SóProvas


ID
3010768
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Petrolina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Passou de 1 mil o número de mortos pelo ciclone que devastou Moçambique, Zimbábue e Malaui. Segundo a agência Associated Press, o número de vítimas deve aumentar. Inclusive, talvez nunca se chegue a um total de mortos definitivo. Isso porque ainda há um número desconhecido de desaparecidos, e ainda existe o risco relacionado às doenças decorrentes dos alagamentos. O ciclone tocou o solo de Moçambique em 14 de março e deixou rastro de destruição pelos três países por onde passou. Os ventos ultrapassaram 140 km/h. Por causa dos estragos, dezenas de ONGs, organizações internacionais e governos de países enviaram ajuda humanitária com alimentos e equipamentos de saúde.”

Fonte: www.g1.globo.com


Assinale a alternativa que traz o nome do ciclone que causou a tragédia citada no trecho acima:

Alternativas
Comentários
  • Letra b

  • Letra: B

    O ciclone Idai, que se formou no oceano Índico, alcançou ventos de até 177 quilômetros por hora e chegou ao litoral de Moçambique.

  • ciclone Idai foi o ciclone tropical mais forte a atingir Moçambique desde Jokwe em 2008. A décima tempestade nomeada e o sétimo ciclone tropical da temporada de ciclones no Índico Sudoeste de 2018-2019, o Idai teve origem numa depressão tropical que se formou na costa leste de Moçambique em 4 de março. A depressão atingiu o país no final do dia e permaneceu como um ciclone tropical durante toda a sua caminhada por terra. No dia 9 de março, a depressão ressurgiu no Canal de Moçambique e foi atualizada para a Tempestade Tropical Moderada Idai no dia seguinte.