Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é precisamos ter conhecimentos sobre algumas ferramentas que são usadas no âmbito das organizações. Neste caso, marquemos a alternativa que contém a ferramenta gráfica que completa corretamente a lacuna do enunciado.
A - incorreta. Organograma é o gráfico que representa a organização formal configurada na estrutura, seus diversos órgãos com suas posições e respectivas interdependências, via hierárquica, linhas de autoridade, vinculação e subordinação.
B - incorreta. Layout, segundo Chambers e Johsnton (2009), consiste na maneira de como os recursos transformadores de uma empresa, por exemplo, máquinas, equipamentos, postos de trabalho e colaboradores são posicionados uns em relação aos outros e como as várias tarefas da operação serão alocadas a esses recursos transformadores.
C - correta. Fluxograma, representa a sequência lógica dos passos necessários para a realização de determinada atividade ou processo. Essa sequência é representada por meio de símbolos padronizados e textos, permitindo, assim, uma visualização gráfica do processo, possibilitando, com isso, a realização de análise crítica para detectar falhas e oportunidade de melhorias na execução de serviços empreendidos pelos agentes.
D - incorreta. Formulário são modelos de documentos, com espaços em branco, que devem ser preenchidos com dados específicas.
E - incorreta. Diagrama de Ishikawa é um método conhecido também como gráfico espinha de peixe, tem como autor engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943. Esse gráfico representa a relação entre um efeito e sua causa. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema. É um método que representa graficamente a relação entre um efeito e sua(s) causa(s).
Tendo visto as opções, concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
MOREIRA. E. A. L. Administração Geral e pública. Juspodivm: Salvador, 2016
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009.