-
Gabarito: LETRA D.
-
Quais são os erros?
-
Esse para pode ser considerado um erro?
O MEC irá encaminhar solicitação para a Advocacia-Geral da União (AGU), ao Tribunal de Contas, à Controladoria-Geral da União (CGU) e ao Ministério Público Federal (MPF)...
Encaminhar: Quem encaminha, encaminha alguma coisa a alguém (VTI),
mas encaminha alguma coisa (VTD).
Encaminhou o que? A solicitação - VTD
Encaminhou a quem? A AGU, AO tribunal, À controladoria e AO MP (VTI).
-
“O ministro da Educação, Mendonça Filho, lamenta que uma instituição respeitada e importante como a Universidade de Brasília adote uma prática de apropriação do bem público para promoção de (pensamento) político-partidário ao criar a disciplina “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”, que será (ministradA) no curso de Ciências Políticas da universidade.
PENSAMENTO: substantivo masculino
MINISTRAR: verbo que deve concordar com o substantivo "disciplina"
GABARITO- LETRA D
-
Concordância nominal em VERMELHO
Concordância verbal em AZUL
“O ministro da Educação, Mendonça Filho, lamenta que uma instituição respeitada e importante como a Universidade de Brasília adote uma prática de apropriação do bem público para promoção de pensamentos político-partidário(s) ao criar a disciplina “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”, que será ministradA no curso de Ciências Políticas da universidade.
O MEC irá encaminhar solicitação para a Advocacia-Geral da União (AGU), ao Tribunal de Contas da União (TCU), à Controladoria-Geral da União (CGU) e ao Ministério Público Federal (MPF) para a apuração de improbidade administrativa por parte dos responsáveis pela criação da disciplina na Universidade de Brasília (UnB) por fazer proselitismo político e ideológico de uma corrente política usando uma instituição pública de ensino. (...)”.
GABARITO letra D - há um erro de concordância nominal e outro de concordância verbal no primeiro parágrafo.
-
Velho, estava crendo que o parágrafo iniciado por "adiante" fazia parte do texto a ser analisado.
-
“O ministro da Educação, Mendonça Filho, lamenta que uma instituição respeitada e importante como a Universidade de Brasília adote uma prática de apropriação do bem público para promoção de pensamento político-partidário ao criar a disciplinA “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”, que será ministradA no curso de Ciências Políticas da universidade.
O MEC irá encaminhar solicitação À Advocacia-Geral da União (AGU), ao Tribunal de Contas da União (TCU), à Controladoria-Geral da União (CGU) e ao Ministério Público Federal (MPF) para a apuração de improbidade administrativa por parte dos responsáveis pela criação da disciplina na Universidade de Brasília (UnB) por fazer proselitismo político e ideológico de uma corrente política usando uma instituição pública de ensino. (...)”.
OU
O MEC irá encaminhar solicitação para a Advocacia-Geral da União (AGU), para o Tribunal de Contas da União (TCU), para a Controladoria-Geral da União (CGU) e para o Ministério Público Federal (MPF) para a apuração de improbidade administrativa por parte dos responsáveis pela criação da disciplina na Universidade de Brasília (UnB) por fazer proselitismo político e ideológico de uma corrente política usando uma instituição pública de ensino. (...)”.
Esse segundo parágrafo apresenta uma questão de paralelismo.
-
o erro está no segundo parágrafo, por isso tantas pessoas estão errando
-
Amo como a UFRJ é debochada kkkk
-
Letra D de deboche kkk