SóProvas


ID
3009625
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando as principais Teorias de Motivação com seus pressupostos básicos.

(1) Teoria da Hierarquia das Necessidades
(2) Teoria X e Y
(3) Teoria dos Dois Fatores
(4) Teoria de Necessidades de McClelland
(5) Teoria do Reforço

( ) Essa teoria propõe visões distintas do ser humano, uma negativa e uma positiva, baseadas em certos conjuntos de premissas exibidas por gestores e que tendem a moldar o próprio comportamento em relação aos funcionários.
( ) Segundo essa teoria, a realização, o poder e a afiliação são três necessidades importantes que ajudam a explicar a motivação.
( ) Segundo essa teoria, o ambiente é a causa do comportamento, não importando as condições internas do indivíduo.
( ) De acordo com essa teoria, dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco categorias de necessidades (fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização). Na medida em que cada uma delas é satisfeita, a seguinte torna-se dominante.
( ) De acordo com essa teoria, o oposto da satisfação não é a insatisfação. Os fatores que levam à satisfação no trabalho são diferentes daqueles que levam à insatisfação.

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é



Alternativas
Comentários
  • (2. Teoria X e Y) Essa teoria propõe visões distintas do ser humano, uma negativa e uma positiva, baseadas em certos conjuntos de premissas exibidas por gestores e que tendem a moldar o próprio comportamento em relação aos funcionários.

    (4. Teoria de Necessidades de McClelland) Segundo essa teoria, a realização, o poder e a afiliação são três necessidades importantes que ajudam a explicar a motivação.

    (5. Teoria do Reforço) Segundo essa teoria, o ambiente é a causa do comportamento, não importando as condições internas do indivíduo.

    (1. Teoria da Hierarquia das Necessidades) De acordo com essa teoria, dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco categorias de necessidades (fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização). Na medida em que cada uma delas é satisfeita, a seguinte torna-se dominante.

    (3. Teoria dos Dois Fatores) De acordo com essa teoria, o oposto da satisfação não é a insatisfação. Os fatores que levam à satisfação no trabalho são diferentes daqueles que levam à insatisfação. 

  • GABARITO: LETRA E

    De acordo com a Teoria de Maslow, toda a motivação humana pode ser organizada numa hierarquia de 5 níveis:

    Defende, ainda, que para o indivíduo se interessar por uma necessidade superior, é necessário que a de nível inferior seja satisfeita. Assim:

    1. Necessidades fisiológicas: respiração, excreção, alimentação..

    2. Necessidades de segurança: relacionadas a segurança do corpo, do emprego..

    3. Necessidades sociais: amizades, família

    4. Necessidades de estima: se gostar (autoestima) e os outros gostarem

    5. Necessidade de autorrealização: relacionada ao crescimento profissional. Desafios mais complexos, autonomia..

    FONTE: QC

  • GABARITO: LETRA E

    As Teorias X e Y são dois conceitos antagônicos, criados pelo professor e economista americano Douglas McGregor, que norteiam as relações entre as empresas e seus trabalhadores.

     

    Teoria X

     

    “O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.”

     

    McGregor acreditava que as necessidades de ordem inferior dominavam as pessoas nesta Teoria. Assim, as organizações precisavam colocar a ênfase de sua gestão na satisfação dos fatores higiênicos dos trabalhadores, estudados na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.

    Teoria Y

     

    “O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.

     

    Aqui os trabalhadores são encarados como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que gostam de trabalhar e o fazem como diversão. Sendo necessário que as empresas proporcionem meios para que estas pessoas possam dar o seu melhor, com mais desafios, participações e influências na tomada de decisão. McGregor acreditava que as necessidades de ordem superior dominavam as pessoas nesta Teoria.

     

    FONTE:

    http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-as-teorias-x-e-y-de-douglas-mcgregor/

    http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/a-teoria-x-e-a-teoria-y-de-douglas-mcgregor/51506/

  • GABARITO: LETRA E

    Teoria dos 2 fatores de Herzberg

    Os FATORES que levam à SATISFAÇÃO são diferentes dos que levam à INSATISFAÇÃO, portanto o nome da teoria: dois fatores!

    Influenciam a SATISFAÇÃO (Fatores Motivacionais)

    ·       Crescimento pessoal

    ·       Conteúdo do trabalho

    ·       Exercício da responsabilidade

    ·       Reconhecimento

    ·       Realização

    Influenciam a INSATISFAÇÃO (Fatores Higiênicos)

    ·       Salários

    ·       Relacionamentos Pessoais

    ·       Condições de trabalho

    ·       Supervisores

    ·       Segurança

    ·       Políticas da empresa

    FONTE: QC

  • Para que a questão em apreço seja respondida como se pede, devemos ter conhecimentos sobre o que está envolvido em algumas teorias que estudam a motivação nas organizações. Neste caso, devemos numerar a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando as principais Teorias de Motivação com seus pressupostos básicos.

    Ao relacionarmos o nome da teoria à sua definição, temos que:

    (2) Teoria X e Y tem Douglas McGregor como autor e traz à tona dois estilos dicotômicos que buscam explicar como as organizações encaram seus funcionários.

    • Para a Teoria X, o funcionário só trabalha por dinheiro, não está comprometido com os objetivos organizacionais, é preguiçoso, não faz questão de progredir na carreia.
    • Já a Teoria Y encara o funcionário de forma positiva, como alguém engajado com a missão da instituição, alguém que sente prazer em trabalhar, busca sempre formas de se desenvolver no organização etc.

    (4) David McClelland é o idealizador de uma teoria que se baseia na ideia de necessidades. Para McClelland, existem três necessidades (que se encaixam nas propostas por Maslow, ou a elas se acrescentam), são elas:

    • Necessidade de realização
    • Necessidade de poder
    • Necessidade de associação/filiação

    (5) Burrhus Frederic Skinner, autor da Teoria Behaviorista/do reforço, formulou seus estudos sobre motivação considerando o comportamento dos indivíduos e como eles podiam ser alterados. Para Skinner, aqueles comportamentos capazes de motivar devem ser reforçados positivamente. Por outro lado, os que levam à insatisfação do indivíduo, devem ser punidos ou extintos. Segundo essa teoria, o ambiente ou as circunstâncias que o cercam é a causa do comportamento, não importando as condições internas do indivíduo.

    (1) A teoria da hierarquia das necessidades humanas sustenta que os indivíduos são motivados inicialmente por fatores básicos como salário e benefícios e, posteriormente, por fatores mais complexos como reconhecimento e possibilidades de desenvolvimento pessoal. Para Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em uma hierarquia de importância e influência. Os seus estudos indicam que conforme algumas necessidades são satisfeitas, outras passam a existir e a motivar o comportamento do homem. A hierarquia, que pode ser vista na forma de pirâmide, considera as necessidades mais básicas/primárias (fisiológicas e de segurança) e as secundárias (sociais, estima e autorrealização).

    (3) Para Herzberg, por meio da Teoria dos dois fatores, dois fatores influenciam o comportamento humano, são eles:

    • Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários.
    • Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação.

    Sendo assim, concluímos que a alternativa "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fonte:

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.