tem o objetivo de alertar sobre o uso indevido do produto, e informar que cabe apenas ao distribuidor ou marca o direito à cópia e de reprodução.

    Apenas como curiosidade deixo aqui também um outro símbolo 

     

     ® ou MR

    Significa que aquela imagem é uma marca registrada ou marca registrada comercial (

    Utilizado para identificar uma empresa, um produto(bem de consumo) ou serviço. As marcas registradas são um tipo de propriedade intelectual, e recebem esse selo após devidamente regulamenta e registrada. 


ID
1720306
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa na qual o tipo de obra está legalmente definido.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    a)Anônima- obra cujo autor se oculta sob um nome suposto.(Anônimato é esconder, ocultar nome, sem não dar nenhum dado, nem nome falso ou fictício)

    b)Derivada- obra criada, em comum, por dois ou mais autores ( Derivada, vem de algo.Não seja feita em conjunto)

    c)Póstuma- resultante da transformação de obra originária.( Póstuma - Pós morte)

    d)Pseudônima- obra na qual não se indica o nome do autor.(Pseudo - Mentira. Pseudônimo usa nome falso, inventado, ficticio).

    e)Coletiva- obra constituída pela participação de diferentes autores.( Coletivo - Duas ou mais pessoas - Correta)

     

     


ID
1771393
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A área de Comunicação Integrada redesenhou a arte gráfica de identificação dos sanitários masculinos e femininos, que atendem clientes e funcionários das lojas físicas. Contudo, devido à utilização de ícones desconhecidos nas portas dos banheiros, o SAC da empresa recebeu inúmeras reclamações. Os usuários relataram que era praticamente impossível identificar os ambientes, o que acabava por gerar situações de constrangimento.

Daí se infere que o fato ocorreu devido a problemas de recepção relativos ao(à): 

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C.

    O "código" utilizado pela empresa causou o problema.

    Contudo, devido à utilização de ícones desconhecidos nas portas dos banheiros.


ID
1882972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca do papel e do uso da imagem na publicidade.

Um grande suporte que os publicitários têm à sua disposição são os bancos de imagens, nos quais são disponibilizados milhares ou mesmo milhões de imagens. No entanto, dado o limite de espaço virtual desses bancos, essas imagens não possuem a qualidade adequada para serem aplicadas em grandes formatos, como no caso de um outdoor.

Alternativas
Comentários
  • Bancos de imagens disponibilizam tamanhos e formatos variados, cobrando, muitas vezes, valores supeiores para formatos maiores. Há, ainda, aqueles bancos que fornecem, inclusive, imagens vetorizadas, as quais podem ser ampliadas "infinitamente".

  • Outro grande "x" da questão diz respeito à qualidade de imagem necessária para um Outdoor, que é baixíssima. Isso já torna o item Errado.


ID
1882984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relacionados às artes gráficas e aos meios de veiculação.

A mala direta é um ótimo meio de veiculação, visto que seu alcance, quando bem planejado e realizado, pode ser de grande impacto, embora seu custo por pessoa atingida possa ser considerado o mais alto de todas as mídias.

Alternativas

ID
1882987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às técnicas de criação da peça gráfica, julgue o item seguinte.

A principal função do leiaute, cujos elementos devem interagir de forma equilibrada e harmoniosa, é a de atrair a visão do consumidor e conduzi-lo de forma apropriada pelo anúncio, fazendo-o criar interesse pela mensagem.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    O layout será utilizado pelo designer para organizar as informações que devem estar presentes em um produto gráfico, para que o resultado final atraia o interesse do público-alvo.

    Fonte: prof. Julia Branco - Estratégia


ID
1882990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às técnicas de criação da peça gráfica, julgue o item seguinte.

Os elementos de um anúncio devem ser dispostos no leiaute de forma que pareçam estar harmônicos, interdependentes, de forma a propiciar unidade e coerência à peça.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Os diferentes elementos presentes em uma peça gráfica devem ser posicionados de forma harmônica, para garantir a fluidez em relação à compreensão da mensagem comunicada pelo anúncio.

    Fonte: prof. Julia Branco - Estratégia

    Outra questão que ajuda a responder:

    (Q627660) A principal função do leiaute, cujos elementos devem interagir de forma equilibrada e harmoniosa, é a de atrair a visão do consumidor e conduzi-lo de forma apropriada pelo anúncio, fazendo-o criar interesse pela mensagem. Certo


ID
1882993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às técnicas de criação da peça gráfica, julgue o item seguinte.

Antes de enviar a peça para a gráfica, é importante imprimir uma versão do leiaute para aprovação do anunciante. Essa “prova” é conhecida como rafe (do inglês rough).

Alternativas
Comentários
  • O Rafe é um esboço, rascunho inicial de como o anunciante imagina que será a peça. 

  • Prova de impressão

    Página impressa, fora de escala industrial, para identificação de erros e eventual correção anteriormente à impressão final. (Comark)

    https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/glossario/prova-de-impressao

  • Rafe é o esboço da peça, feita no começo. Boneca/boneco é uma prévia do layout, que pode sofrer alterações mais minunciosas.


ID
1882996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere aos conceitos ligados ao trabalho de criação e produção de uma peça gráfica, julgue o item subsequente.

Ao utilizar uma fotografia em uma peça gráfica, com o intuito de evitar o efeito conhecido como pixalização, o responsável pela criação deverá estar atento à resolução da imagem, que deverá ter o tamanho proporcional ao formato da peça.

Alternativas
Comentários
  • O correto é pixElização e não pixAlização.

    Visualize: https://www.fotoefeitos.com/cat-tratamento-imagem/pixelate_images

  • Cespe sendo Cespe. Vivem de pega-ratão e me fazem uma questão dessas.

    "A resolução da imagem, que deverá ter o tamanho proporcional ao formato da peça"?

    Então quer dizer que um Outdoor deve ter resolução maior do que um panfleto?

    Isso tudo além do termo, que está errado. O correto é PIXELIZAÇÃO.

    QUESTÃO ERRADA.

    Quanto à resolução:


ID
1883008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere aos conceitos ligados ao trabalho de criação e produção de uma peça gráfica, julgue o item subsequente.

A impressão, independentemente do processo utilizado (reprográfico, litográfico, serigráfico, entre outros), consiste na transferência de pigmentos de uma matriz para um suporte, que visa à obtenção de cópias.

Alternativas

ID
1883050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nos preceitos gerais dos manuais de identidades visuais, julgue o item seguinte.

A versão monocromática da marca é utilizada para aplicações em documentos e papéis administrativos que possam ser reproduzidos por fotocópia ou fax, assim como para aplicações em envelopes pardos ou fitas adesivas e tecidos.

Alternativas
Comentários
  • Direto do guia da UnB (acesse o link para visualizar as versões):

     

    Assinaturas versão preto e branco

     

    As assinaturas em preto e branco constituem a principal forma de apresentação monocromática da marca UnB, para utilização em situações onde não é possível o uso de cores, seja por limitações / imposições técnicas ou por medidas de otimização de custos.

    As variações em preto e branco devem ser usadas para aplicações em documentos e papéis administrativos que possam ser reproduzidos por fotocópia ou fax, assim como nas aplicações em envelopes pardos e amarelos.

    Deve-se evitar o uso destas versões em peças impressas que oferecem a possibilidade de uso da marca na versão principal em 2 cores.

    A regra de utilização sobre fundo branco da assinatura preferencial também se aplica à esta versão. Quando não for possível a aplicação sobre fundo branco, serão permitidos fundos lisos, homogêneos e de cor clara.

     

    Fonte: http://www.marca.unb.br/guiapratico1.php


ID
1883053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

      Após o detalhamento técnico da marca e a definição dos princípios e das regras para a aplicação da identidade visual, inicia-se a etapa de desenvolvimento das peças de comunicação interna e externa da instituição, configurando-se essa fase como a etapa de implementação do projeto o qual viabiliza a difusão da marca.

Daniella Michelena Munhoz. Manual de identidade visual – guia para construção. Rio de Janeiro: 2AB, 2009, p. 50. (com adaptações).

Acerca do assunto apresentado no referido texto, julgue o item subsequente.

Indústrias de bens de consumo necessitam de inúmeras embalagens para seus produtos ou famílias de produtos, bem como para armazenamento e transporte.

Alternativas

ID
1883056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

      Após o detalhamento técnico da marca e a definição dos princípios e das regras para a aplicação da identidade visual, inicia-se a etapa de desenvolvimento das peças de comunicação interna e externa da instituição, configurando-se essa fase como a etapa de implementação do projeto o qual viabiliza a difusão da marca.

Daniella Michelena Munhoz. Manual de identidade visual – guia para construção. Rio de Janeiro: 2AB, 2009, p. 50. (com adaptações).

Acerca do assunto apresentado no referido texto, julgue o item subsequente.

O cartão de visita, o envelope e o papel carta fazem parte da papelaria básica em um manual de identidade visual.

Alternativas
Comentários
  • Mas afinal, o que é um manual de identidade de marca?

    É um manual com normas técnicas, recomendações e especificações para a utilização da identidade de uma determinada marca.

     

    Ok, mas para que serve um manual de identidade de marca?

    Para facilitar a memorização e reconhecimento de uma determinada marca ao preservar suas propriedades visuais em todas suas manifestações.

     

    O que consta em um manual de identidade de marca?

    Não existe uma regra universal. Cada empresa cria um manual de acordo com suas próprias exigências. Alguns manuais podem possuir 4 páginas, outros 100.

     

    Fonte: https://waltermattos.com/artigos/o-que-e-e-para-que-serve-um-manual-de-identidade-de-marca/


ID
1883059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

      Após o detalhamento técnico da marca e a definição dos princípios e das regras para a aplicação da identidade visual, inicia-se a etapa de desenvolvimento das peças de comunicação interna e externa da instituição, configurando-se essa fase como a etapa de implementação do projeto o qual viabiliza a difusão da marca.

Daniella Michelena Munhoz. Manual de identidade visual – guia para construção. Rio de Janeiro: 2AB, 2009, p. 50. (com adaptações).

Acerca do assunto apresentado no referido texto, julgue o item subsequente.

A sinalização externa deve considerar o tráfego tanto de veículos quanto de pedestres.

Alternativas

ID
1977727
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

É um pôster em miniatura, como um cartaz emitindo sua mensagem enquanto você passa a cem por hora. Portanto, você deve pensar em escala grande − quanto mais simples, melhor. Ficar preocupado com nuances e detalhes refinados não funciona, porque todos os outros fazem isso.

(WHITE, Jan V. Edição e Design: para designers, diretores de arte e editores. Trad. de Luis Reyes Gil. São Paulo: JSN Editora)

Essa é a definição para a elaboração

Alternativas

ID
2113411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de criação, redação, direção de arte, produção gráfica e design na publicidade, julgue o item seguinte.

Na publicidade, o design gráfico corresponde à representação visual de uma ideia ou mensagem por meio de elementos como ilustrações, cores, tipografia e diagramação.

Alternativas

ID
2150521
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre a Litografia, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Litografia ou litogravura (do grego λιθογραφία, de λιθος-lithos, pedra e γραφειν-graféin grafia, escrita) é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária ou placa de metal) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo.[1] Ao contrário das outras técnicas da gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através de fendas e sulcos na matriz, como na xilogravura e na gravura em metal. Seu primeiro nome foi "poliautografia", significando a produção de múltiplas cópias de manuscritos e desenhos originais.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Litografia


ID
2150524
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

"Certos recursos utilizados como elementos adicionais de acabamento são, em realidade, processos de impressão. Seja porque têm um custo muito alto ou porque seu efeito é demasiado marcante, eles acabam por ser utilizados apenas em determinados elementos do layout, conferindo-lhes destaque no conjunto."

VILLAS-BOAS, André. Produção gráfica para designers. Rio de janeiro: 2AB, 2010 (3ª edição) - p. 162.

I- Processo relevográfico no qual é utilizado um clichê de metal ou em fotopolímero que é pressionado contra o suporte em alta temperatura. A tinta utilizada se liquefaz e adere por pressão ao papel ou outro suporte. Sua aplicação tende a conferir um aspecto nobre e requintado, sendo possível, por exemplo, obter o efeito de uma impressão em metal (ouro, prata e outras tonalidades).

II- Impressão tipográfica cujo resultado produz uma textura espessa, com efeito tátil. Esse resultado é obtido imediatamente após a impressão comum, pela adição de pó resinoso à tinta ainda úmida. Em seguida, o impresso é submetido ao efeito térmico, em estufa, resultando na dilatação da resina misturada à tinta. Seu custo não é baixo.

Assinale a alternativa que nomeia corretamente os processos descritos acima:

Alternativas

ID
2150527
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As imagens coloridas impressas normalmente são produzidas com quatro tintas de impressão: ciano, amarelo, magenta e preto, o sistema CMYK. Cada tinta CMYK pode ser aplicada com valores entre 0 e 100%, portanto cada cor é expressa como a porcentagem de cada tinta. O amarelo puro, por exemplo, é obtido com 0% de ciano, 100% de amarelo, 0% de magenta e 0% de preto.

É recomendado que a soma total dos percentuais (levando em consideração as quatro tintas) em uma cor não ultrapasse 240.

Assinale a alternativa que melhor justifica esta recomendação.

Alternativas
Comentários
  • O brilho faz parte do reflexo da luz. Acredito que quanto mais pigmento em uma impressão, menor o brilho, o que acarretará em cores foscas. 240 seria, portanto, um alto grau de saturação de pigmentos.


ID
2150530
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Feita diretamente a partir da chapa. É importante no caso de impressos paginados. Ela indica principalmente se a ordem das páginas está correta e se os fotolitos foram devidamente alinhados na montagem da chapa. No entanto, este tipo de prova só permite a verificação de erros grosseiros.

A descrição acima refere-se de forma mais adequada à

Alternativas
Comentários
  • Heliográfica

    Prova de estado e revisão, possui cor azulada (cianográfica). É obtida por processo fotossensível, a partir dos fotolitos, e revelada por exposição a vapores de amônia.

    https://www.printi.com.br/glossario/heliografica


ID
2154973
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Peón (2011), a especificação é a fase final de um projeto de Sistema de Identidade Visual (SIV). Muitas vezes, é uma das etapas mais trabalhosas, mas é crucial, pois determina as especificações técnicas corretas de implantação desse sistema.

(PEÓN, Maria Luisa. Sistemas de identidade visual.) 

Com relação às especificações das cores de um SIV, Peón indica alguns exemplos de definições: 


I. Especificações na escala ________________, para impressão com cores especiais.

II. Especificações na escala ________________, para reprodução em telas e monitores.

III. Especificações na escala ________________, para impressão em quadricromia, com indicações das cores de seleção (ciano, magenta, amarelo e preto).

IV. Especificações de ________________, para impressão em monocromia, com indicações de porcentagem da retícula que a forma (por padrão, em preto). 

A alternativa que completa de modo adequado as lacunas na sequência de cima para baixo, é: 

Alternativas

ID
2199979
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A linguagem, a cultura e a tecnologia são elementos indissociáveis do processo de comunicação. A comunicação on-line e as novas tecnologias trouxeram novas exigências ao trabalho de assessoria de imprensa. Analisando a mídia impressa e as novas mídias eletrônicas é correto afirmar que:

I) A mídia impressa é um meio de comunicação que serve para levar as pessoas informações através de impressão, está presente em tudo ao nosso redor, como folhetos, revista, mala-direta, jornal, banner, cartão, convite, receituário, catálogo, adesivo, etiquetas, imã de geladeira, cardápio, embalagem e muito mais.

II) Computadores pessoais, internet, telefones celulares, smartphones, notebooks, iPods, tablets, smart TVs e uma série de outros aparelhos se incorporaram à nossa rotina e modificaram, entre tantas outras coisas, a maneira como recebemos informações, nos relacionamos uns com os outros, pesquisamos, escolhemos e consumimos, exigindo novos estudos, teorias e uma nova linguagem do jornalismo.

III) A televisão (aberta ou por assinatura), o rádio, o cinema, e, mais recentemente, a Internet, compreendem os tipos de Mídia Eletrônica que veiculam mensagem publicitária segundo padrões específicos.

Alternativas
Comentários
  • Get out!


ID
2213305
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Rabaça e Barbosa, como é denominado o conjunto de tarefas relacionadas à preparação de originais para publicação, incluindo digitação, formatação, além da edição visual, paginação, artes finais e outros detalhes da produção gráfica anteriores à impressão?

Alternativas

ID
2213335
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Antonio Celso Collaro, o motivo da capa de uma revista deve condensar o conteúdo jornalístico mais importante, que formará a pauta da publicação.

Para tornar o visual da capa mais atraente, deve-se utilizar tipos

Alternativas

ID
2236258
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação ao planejamento da comunicação de uma organização pública – supondo uma assessoria de comunicação com áreas bem definidas e afins – entre elas, a publicidade, assinale a alternativa que está em DESACORDO com os objetivos e produtos publicitários.

Alternativas
Comentários
  • Planejar e coordenar eventos institucionais. é uma atividade relacionada ao profisional de Relações Públicas.

    Resp. E)


ID
2285272
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As cores primárias do processo subtrativo são:

Alternativas
Comentários
  • O espectro de emissão que definem as cores "primárias aditivas" de um monitor colorido CRT, diferente dos "sistemas subtrativos" que misturam cores vermelhaamarela e azul, ou magentaamarelo primário e ciano, os sistemas aditivos como os monitores de computador misturam vermelhoverde e azul para criar todas as cores.


ID
2295685
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de layout e planejamento visual gráfico, é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a preparação de elementos visuais como fotografia, infográficos, ilustrações é considerada tarefa de segunda relevância e não pertence às atribuições do profissional de planejamento visual gráfico.





  • Os erros estão em vermelho.


    A - planejamento visual gráfico é a tarefa de organizar todos os elementos visuais gráficos de uma página, de maneira a tornar a mensagem mais legível e agradável. 


    B - diagramar uma página não é simplesmente distribuir os elementos gráficos que compõem a página em sua área útil. Diagramar é, antes, de tudo hierarquizar informações.


    C - a preparação de elementos visuais como fotografia, infográficos, ilustrações é considerada tarefa de segunda relevância e não pertence às atribuições do profissional de planejamento visual gráfico. 

    Errado. Todos a preparação (rough, planejamento, boneco, etc.) dos elementos visuais, incluindo fotografia, infográficos e ilustrações são responsabilidade do profissional de planejamento gráfico visual. Essa não é uma tarefa de segunda relevância.


    D - um bom planejamento visual gráfico precisa deixar a mensagem clara de ser compreendida e agradável de ser percebida. 


    E - os espaços em branco são fundamentais para o respiro da página e permitem que ela não fique toda igual, propiciando um melhor resultado na hierarquia da informação. 


    Gabarito: C


ID
2370220
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O off‐set é largamente usado na produção de peças publicitárias. Sobre esse processo de impressão, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O processo de impressão indireta mais usado na indústria gráfica é o offset, um método derivado da litografia. A imagem a ser impressa é gravada em uma chapa de metal flexível, por meio da repulsão entre água e gordura. Esse metal é feito especialmente para ser capaz de envolver um cilindro intermediário revestido de borracha, chamado de blanqueta. Por fim, a imagem da blanqueta é transferida para o papel.

    Fonte: pdf do estratégica

  •  a)Sua aplicação se dá em uma tela de finíssimos fios sintéticos na qual é aplicada uma cor de cada vez. ERRADASERIGRAFIA

     b)Os textos são rodados em chapas metálicas e com papel de bobina aplicado em embalagens. ERRADA. TAMPOGRAFIA

     c)Realiza‐se através da utilização de chapas metálicas flexíveis e em máquinas planas ou rotativas. CERTA

     d)Usa caracteres de metal em alto relevo, como um carimbo metalizado. ERRADA. FLEXOGRAFIA

     e)Usa chapas metálicas em baixo‐relevo e uma tinta especial que deve ser retirada com raspadeira. ERRADA. ROTOGRAVURA


ID
2370235
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A principal característica do meio outdoor é

Alternativas