-
Gabarito: Letra E ( V V F V ).
De acordo com o Capítulo 3 Tipos de Estudo.Epidemiologia Básica.2ª edição
( F ) Os estudos de coorte se caracterizam por calcular a prevalência e serem longitudinais e prospectivos.
Estudos transversais (seccionais ou de prevalência)
Os estudos transversais medem a prevalência da doença e, por essa razão, são frequentemente chamados de estudos de prevalência.
Os estudos de coorte são longitudinais e prospectivos.
-
Pessoal de acordo com o livro Epidemiologia Básica, 2a edição, página 40, tanto o estudo ecológico como transversal são considerados observacionais analíticos,
-
GABARITO LETRA B.
A epidemiologia descritiva examina como a incidência (casos novos) ou a prevalência (casos existentes) de uma doença ou condição relacionada à saúde varia de acordo com determinadas características, como sexo, idade, escolaridade e renda, entre outras.
Estudos analíticos Estudos analíticos são aqueles delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. Os principais delineamentos de estudos analíticos são: a) ecológico; b) seccional (transversal); c) caso-controle (caso-referência); e d) coorte (prospectivo). Nos estudos ecológicos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença são determinadas para grupos de indivíduos. Nos demais delineamentos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença ou evento de interesse são determinados para o indivíduo, permitindo inferências de associações nesse nível. As principais diferenças entre os estudos seccionais, casocontrole e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.
FONTE: Tipos de estudos epidemiológicos: conceitos básicos e aplicações na área do envelhecimento.
[Epidemiologia e Serviços de Saúde 2003; 12(4) : 189 - 201] 189
-
Gabarito está errado! A resposta correta é a letra B.
Um estudo descritivo limita-se a descrever a ocorrência de uma doença em uma população. Os principais estudos descritivos incluem série de casos (descrição de um série de pacientes) ou relatos de caso (descrições de pacientes individuais). Já os estudos observacionais analíticos tentam quantificar a relação entre dois fatores, ou seja, o efeito de uma exposição sobre um desfecho, exemplo, estudos do tipo caso-controle, de coorte, transversal e ecológico.