-
II. O desenho urbano surgiu devido a necessidade de preenchimento do vazio entre as disciplinas de arquitetura e planejamento.
O processo de renovação urbana nos tecidos urbanos em deterioração, de acordo com os novos paradigmas e preceitos dos Congressos de Arquitetura Moderna, tratava a cidade como um sistema, ou conjunto de sistemas racionalmente dispostos sem considerar o patrimônio histórico, a integração entre as funções e atividades humanas, os valores afetivos, etc. Para responder à necessidade de complementar esse "gap" que se impôs o Desenho Urbano.
IV. "O Desenho Urbano é uma resposta aos anseios da população das cidades por novos espaços sociais, propondo a racionalização das tipologias e dos traçados urbanos, a fim de atender às variáveis da vida urbana: habitar, trabalhar, circular e cultivar o corpo e o espírito." -> refere-se ao movimento modernista, que desconsiderava a importância das redes sociais estabelecidas.
FONTE: Introdução ao desenho urbano - Vicente Del Rio
-
Só complementando, o que a questão chama de variáveis da vida urbana, Le Corbusier (do Movimento Modernista) chamava de 4 funções da cidade moderna: habitar, trabalhar, circular e cultivar o corpo e o espírito (recrear).
-
Vicente Del Rio é arquiteto urbanista e teórico urbano brasileiro que tem seus trabalhos reconhecidos internacionalmente. O autor Del Rio cita, em seu livro Introdução ao desenho urbano no processo de planejamento, a definição do enunciado da questão (Del Rio, p. 54). Seus estudos sobre planejamento urbano e projetos de arquitetura reconhecem e enfatizam a importância da participação comunitária no processo de planejamento das cidades e do Desenho Urbano como norteador desse processo. Para ele, "procura-se tratar da produção, da apropriação e do controle do meio ambiente construído, processos estes que estão, necessariamente, permeados pela dimensão temporal".
Sobre processo de planejamento e desenho urbano, afirma que "Desenho Urbano aparece como uma dimensão que deve sempre permear o processo de planejamento, desde a elaboração dos objetivos gerais até a consecução de suas estratégias e recomendações específicas" (Del Rio, p. 57) e ainda que "deve ser encarado como uma atividade de planejamento, cujos objetivos se portam à qualidade físico-ambiental das cidades" (Del Rio, p. 59).
Para Del Rio, para projetar uma cidade, alguns fundamentos são intrínsecos como os níveis de organização espacial, sendo eles o coletivo, comunitário e individual, e procura desenvolver o projeto a partir da ótica do usuário, ao enfocar a apropriação do espaço e a experiência sensorial.
Portanto, podemos julgar como corretas as afirmações I e III.
GABARITO: Alternativa B.
FONTE:
DEL RIO, Vicente. Introdução ao Desenho Urbano no Processo de Planejamento. São Paulo: Pini, 1990.
-
Corretas: I e III
II-
A renovação urbana está ligada à ideia de demolição do edificado para substituir por construções novas, geralmente com características diferentes, adaptadas às mudanças de atividades e de morfologias dos espaços. A renovação é uma intervenção em grande escala (MOURA, et. al., 2006).
Acerca do desenho urbano, segundo Del Rio, uma definição eficiente é dada por CUTLER & CUTLER (1983: 81) que dizem que o Desenho Urbano é "a disciplina que lida com o processo de dar forma e função a conjuntos de estruturas, bairros inteiros ou à cidade em geral"
IV-
IV. O Desenho Urbano é uma resposta aos anseios da população das cidades por novos espaços sociais, propondo a racionalização das tipologias e dos traçados urbanos, a fim de atender às variáveis da vida urbana: habitar, trabalhar, circular e cultivar o corpo e o espírito.
A renovação urbana é quem propunha a racionalização partindo dos preceitos modernistas sem considerar as interdisciplinaridades das cidades.
Gabarito: B
@arquitetamanuprado