* A lógica para os fenômenos sociais é constituída por relações de funcionalidade que visam à solução de quatro problemas fundamentais:
A manutenção do modelo e o controle das tensões: a comunicação foi entendida como funcional, pois mantinha nos trilhos a estrutura social que estava em funcionamento.
A adaptação ao meio ambiente: visando estabilidade e equilíbrio social, mantinha-se o indivíduo informado, sentindo-se parte do todo.
A perseguição do objetivo: cada emissão deveria cumprir uma função previamente estudada, assim como os órgãos do corpo desempenham funções diferentes.
A integração: colocando a todos em um mesmo cenário de normais sociais, o que potencializa a troca social.
Atribuições da comunicação social:
Atribuição de status: teria como função dar coesão à hierarquia da sociedade, mantendo-a nos trilhos.
Entretenimento: elemento de manutenção do equilíbrio social.
Execução interna das normas sociais: estabelecendo regras de atuação social, normatizações.
Funções da comunicação de massa:
Latentes – não intencionais e difíceis de observar;
Manifestas – aparentes, intencionais;
Funções relativas à sociedade e ao indivíduo:
As relativas à sociedade: alertas os cidadãos contra os perigos e ameaças; fornecer instrumentos para realização de atividades na sociedade;
As relativas ao indivíduo: atribuição de posição social e prestígio às pessoas que são objeto de atenção dos mass media; reforço do prestígio por ser um cidadão bem informado; reforço das normais sociais, caráter ético, confirmando as normais sociais e denunciando seus desvios à opinião pública.