SóProvas


ID
3011143
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Avalie a seguinte situação: trabalhador exposto durante toda sua jornada de 8h diárias a nível de ruído contínuo/intermitente muito acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo anexo 1 da NR 15, sendo essa exposição através de um head set apenas através do ouvido direito. Não há no ambiente de trabalho nenhum outro agente nocivo.


Após 27 anos de trabalho nessas condições, à audiometria foi encontrado o seguinte resultado:

Alternativas
Comentários
  • 2.1. Entende-se por perda auditiva por níveis de pressão sonora elevados as alterações dos limiares auditivos, do tipo sensorioneural, decorrente da exposição ocupacional sistemática a níveis de pressão sonora elevados. Tem como características principais a irreversibilidade e a progressão gradual com o tempo de exposição ao risco. A sua história natural mostra, inicialmente, o acometimento dos limiares auditivos em uma ou mais frequências da faixa de 3.000 a 6.000 Hz. As frequências mais altas e mais baixas poderão levar mais tempo para serem afetadas. Uma vez cessada a exposição, não haverá progressão da redução auditiva.

  • Alguma referência, livro que fala sobre? Obg.

  • ---> D) houve perda auditiva entre 3.000 e 6.000 Hz bilateral, pois 70% da via eferente é de fibras cruzadas.

    Conforme a importante obra do Prof. Dr. René Mendes – Patologia do Trabalho – “a exposição unilateral gera, usualmente, perdas bilaterais. Basta lembrar que 70% das fibras da via eferente olivo coclear são cruzadas e controlam a contração lenta das células ciliadas externas do lado oposto.”

    Concluindo: A PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído), ou PAINPSE (Perda Auditiva Induzida por Nível de Pressão Sonora Elevado), conforme literatura médica vigente, é quase sempre bilateral, mesmo quando em exposições ao ruído contínuo / intermitente unilaterais.

    Fonte: www.saudeocupacional.org