Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Controle interno segundo a NBC T 16.8.
Vamos às alternativas.
A) Incorreta. O controle interno pode ser dividido em controles de prevenção e de detecção. Enquanto os procedimentos de prevenção são medidas que antecedem o processamento de um ato ou um fato, para prevenir a ocorrência de omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil, os procedimentos de detecção são medidas que visam à identificação, concomitante ou a posteriori, de erros, omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil.
Portanto, os procedimentos que identificam erros e intempestividade são os mecanismos de detecção, que ocorrem sempre a posteriori (e não a priori, como afirmou a alternativa).
B) Correta. É que o afirma o item 3 da NBC T 16.8:
"O controle interno deve ser exercido em todos os níveis da entidade do setor público, compreendendo:
(a) a preservação do patrimônio público;
(b) o controle da execução das ações que integram os programas;
(c) a observância às leis, aos regulamentos e às diretrizes estabelecidas."
C) Incorreta. Na verdade, este é o mapeamento de riscos. Segundo a NBC:
Mapeamento de riscos é a identificação dos eventos ou das condições que podem afetar a qualidade da informação contábil.
D) Incorreta. Esta alternativa se refere aos procedimentos de controle preventivos que, como vimos na alternativa A, não tem o objetivo de punir, mas sim de prevenir omissões, inadequação e intempestividade.
E) Incorreta. Esta alternativa se refere a avaliação dos riscos. Os riscos impactam negativamente a informação contábil. Por isso, o potencial do risco precisa ser MINIMIZADO (e não maximizado, como afirmou a alternativa).
Segue o trecho da NBC 16.8 sobre o assunto:
"Avaliação de riscos corresponde à análise da relevância dos riscos identificados, incluindo:
(a) a avaliação da probabilidade de sua ocorrência;
(b) a forma como serão gerenciados;
(c) a definição das ações a serem implementadas para prevenir a sua ocorrência ou minimizar seu potencial; e
(d) a resposta ao risco, indicando a decisão gerencial para mitigar os riscos, a partir de uma abordagem geral e estratégica, considerando as hipóteses de eliminação, redução, aceitação ou compartilhamento."
Gabarito do Professor: Letra B.