SóProvas


ID
3010909
Banca
FGV
Órgão
OAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Uma Organização de Direitos Humanos afirma estar tramitando, no Congresso Nacional, um Projeto de Lei propondo que o trabalhador tenha direito a férias, mas que seja possível que o empregador determine a não remuneração dessas férias. No mesmo Projeto de Lei, fica estipulado que, nos feriados nacionais, não haverá remuneração.

A Organização procura você, como advogado(a), para redigir um parecer quanto a um eventual controle de convencionalidade, caso esse projeto seja transformado em lei.


Assim, com base no Protocolo Adicional à Convenção Americana Sobre Direitos Humanos em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais – Protocolo de San Salvador – , assinale a opção que apresenta seu parecer sobre o fato apresentado. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    Vejamos o que dispõe o art. 7º, “h”, do Protocolo de San Salvador:

    "Condições justas, equitativas e satisfatórias de trabalho

    Os Estados Partes neste Protocolo reconhecem que o direito ao trabalho, a que se refere o artigo anterior, pressupõe que toda pessoa goze do mesmo em condições justas, equitativas e satisfatórias, para o que esses Estados garantirão em suas legislações, de maneira particular:

    h. Repouso, gozo do tempo livre, férias remuneradas, bem como remuneração nos feriados nacionais".

    Trata-se de norma internalizada em nosso ordenamento pelo Decreto nº 3.321/1999. Assim, cabe convencionalidade.

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • Existem quatro modalidades de controle: de legalidade, de supralegalidade, de convenionalidade e de constitucionalidade.

  • E como fica o controle de constitucionalidade se tais requisitos trabalhistas são normas constitucionais?

  • No controle de convencionalidade os tratados aprovados com quórum de emenda servem como parâmetro nas ações de inconvencionalidade ou ação declaratória de convencionalidade. Lembrando que esses tratados devem ter sido aprovados na forma do art. 5º, §3º, da CF e sua matéria deve versar sobre direitos humanos.

  • Agora os cidadões dos países-signatórios, especialmente do próprio Salvador, estão na fuga para arrombar aos USA que nunca assina nada em direitos trabalhistas..

  • Artigo 7

    Condições justas, eqüitativas e satisfatórias de trabalho

    h-Repouso, gozo do tempo livre, férias remuneradas, bem como remuneração nos feriados nacionais.

    fonte:

    Gabarito: b

  • A questão exige conhecimento acerca da legislação internacional, em especial no que diz respeito aos protocolos internacionais dos quais o Brasil é signatário. Por meio de caso hipotético, temos situação na qual tramita no Congresso certo Projeto de Lei propondo que o trabalhador tenha direito a férias, mas que seja possível que o empregador determine a não remuneração dessas férias. No mesmo Projeto de Lei, fica estipulado que, nos feriados nacionais, não haverá remuneração. Ora, tendo em vista a hipótese ilustrada e considerando o Protocolo Adicional à Convenção Americana Sobre Direitos Humanos em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais – Protocolo de San Salvador, é correto afirmar que tanto o direito a férias remuneradas quanto o direito à remuneração nos feriados nacionais estão presentes no Protocolo de San Salvador. Considerando que o Brasil é signatário desse Protocolo, caso o Projeto de Lei venha a ser convertido em Lei pelo Congresso Nacional, é possível submetê-lo ao controle de convencionalidade, com base no Protocolo de San Salvador. Nesse sentido, conforme o 


    Protocolo:

    Artigo 7 - Condições justas, equitativas e satisfatórias de trabalho - Os Estados Partes neste Protocolo reconhecem que o direito ao trabalho, a que se refere o artigo anterior, pressupõe que toda pessoa goze do mesmo em condições justas, eqüitativas e satisfatórias, para o que esses Estados garantirão em suas legislações, de maneira particular: [...] Repouso, gozo do tempo livre, férias remuneradas, bem como remuneração nos feriados nacionais.


    Gabarito do professor: letra b.

  • B-Tanto o direito a férias remuneradas quanto o direito à remuneração nos feriados nacionais estão presentes no Protocolo de San Salvador.

    Considerando que o Brasil é signatário desse Protocolo, caso o Projeto de Lei venha a ser convertido em Lei pelo Congresso Nacional, é possível submetê-lo ao controle de convencionalidade, com base no Protocolo de San Salvador.

    Convencionalidade é espécie de controle de validade de normas, complementar ao controle de constitucionalidade, pelo qual se verifica a adequação entre a legislação nacional e os compromissos internacionais assumidos pelo país perante a comunidade internacional

  • E como fica o seu direito de advogar com essa instituição ridícula que faz de tudo para te derrubar? Jogo sujo. Vão para o inferno!!!

  • Não sei o por que, mas eu no 6° período não erro uma questão de direitos humanos da oab.

    As questões de concursos de nível fundamental são muito mais difíceis, ce é loko

  • Pergunta fácil, que até pensamos ser pegadinha!

  • O Brasil é signatário do Protocolo de San Salvador, o qual em seu Art. 7, a - Protocolo de San Salvador é assegurado a remuneração (tanto nas férias, como nos feriados nacionais), nesse caso se o Projeto de Lei for aprovado, poderá ser submetido ao controle de convencionalidade

  • Bom senso

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado na prova da OAB.

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 490 mapas mentais para prova da OAB.

    Link: https://go.hotmart.com/W62298174Y

     Estude 10 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões sobre o assunto de cada mapa mental estudado.

    → Em 45 dias você terá estudado os 490 mapas e resolvido aproximadamente de 5000 questões.

    Faça esse procedimento e seu aproveitamento melhorará em até 85%!