-
“A solução para a questão da violência no Brasil envolve os mais diversos setores da sociedade, não só a segurança pública e um judiciário eficiente, mas também demanda com urgência, profundidade e extensão a melhoria do sistema educacional, de saúde, habitacional, oportunidades de emprego, dentre outros fatores.”
Gabarito: C
-
A minha primeira opção foi a 'C'. No entanto, o trecho "dentre outro fatores" me levou para a 'B'. Em uma conclusão, ao colocar uma indefinição ou termo abrangente e genérico, você fragiliza a sua conclusão. Tem de ser específico.
É claro que, ao colocar na balança, a expressão "A solução" pesa mais como conclusão que argumentação, tirando a 'B' do circuito.
Enfim, vamos em frente.
-
"não só..... mas também" pensei em algo já dito, ou seja, só apontava a solução para o que já foi dito.
-
"dentre outros fatores" me deixou na dúvida e marquei a opção A porque achei o final da frase muito inconclusivo, deixando aberto questões, por isso não achei que fosse conclusivo. FGV confundindo quando se têm certeza do acerto, é isso aí kk
-
Gabarito C
“A solução para a questão da violência ..." Só se pode dar a solução para algo que já fora explanado, portanto, é a conclusão.
-
FGV dando dica do que quer ver na conclusão da nossa redação. Anotado!
-
C. conclusão do texto. correta
a solução
-
-
Que questão bizarra, poderia muito bem ser a introdução de um texto, por que não?
-
A solução para isso (...) ideia de finalidade, conclusão.
-
Gab: C
“A solução para a....
-
“A solução para a questão da violência no Brasil (Apresenta o possivel tema principal do texto) envolve os mais diversos setores da sociedade, não só a segurança pública e um judiciário eficiente (Explica os fatores motivadores do problema de violência contra as mulheres), mas também demanda com urgência, profundidade e extensão a melhoria do sistema educacional, de saúde, habitacional, oportunidades de emprego, dentre outros fatores (Aqui ele apresenta os possíveis soluções que podem combater o problema da violência contra mulher)".
Aprendi com as tecnicas Kuririn
-
Questão extremamente subjetiva. O redator hipotético com esse fragmento poderia tanto iniciar o texto quanto concluí-lo, não há impedimento lógico. Inclusive, quase todas as redações de nota máxima no ENEM começam com parágrafos assim. A FGV dá a opinião dela como se essa opinião fosse a norma culta. Lamentável.
-
Existem três tipos de língua portuguesa: escrita, falada e a da FGV.
-
Erro bastante amador ao fazer uma prova para Professor de Português e colocar um trecho sem contexto abrindo margem para várias respostas. É justamente esse tipo de questão que nós, enquanto professores de português, abominamos! Um trecho não é um texto completo! Horrível!
-
Ótimo comentário, Raquel Magalhães.
-
“A solução para a questão da violência ..." Típico de conclusão.
Onde houver trevas que eu leve a LUZ!
-
O Mago, típico de introdução também, pois a afirmação é seguida de duas justificativas - através da série aditiva enfática não só...mas também -, de modo que, tal como é de praxe nas redações de nota máxima no ENEM, o segundo parágrafo argumentaria sobre a primeira justificativa e o terceiro argumentaria sobre a segunda e a conclusão daria uma proposta prática de intervenção.
-
... a conclusão também é o local para você destacar um ponto que acredita ser importante em todo o seu raciocínio, apresentando um aprendizado para o leitor. Isso pode vir, por exemplo, após a retomada do seu ponto de vista e argumentação.
Em outros casos, você pode expor uma proposta de solução para o problema abordado ao longo da sua redação. Dependerá do que é exigido pela prova em si e pela forma como você deseja finalizar o seu texto.
https://blog.imaginie.com.br/conclusao-de-redacao/
PM/CE 2021
-
mais uma em branco!!! adiante .
-
GABARITO: ALTERNATIVA C.
A questão exige conhecimentos de “Tipologia Textual”, mais especificamente sobre o Texto Dissertativo-Argumentativo.
A tipologia textual é dividida em 5 (cinco) tipos de texto, a partir de uma classificação baseada na estrutura do texto, de forma resumida:
1) texto descritivo - reproduz uma realidade estática, sem movimento;
2) texto narrativo - reproduz uma realidade dinâmica, portanto, com movimento, utiliza verbos para representar ações;
3) texto dissertativo - discorre sobre um tema, que pode ser: a) expositivo (sem opinião), ou b) argumentativo (há opinião);
4) texto injuntivo - orienta, prescreve, aconselha (ex.: lei, manual, bula de remédio)
5) texto exortativo - é uma espécie de discurso que tem o objetivo de estimular, motivar
-----
Ao iniciar com a expressão “a solução para a questão da violência no Brasil (...)”, o fragmento indica que este corresponde à conclusão (o ensinamento) do texto (alternativa C).
O objetivo de um texto dissertativo é discorrer sobre um tema.
Na dissertação-argumentativa há expressa opinião do autor, a partir da produção de uma tese inicial com a exposição de argumentos fundamentados que visam persuadir o leitor.
A tese inicial (alternativa A) é a opinião expressa no texto, ou seja, é o ponto de vista do autor sobre o tema. Enquanto que o tema (alternativa E) é o assunto apresentado e desenvolvido de forma mais restrita.
A citação de argumentos (alternativa B) pode ocorrer com a alusão a textos de autoridade (alternativa D)
-
Subjetivo. Podia ser letra A também, visto que na Redação o autor deve posicionar de início e apresentar a tese defendida (embora não de forma tão desenvolvida quanto no meio do texto).
-
lembre-se do ENEM
qual a parte que você traz uma possível solução para a problemática ? na conclusão.
-
Essa eu só acertei pois estudei para o ENEM. Introdução: apresentar a tese junto com ao problema a se debater; desenvolvimento: desenvolver sua tese em 2 parágrafos opostos ou somativos para reforçar sua tese e conclusão: trazer uma solução para o problema apresentado, de preferência envolvendo alguma coisa com a palavra social (os corretores do ENEM têm orgasmos quando leem essa palavra).
-
essa foi para não zerar