A questão exige conhecimento sobre a equação NIOSH.
Faremos um breve histórico da equação NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health), de acordo com Ribeiro et al (2009):
- 1981: foi criada para avaliar a manipulação de cargas no trabalho. Esse diagnóstico seria feito por uma ferramenta que analisa os riscos dos danos osteomusculares em decorrência das cargas físicas a que o empregado é submetido. A equação visa indicar o valor de peso ideal para cada posto de ocupação.
- 1991: houve a inserção de novos elementos na equação foi verificada, como por exemplo, a variável temporal, a frequência e a manipulação assimétrica das cargas, fator qualidade de pega.
De acordo com os autores acima referidos, a equação defende que os riscos de distúrbios osteomusculares aumentam com a distância entre o limite de peso que é adotado e com o peso que de fato é levantado. No levantamento de cargas, o "peso" de até 23 kg é considerado ideal (limite máximo) para que não ocorra tais distúrbios.
O Manual de Aplicação da NR-17 traz uma nota técnica em relação à equação e explica a importância de sua utilização: "o cálculo do peso máximo recomendado na manipulação manual de cargas, podendo-se, assim, redesenhar o posto de trabalho e evitar o risco de sofrer de lombalgia devido à manipulação de cargas".
A equação NIOSH é representada da seguinte maneira:
LPR = Cc x FDH x FAV x FDVP x FA x FFL x FQP
Na qual, cada elemento pode ser definido assim:
- LPR = limite de peso recomendado;
- Cc = Constante da carga;
- FAV = Fator altura vertical;
- FDVP = Fator distância vertical percorrida;
- FA = Fator de assimetria;
- FDH = Fator distância horizontal;
- FFL = Fator de frequência de levantamento;
- FQP = Fator de qualidade da pega.
A autora Mara Camisassa (2015) cita o seguinte sobre o cálculo do limite de peso recomendado: "o cálculo do LPR parte do princípio de que o peso máximo a ser levantado, em condições ideais, por 90% dos homens e 75% das mulheres, sem causar lesões, é 23 kg".
O que o valor obtido no resultado da equação representará ?
- < ou =1: sem riscos.
- Acima de 1 até 3: riscos para alguns trabalhadores.
- >3: risco para a maioria dos operadores.
Agora vamos à análise das alternativas em busca do fator que NÃO é considerado na equação acima:
A- Incorreta.
A frequência de levantamento (FFL) é considerada na equação NIOSH.
B- Incorreta.
A altura vertical da carga FAV é considerada na equação NIOSH.
C- Incorreta.
A distância horizontal do indivíduo à carga (FDH) é considerada na equação NIOSH.
D- Correta.
Considera-se a qualidade da pega e não da carga. Logo, essa é a exceção pedida pela questão.
E- Incorreta.
A constante do peso da carga é considerada na equação.
Bibliografias:
CAMISASSA, M. Q. Segurança e saúde no trabalho: NRs 1 a 36 comentadas e descomplicadas. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método: 2015.
RIBEIRO, I A V; TERESO, M J. A; ABRAHÃO, R. F. Análise Ergonomia do Trabalho em Unidades de Beneficiamento de Tomates de Mesa: Movimentação Manual De Cargas. Ciência Rural. Santa Maria, 2009. Vol. 39.
GABARITO: LETRA D