SóProvas


ID
3011776
Banca
FUNDATEC
Órgão
IMESF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria Geral da Administração (TGA) passou por uma forte e crescente ampliação do seu enfoque, de modo que diversos autores apresentaram teorias variadas e múltiplas abordagens sobre o tema. Uma das teorias apresentadas é conhecida como Teoria Geral dos Sistemas (TGS), que descreve que os sistemas não podem ser compreendidos apenas pela análise separada e exclusiva de cada uma de suas partes, pois se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração. Dentre os estudos relativos à Teoria dos Sistemas, encontra-se o conceito de Entropia Negativa, cuja característica principal denota que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B!

     

    A Entropia ou Negentropia é um processo de desorganização natural das coisas até sua morte. Já a Entropia Negativa é um processo diametralmente oposto, conforme bem assevera o item B.

     

    Outros conceitos importantes:

     

    - Homeostase Dinâmica: os sistemas mantêm o seu funcionamento estável a partir do que recebem e fornecem para o ambiente. Este equilíbrio é mantido por meio da homeostase.

     

    - Autopoiese: carcteriza de que os sistemas seriam fechados, autocentrados e autorreprodutores.

     

    - Equifinalidade: Não há um único caminho; há vários.

     

     

     

  • Gab: B

    Para ajudar a fixar esse conceito podemos pensar em um contexto mais prático / empresarial, ou seja, esse "reabastecimento de energia" pode ser lembrado como a busca constante das empresas por lucro.

    Para compensar o investimento financeiro feito na criação da empresa, elas buscam ter uma entrada maior desse mesmo recurso (lucro), o que "reabastece a energia do sistema" e ajuda a mantê-lo por tempo indefinido.

  • Entropia é a tendência que os sistemas têm para o desgaste, para desintegração, para o afrouxamento dos padrões e para um aumento da aleatoriedade.

    A medida em que a entropia aumenta, os sistemas se decompõem em estados mais simples. A entropia aumenta com o decorrer do tempo.

    À medida que aumenta a informação, diminui a entropia, pois a informação é a base da configuração e da ordem.

    Pela física (Lei da Termodinâmica), a entropia caracteriza um sistema que não troca energias com o meio ambiente levando-o invariavelmente à desintegração.

    Se a entropia tende a desorganização, é necessário abrir o sistema e reabastecê-lo com energia e informações a fim de manter a sua existência. A esse processo dá-se o nome de entropia negativa ou negentropia.

    A relação da entropia com as organizações é que as organizações podem ser vistas como sistemas.

    Fonte:

  • entropia negativa, no âmbito da organização administrativa, é a definição dada a empresa, companhia ou sistema que está se restabelecendo, ou seja, se recuperando da desordem e falência.

  • A entropia negativa é a força que o sistema usa para combater a entropia.

    A organização precisa ter um excesso de energia para poder combater o processo natural que todo o sistema passa, que é o processo de entropia.

  • A - diferenciação

    B- entropia negativa

    C- equifinalidade

    D - transformação

    E- homeostase

  • Para responder corretamente à questão, precisamos ter conhecimentos sobre a Teoria Geral dos Sistemas. Dentre as alternativas, marquemos a alternativa que contém o conceito correto de entropia negativa.

    A - incorreta. Diferenciação: a organização, como sistema aberto, tende à diferenciação, isto é, à multiplicação e à elaboração de funções, o que lhe traz também multiplicação de papéis e diferenciação interna.

    B - correta. Consoante Chiavenato (2014, p.416) "se a entropia é um processo pelo qual um sistema tende à exaustão, à desorganização, à desintegração e, por fim à morte, o sistema precisa abrir-se e reabastecer-se de energia e de informação para sobreviver e manter a sua estrutura. A esse processo reativo de obtenção de reservas de energia e de informação dá-se o nome de entropia negativa ou negentropia"

    Os sistemas abertos evitam a entropia por intermédio da impostação de quantidades maiores de energia em relação àquelas que devolvem para o ambiente, como serviços ou produtos

    C - incorreta. Segundo Chiavenato (2014), os sistemas abertos são caracterizados pelo princípio de equifinalidade: um sistema pode alcançar, por uma variedade de caminhos, o mesmo resultado final, partindo de diferentes condições iniciais.

    D - incorreta. Na transformação/processamento, os sistemas abertos transformam a energia recebida. A organização processa e transforma seus insumos em produtos acabados, mão de obra treinada, serviços etc. Essas atividades acarretam alguma reorganização das entradas.

    E - incorreta. Homeostasia é a tendência que o sistema aberto tem de permanecerem equilíbrio dinâmico, mantendo seu status quo interno. É a homeostasia que garante a estabilidade e o estado firme do sistema do sistema, apesar de todas as variações que ocorrem no ambiente. Ela enfatiza o processo ou as atividades internas da organização, ou seja, a busca pela eficiência.

    Sendo assim, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.