SóProvas


ID
301084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nos primeiros começos de Brasília

Brasília é construída na linha do horizonte — Brasília é artificial. Tão artificial como devia ter sido o mundo quando foi criado. — Se eu dissesse que Brasília é bonita, veriam imediatamente que gostei da cidade. Mas se digo que Brasília é a imagem de minha insônia, vêem nisso uma acusação; mas a minha insônia não é bonita nem feia — minha insônia sou eu, é vivida, é o meu espanto. Os dois arquitetos não pensaram em construir beleza, seria fácil; eles ergueram o espanto deles, e deixaram o espanto inexplicado. A criação não é uma compreensão, é um novo mistério.

Clarice Lispector. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 292-3 (com adaptações).

Com referência ao segundo texto de Bárbara Freitag e ao texto acima, de Clarice Lispector, julgue o seguinte item.

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao fragmento de texto de Clarice Lispector.

Caso a íntegra desse texto de Clarice Lispector fosse encaminhada, em anexo, em um expediente oficial dirigido ao ministro das Relações Exteriores, o seguinte trecho atenderia às normas gramatical e de redação de correspondências oficiais: Conforme entendimentos anteriores, encaminho anexo, à Vossa Excelência, a versão integral do texto no qual se insere a citação que consta do vosso discurso a ser proferido no evento de comemoração do aniversário de Brasília.

Alternativas
Comentários
  • Tá dificil sem comentário nenhum de professor.. mas pelo pouco que sei entendi que a banca quis confundir a cabeça da gente pelo simples motivo de que para atender às normas gramatical e de redação de correspondencias oficiais é necessário que o texto seja impessoal. No caso do texto de Clarice Lispector há a predominância de pessoalidade, sua visão de mundo. A confusão que o cespe fez foi mostrar que como isso seria inserido como uma citação, dentro de algo formal, não teria problema. Mas pelo gabarito, acho que todo o texto tem que ser impessoal, mesmo que seja uma citação. Alguém me corrija se eu estiver errada.

  •  O erro está em o Vosso discurso.

  • Há um erro na palavra anexo, já que ela deve concordar em gênero e nuemro com o substantivo ao qual se refere. No caso, o correto seria dizer: "encaminho anexa, à Vossa Excelência, a versão integral".

    Lembrar que é diferente o uso da expressão "em anexo", que por sua natureza adverbial, nunca sofre alteração, sendo que seria correto dizer: "encaminho em anexo, à Vossa Excelência, a versão integral".

    Não cheguei a procurar outro erro no trecho, mas acredito que essa suficiente para tornar o item incorreto.

     

  • Concordo com a colega, eu colocaria 'anexa'. Apenas com a preposição (em anexo), a locução fica invariável...

    Além disso, acredito ter erro no 'vosso discurso'... Não seria concordar com a 3ª p. do singular?

    Me digam se eu estiver errada.

  • Galera, o erro está em vosso discurso, a concordância é na terceira pessoa: Seu discurso.

  • Acredito que o segundo erro está na colocação da crase em "encaminho à Vossa Excelência".

    Os pronomes de tratamento não pedem artigo definido. Por exemplo, não se diz: "a Vossa Excelência chegou" ou "...o pai da Vossa Excelência", e sim "Vossa Excelência chegou" ou "...o pai de Vossa Excelência".

  • Conforme entendimentos anteriores, encaminho EM anexo, à Vossa Excelência, a versão integral do texto no qual se insere a citação que consta do vosso discurso a ser proferido no evento de comemoração do aniversário de Brasília.

  • Antes de pronome de tratamento não tem crase, à Vossa Excelência, com exceção senhora, senhorita e dona.