SóProvas


ID
3008035
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Cavalcanti et al (2009), a teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard é uma teoria contingencial cujo foco está voltado para os seguidores. Segundo essa teoria, a liderança bem-sucedida só será alcançada por meio da seleção de um estilo de liderança adequado, que depende do nível de preparo ou maturidade dos seguidores. Assim, se um subordinado apresenta um nível de maturidade moderada para alta, ou seja, possui capacidade para realizar a tarefa, mas não está disposto nem motivado a fazer o que o líder quer, é correto afirmar que o líder deve:

Alternativas
Comentários
  • A questão envolve a analise do estágios de prontidão:

    P1: os liderados membros do grupo não têm conhecimento, habilidades e disposição para concluir a tarefa, ou porque são novos, ou porque não se sentem preparados para tomar decisões e não sabem os passos a seguir. Possuem baixíssima autoconfiança.

    P2: os liderados possuem uma certa experiência e, portanto, estão dispostos e motivados. Todavia, ainda necessitam de apoio.

    P3: os membros do grupo têm as habilidades e capacidade para concluir a tarefa, mas não estão dispostos (e nem se sentem motivados) a assumir responsabilidades.

    P4: Os liderados são altamente qualificados e motivados a concluir a tarefa com autonomia.

    E o estilo de liderança:

    E1 direção,E2 orientação, E3 apoio e E4 autonomia.

  • M1 (imaturo): funcionários despreparados e não desejosos de assumir responsabilidades em relação à tarefa.

    M2 (baixa p/moderada): funcionários não capazes de realizar a tarefa, por não terem habilidades necessárias, porém dispostos e motivados a fazer o que o líder pedir.

    M3 (moderada p/alta): funcionários capazes de realizar a tarefa mas que não estão dispostos nem motivados para fazer o que o líder quer.

    M4 (maduro): funcionários capazes e motivados para realizar a tarefa

    E1 (determinar): O líder deve se concentrar no comportamento direcionado para as tarefas e ser bastante diretivo ao determinar o papel do subordinado e estabelecer objetivos, padrões e procedimentos. (funcionário imaturo)

    E2 (persuadir): é desejável que o líder adote um comportamento diretivo mas ao mesmo tempo que ofereça apoio. (maturidade baixa p/alta)

    E3 (compartilhar): o líder deve dar suporte e consultar os subordinados na toma de decisão, utilizar um modelo participativo, não diretivo e de apoio. (maturidade moderada p/alta)

    E4 (delegar): o líder deve delegar responsabilidade a ele e permitir considerável autonomia para que possa decidir como o trabalho deve ser feito. (funcionário maduro)