SóProvas


ID
3011860
Banca
FUNDATEC
Órgão
IMESF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considerando as definições de fraude e erro na Norma Brasileira de Contabilidade NBC TI 01 – Auditoria Interna, analise as seguintes afirmações:


I. O termo “fraude” aplica-se a ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.

II. O termo “erro” aplica-se a ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.

III. O termo “fraude” aplica-se a ato não intencional de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros, informações e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da entidade, tanto em termos físicos quanto monetários.

IV. O termo “erro” aplica-se a ato não intencional de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros, informações e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da entidade, tanto em termos físicos quanto monetários.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:D

    TEXTO FIEL DA RESOLUÇÃO CFC Nº 986/03:

    12.1.3.2 – O termo “fraude” aplica-se a ato intencional de omissão e/ou

    manipulação de transações e operações, adulteração de documentos,

    registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em

    termos físicos quanto monetários.

    12.1.3.3 – O termo “erro” aplica-se a ato não-intencional de omissão, desatenção,

    desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de

    registros, informações e demonstrações contábeis, bem como de

    transações e operações da entidade, tanto em termos físicos quanto

    monetários.

  • questão literal da NBC TI 01. Segundo a norma, o termo “fraude” aplica-se a ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.

              O termo “erro” aplica-se a ato não-intencional de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros, informações e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da entidade, tanto em termos físicos quanto monetários.

    Gabarito: alternativa D.