As duas opiniões conflitantes apresentadas no texto se referem à busca pela felicidade, a primeira, liberal ou neo liberal, considera um assunto privado no qual o Estado deve estar distante:
No Brasil, na Argentina e em outros países da América Latina, os governos estão promovendo mudanças econômicas e de políticas públicas, mudanças essas conhecidas como liberais ou neoliberais. Nessas mais recentes políticas governamentais, o poder público transfere à economia de mercado a satisfação de determinadas carências dos cidadãos, que devem provê-las a partir do próprio esforço individual em uma economia mais fortemente caracterizada pela concorrência entre os indivíduos e por menos direitos sociais.
A segunda, apoiada no pensamento de Rousseau, acredita que o Estado deve intervir e proporcionar o máximo de felicidade coletiva oferecendo aportes necessários com o objetivo de evitar o desmantelamento do tecido social:
Em seu tempo, o filósofo contratualista Jean-Jacques Rousseau, em seu Do Contrato Social, afirma que quanto menos felicidade a República é capaz de proporcionar aos cidadãos, mais eles terão que buscar, individualmente, a felicidade. A consequência é uma sociedade cada vez mais egoísta, desinteressada pela política e, por fim, agrilhoada por um déspota qualquer ou pela cobiça.
Em relação às alternativas:
A) está errada, pois o governo brasileiro elegeu o socialismo como "inimigo". Na questão, Rousseau é ainda posto na posição contrária às suas ideias. Completamente errada.
B) está errada, pois Rousseau morreu 30 anos antes do nascimento de Karl Marx.
C) está correta, pois é justamente a que conecta com a opinião apontada na questão apresentada. O pensamento de Rousseau era o de que o tecido social se manteria saudável enquanto os indivíduos se dedicassem aos temas coletivos. Conforme o liberalismo aparta o homem dessas questões isolando-o em buscas pessoais, a sociedade entra em risco.
D) está errada, pois, como afirmado acima, Rousseau apoiava o aporte público e não privado, para a consolidação de melhores bases coletivas.
(comentário editado do professor)