SóProvas


ID
3012571
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Roma

            O filme Roma está constantemente entre dois caminhos. É pessoal e grandioso, popular e intelectual, tecnológico – rodado em 65 mm digital – e clássico – feito em preto e branco com a mesma ousadia dos movimentos cinematográficos das décadas de 1950 e 1960. O título, uma referência a Colonia Roma, bairro da Cidade do México, também remete a Roma, Cidade Aberta, filme-símbolo do neorrealismo italiano assinado por Roberto Rossellini.

            Ao revisitar a própria memória, o cineasta Alfonso Cuarón escolhe olhar para Cleo, a empregada, de origem indígena, de uma família branca de classe média. Resgata, assim, não apenas os seus anos de formação, mas todas as particularidades do passado do país. O México no início dos anos 1970 fervilhava entre revoluções sociais e a influência da cultura estrangeira. Cleo, porém, se mantinha ingênua, centrada nas suas obrigações: lavar o pátio, buscar as crianças na escola, lavar a roupa, colocar os pequenos para dormir.

            Até que tudo se transforma. A família perfeita desmorona, com o pai que sai de casa, a mãe que não se conforma com o fim do casamento e os filhos jogados de um lado para o outro na confusão dos adultos. Enquanto isso, Cleo se apaixona, engravida, é enganada e deixada à própria sorte. Duas mulheres de diferentes origens compartilham a dor do abandono. Juntas, reencontram a resiliência que segura o mundo frente às paixões autocentradas.

            O cineasta, que além da direção e do roteiro assina a fotografia e a montagem (ao lado de Adam Gough), retrata sua história, entrelaçada com a de seu país, como se na vida adulta reencontrasse o olhar da infância, cujo fascínio por cada descoberta aumenta o tamanho e a importância de tudo.

            O que Cuarón faz em Roma é raro. São camadas e camadas sobrepostas para reproduzir a complexidade do seu imaginário afetivo e das relações sociais de um país. Entre muitas inspirações, referências e técnicas, sua assinatura está na sinceridade com que olha para si mesmo e para os seus personagens, encontrando beleza e verdade no que muitos menosprezam. Esse é um filme simples e complicado, como a própria vida.

(Natália Bridi. Omelete. 11.01.2019. www.omelete.com.br. Adaptado)

As informações “rodado em 65 mm digital” e “feito em preto e branco com a mesma ousadia dos movimentos cinematográficos das décadas de 1950 e 1960”, destacadas com travessões no primeiro parágrafo, ligam-se, respectivamente, aos vocábulos tecnológico e clássico com o propósito de

Alternativas
Comentários
  • gab: B

    O filme Roma está constantemente entre dois caminhos. É pessoal e grandioso, popular e intelectual, tecnológico – rodado em 65 mm digital – e clássico – feito em preto e branco com a mesma ousadia dos movimentos cinematográficos das décadas de 1950 e 1960.

    Servem para ilustrar a que se referem. Já que o filme (dentre tantas características) consegue ser "tecnológico" e "clássico" ao mesmo tempo.

    Roma é diferenciado mesmo.

    Bons estudos.

  • GABARITO: LETRA B

    “rodado em 65 mm digital” e “feito em preto e branco com a mesma ousadia dos movimentos cinematográficos das décadas de 1950 e 1960”

    → em preto, temos um termo usado para ilustrar algo tecnológico, usado para exemplificar;

    → em verde, temos um termo usado para exemplificar algo clássico, feito sem qualquer tecnologia.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • ComentáriosLetra A – ERRADA – Os termos “clássico” e “tecnológico” apresentam relação de contraste.

    Letra B – CERTA – Os travessões deixam claro a que os conteúdos por eles isolados fazem referência. O primeiro par de travessões detalha o termo “clássico”; já o segundo para, “tecnológico”.

    Letra C – ERRADA – Os termos isolados entre travessões não têm o objetivo de contestar, mas sim de esclarecer detalhes acerca dos termos antecedentes.

    Letra D – ERRADA – O conteúdo isolado entre travessões não é hipotético, e sim concreto. Trata-se de fatos, não conjeturas.

    Letra E – ERRADA – O conteúdo isolado entre travessões não têm o objetivo de distorcer, e sim de esclarecer detalhes dos termos antecedentes.

    Gabarito: B

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar