SóProvas


ID
3008989
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre as teorias de Marshall McLuhan, sobretudo os conhecimentos referentes aos meios quentes e meios frios, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa correta.


( ) O rádio é um meio frio e o cinema é um exemplo de meio quente.

( ) Um meio quente é aquele que apresenta alta saturação de dados.

( ) Um meio quente é aquele que prolonga um único sentido.

( ) Um meio quente permite uma maior participação do que um frio.

( ) O telefone é um meio frio ou de baixa definição, porque, ao ouvido, é fornecido uma grande quantidade de informação.

Alternativas
Comentários
  • Meios Quentes (Hot media)

    Requer um sentido em alta definição;

    Baixa participação, experiência mais passiva;

    Linear;

    Destribalizante.

    Ex: cinema, fotografia, alfabeto fonético, cultura impressa.

    Meios Frios (Cool media)

    Requer mais de um sentido em baixa definição;

    Alta participação;

    Não- linear;

    Tribalizante.

    Ex: televisão, caricatura, hieróglifos, cultura oral.

  • Há um erro aí. Rádio é QUENTE.

  • Cuidado, pessoal! O gabarito correto é a assertiva E, pois, para Marshall McLuhan, RÁDIO é um MEIO QUENTE.

  • GABARITO E

    (F ) O rádio é um meio frio e o cinema é um exemplo de meio quente.

    (V ) Um meio quente é aquele que apresenta alta saturação (grande, cheio) de dados.

    (V ) Um meio quente é aquele que prolonga um único sentido.

    (F ) Um meio quente permite uma maior participação do que um frio.

    (F ) O telefone é um meio frio ou de baixa definição, porque, ao ouvido, é fornecido uma grande quantidade de informação.

  • Que estranho esse gabarito! O rádio é um meio quente, pois ele prolonga um único sentido: audição. Além disso, há alta saturação de dados e baixa/ nenhuma participação ou interação, diferente do que ocorre nos meios frios.

  • Meios Quentes e Frios, segundo McLuhan:

    "Há um princípio básico pelo qual se pode distinguir um meio quente de um meio frio, como o rádio, do telefone, ou o cinema, da televisão. Um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos e em “alta definição”, enquanto um meio frio prolonga em "baixa definição".

    Um meio quente pode ser definido como aquele que prolonga um único de nossos sentidos em alta definição; em saturação de dados. Ao fornecer um maior número de dados, o meio quente permite pouca ou nenhuma interação com o público, uma vez que não deixa espaço para ser preenchido ou coisas a serem completadas. São exemplos de meios quentes a fotografia, o rádio, o cinema, o livro, o papel e a escrita alfabética.

    A participação - ou interação - a qual McLuhan se refere seria no sentido de complementação das informações na mente da audiência, sem a ligação física entre as partes.

    Já um meio frio é aquele que prolonga em baixa definição, oferecendo uma quantidade menor de dados; uma menor saturação. Assim sendo, exige maior ação participativa da audiência para preencher e completar a informação com aquilo que ela imagina e compreende de um todo. Justamente por não estar totalmente completo, um meio frio permite maior participação do que um meio quente. O telefone, a televisão e as caricaturas ou desenhos, a fala e meios pesados e maciços usados para a escrita como a pedra são exemplos de meios frios.

    Uma das discussões levantadas pelo autor é, justamente, sobre a ideia de "definição". Para ele, "definição" se confunde com intensidade, e essa provoca ou a especialização ou a fragmentação do meio. Logo, quando uma experiência é intensa, é necessário reduzi-la a um estado frio para que seja, então, assimilada. Para proteger o campo dos valores sociais criou-se a censura, que esfria as experiências aquecidas ao extremo à sociedade, sendo particularmente notável em períodos de novas tecnologias.

    As sociedades também podem ser categorizadas como quentes e frias. As sociedades em desenvolvimento seriam as sociedades frias e as sociedades desenvolvidas as sociedades quentes. Com a influência dos meios quentes e frios, podem-se programar culturas inteiras na direção de que seu clima emocional se mantenha estável e equilibrado.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Meios_quentes_e_meios_frios