SóProvas


ID
3012046
Banca
FUNDATEC
Órgão
IMESF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma técnica de controle estratégico das organizações consiste em montar um conjunto de indicadores que mostrem as informações importantes organizadas em categorias. Uma das mais populares chama-se balanced scorecard, ou balanced business scorecard (BSC), e foi criada por Kaplan e Norton (MAXIMIANO, 2011). O BSC é baseado em determinadas categorias de informações sobre o desempenho das empresas. Tais categorias, chamadas de perspectivas, são:

I. Perspectiva do cliente.
II. Perspectiva interna.
III. Perspectiva de aprendizagem e do crescimento organizacional.
IV. Perspectiva financeira.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • O BSC é composto por indicadores financeiros e não-financeiros. Em sua concepção clássica, têm-se 4 perspectivas (lembre-se de que elas são descritivas; cada organização pode adaptá-las a sua realidade organizacional):

    1) Financeira.

    2) Clientes.

    3) Processos internos.

    4) Aprendizado e crescimento.

  • Gabarito: letra E

  • Gabarito''E''.

    >O Planejamento Estratégico é um processo gerencial de grande importância dentro das empresas de todos os portes e setores. Um bom planejamento impulsiona a empresa na direção correta, auxiliando para que ela possa antecipar-se às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • pensou em BSC - Processe a FCC

    perspectivas

    1) Processos internos.

    2) Financeira

    3) Clientes

    4) Crescimento e Aprendizado

  • I. Perspectiva do cliente ( atento aos anseios do cliente, necessário para o equlíbrio e desempenho)

     II. Perspectiva interna ( ter noção das suas relações no quesito interno, necessário para o equilíbrio e desempenho)

    III. Perspectiva de aprendizagem e do crescimento organizacional ( busca por crescimento intelectual e organizacional, necessário para o equilíbrio e desempenho.

    IV. Perspectiva financeira ( finanças são importantes na desenvoltura das empresas nas suas atividades, colaborando para o equilíbrio e desempenho)

    Tendo em vista que o balanced scorecard ou balanced business scorecard busca estabelecer o equilíbrio nas suas atividades, um passo importante para fixarmos o entendimento é olhar para os itens acima como meios responsáveis para que uma empresa tenha um ótimo desempenho nas suas relações e atividades, pois, caso chegue a dar um branco na provas, em uma sequencia lógica conseguimos obter o resultado.

  • GABARITO: LETRA E

    O BSC é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e se ba­seia em quatro perspectivas básicas, a saber:

    Finanças. Para analisar o negócio do ponto de vista financeiro. Envolve os indi­cadores e medidas financeiras e contábeis que permitem avaliar o comporta­mento da organização frente a itens como lucratividade, retorno sobre investi­mentos, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organizaçãoadote como relevantes para seu negócio.

    Clientes. Para analisar o negócio do ponto de vista dos clientes. Inclui indi­cadores e medidas como satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais, bem como valor agregado aos produtos/serviços, posicionamento no mercado, nível de ser­viços agregados à comunidade pelos quais os clientes indiretamente con­tribuem etc.

    Processos internos. Para analisar o negócio do ponto de vista interno da organi­zação. Inclui indicadores que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e processos, a inovação, a criatividade, a capacidade de produção, o alinhamento com as demandas, a logística e a otimização dos fluxos, assim como a qualidade das informações, da comunicação interna e das interfaces.

    Aprendizagem/crescimento organizacional. Para analisar o negócio do ponto de vista daquilo que é básico para alcançar o futuro com sucesso. Considera as pes­soas em termos de capacidades, competências, motivação, empowerment, ali­nhamento e estrutura organizacional em termos de investimentos no seu futu­ro. Essa perspectiva garante a solidez e constitui o valor fundamental para as or­ganizações de futuro.

    Essas perspectivas podem ser tantas quanto a organização necessite escolher em função da natureza do seu negócio, propósitos, estilo de atuação etc. O BSC busca es­tratégias e ações equilibradas em todas as áreas que afetam o negócio da organização como um todo, permitindo que os esforços sejam dirigidos para as áreas de maior com­petência e detectando e indicando as áreas para eliminação de incompetências. É um sistema focado no comportamento e não no controle.

    FONTE: Idalberto Chiavenato.

  • Aqui temos o famoso: FICA PRO CRESCIMENTO.

    F- FINANCEIRA

    I - INTERNOS

    C - CLIENTES

    A - APRENDIZAGEM

    PRO - PROCESSOS

    CRESCIMENTO

  • Balanced Scorecard

    Perspectivas

    > Financeira

    > Clientes

    > Processos Internos

    > Aprendizado e Crescimento

    Obs: Ela é descritiva (cada organização pode adaptá-la a sua realidade)

  • Questão exige conhecimento sobe o Balanced ScoreCard (BSC).

    O BSC é composto por quatro perspectivas, são elas:

    > 1. Financeira;

    > 2. Clientes;

    > 3. Processos Internos;

    > 4. Aprendizagem e crescimento organizacional.

    Analisemos os itens, um a um:

    I. correto. Essa perspectiva avalia o nível de satisfação dos clientes, o lucro por cliente, seu perfil e suas demandas.

    II. correto. Tal perspectiva identifica, dentro da empresa, os processos críticos necessários para o crescimento da corporação.

    III. correto. Correspondem à capacidade que a empresa possui para manter seu capital intelectual com elevado grau de motivação, satisfação interna e produtividade.

    IV. correto. Diz respeito aos aspectos financeiros da organização, aos impactos das decisões estratégicas nos indicadores e metas estabelecidas.

    GABARITO: E.