SóProvas


ID
3010024
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com respeito à Teoria do Consumidor, no que se refere ao efeito renda e ao efeito substituição, são feitas as seguintes afirmações:


I. O efeito renda é a variação na demanda devido à variação da taxa à qual dois bens são trocados, ou seja, é a variação da demanda decorrente de uma mudança nos preços relativos.

II. O efeito substituição é a variação na demanda devido a uma mudança na renda real. Os preços relativos são mantidos fixos.

III. O efeito substituição é negativo porque a variação na demanda devida ao efeito substituição é oposta à variação no preço.


Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Efeito Renda

    Efeito renda é aquele provocado no poder aquisitivo do consumidor quando o preço de um bem varia. Por exemplo, a diminuição do preço do arroz provoca aumento da renda real do consumidor, uma vez que ele poderá comprar mais unidades do bem.

    Efeito Substituição

    A redução de preço de um bem pode provocar mudança no comportamento do consumidor, que pode consumir menos unidades de um outro bem, chamado substituto, cujo preço não tenha diminuído. Dessa forma, parte do consumo do bem que não sofreu redução de preço é substituído por aquele que a tenha sofrido. Esse efeito recebe o nome de Efeito Substituição.

    Fonte: http://idaildo.blogspot.com/2013/04/efeito-renda-e-efeito-substituicao-na.html

  • I. Errado

    Efeito renda é a variação no consumo ocasionado pelo aumento do poder aquisitivo (renda), mantendo-se os preços relativos constantes .

    II Errado

    Efeito substituição é a modificação do consumo associada a modificação no preço, mantendo-se constante o nivel de utilidade.

    III Certo

  • O efeito renda - pode ser positiva ou negativa e é devido a uma mudança na renda real.

    O efeito substituição - é negativo porque a variação na demanda devida ao efeito substituição é oposta à variação no preço e é decorrente de uma mudança nos preços relativos.

  • I Errado. Efeito renda quer dizer que fiquei mais "rico" porque o preço de um bem baixou. Por exemplo, o refrigerante baixou, agora estou mais rico e posso comprar mais refrigerante.

    II Errado. Efeito substituição avalia o efeito da redução do refrigerante em outro bem. Por exemplo, se o refrigerante teve preço reduzido, proporcionalmentea pizza ficou mais cara.

    III Certo. Por que efeito substituição é negativo? Porque +P -Q, como o preço da pizza ficou proporcionalmente mais caro, minha tendência é consumir menos pizza

    Efeito total: importante notar que efeito renda e efeito substituição se somam

    Caso refrigerante: efeito renda e efeito substituição atuam na mesma direção (-p fiquei proporcionalmente mais rico, consumo mais refri, p da pizza ficou proporcionalmente mais caro, consumo mais refri), logo consumo mais refri

    Caso pizza: efeitos atuam em sentidos diferentes: efeito renda - fiquei mais rico posso comer mais pizza

    Efeito substituição: pizza ficou proporcionalmente mais cara, consumo menos

    Resultado: efeito incerto

  • Tema de efeitos substituição e renda dentro da teoria do consumidor na microeconomia.

    Vamos analisar as afirmativas:

    I - INCORRETA. O efeito descrito nessa afirmativa é o efeito substituição e não o renda. Se o preço de um bem se eleva e o outro permanece constante, o consumidor irá trocar o consumo do bem que se elevou pelo outro, pois houve mudança nos preços relativos em favor do que ficou com o preço constante.

    II - INCORRETA. Esse efeito é o efeito renda, houve uma inversão dos conceitos nas afirmativas I e II. O efeito renda considera a variação real do poder de compra do consumidor, assim uma elevação do preço do bem, diminuirá o poder de compra desse consumidor de uma forma geral.

    III - CORRETA. O efeito substituição, conforme visto na afirmativa I, implica que um aumento de preço do bem considerado acarreta uma redução da quantidade demandada e, da mesma forma, uma redução do preço acarreta em elevação da quantidade demandada. A direção do efeito substituição é oposta à variação no preço portanto.

    Portanto, temos apenas a afirmativa III como correta.


    Gabarito do Professor: Letra D.