SóProvas


ID
3013543
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.


Um professor constrói suas aulas a partir de temas geradores, que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos, possibilitando um esforço de compreensão do vivido e tem como objetivo despertar uma nova forma da relação com a experiência vivida.


Assinale a opção que mostra a tendência pedagógica caracterizada acima. 

Alternativas
Comentários
  • Letra B:

    Atuação não formal de Temas Geradores como conteúdos.

    Atividade na qual professores e alunos, mediados pela realidade que aprendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem.

    "Um professor constrói suas aulas a partir de temas geradores, que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos, possibilitando um esforço de compreensão do vivido e tem como objetivo despertar uma nova forma da relação com a experiência vivida".

  • Na Tendência Progressista Libertadora os conteúdos, são extraídos por temas geradores. Já na Crítico Social traz o professor como sendo um mediador do saber.

  • temas geradores - Paulo Freire - Libertadora

  • Essa questão requer conhecimentos sobre as tendências pedagógicas. O candidato deve indicar a alternativa que apresenta a tendência pedagógica caracterizada no trecho citado. 

    a) renovada não-diretiva. 
    ERRADO – Na tendência renovada não-diretiva há uma maior preocupação com o desenvolvimento da personalidade do aluno, com o autoconhecimento e com a realização pessoal. Os conteúdos escolares passam a ter significação pessoal, indo ao encontro dos interesses e motivação do aluno. São incluídas atividades de sensibilidade, expressão e comunicação interpessoal, acentuando-se a importância dos trabalhos em grupos. Está, portanto, mais preocupada com problemas de ordem psicológica do que com as questões de natureza essencialmente pedagógica, social ou política. 

    b) libertadora. 
    CORRETO - Os temas geradores são, na educação libertadora, o eixo da proposta metodológica. A ideia mais geral da educação libertadora é que a educação é uma atividade em que os sujeitos, educadores e educandos, mediatizados pelo mundo educam-se em comunhão. A esse processo, Paulo Freire chamou de processo de conscientização, isto é, ao se aprofundarem no conhecimento da realidade, realidade vivida, real e concretamente pelos sujeitos, os educandos têm as possibilidades de emergir no conhecimento de sua própria condição, de sua própria vida. Assim, a educação libertadora tem, como pressuposto, o questionamento radical das relações dos homens entre si e deles com o mundo em que vivem, criando oportunidades para um processo de desvelamento do mundo tendo como objetivo último a transformação social, entendendo que a educação não é a garantia das transformações sociais, mas que as transformações são impossíveis sem ela, sem uma visão crítica da realidade. Os temas geradores são, portanto, estratégias metodológicas de um processo de conscientização da realidade vivida; são o ponto de partida para o processo de construção da descoberta, e, por emergir do saber popular, os temas geradores são extraídos da prática de vida dos educandos, através da pesquisa do seu universo. 

    c) tecnicista. 
    ERRADO – A pedagogia tecnicista busca eficiência, racionalidade e produtividade. O processo educativo é organizado de forma a torná-lo objetivo e operacional. Também é bastante focada no auto ensino e no uso de equipamentos e tecnologias para o ensino, como a informática, questões de múltipla-escola, tele ensino e recursos audiovisuais. Não tem foco na atuação do professor, sendo uma linha de ensino que privilegia excessivamente a tecnologia educacional e coloca professores e alunos como meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam. 

    d) crítico-social dos conteúdos.
    ERRADO – Na tendência crítico-social dos conteúdos a escola tem a tarefa de garantir a apropriação crítica do conhecimento científico. Na fundamentação desta tendência, há uma preocupação com a transformação social, contudo, para tal, parte-se da compreensão da realidade, a partir da análise do mundo do trabalho, das vivências sociais, buscando entendê-lo não como algo natural, mas sim construído culturalmente. Da mesma maneira, é imprescindível conceber que a educação - via escola - trabalhe amplamente com os conteúdos. Nesse sentido, para Libâneo (1994), portanto, é fundamental que se entenda que “a atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade". 

    e) liberal tradicional. 
    ERRADO – A pedagogia tradicional é uma das tendências pedagógicas liberais e tem como objetivo a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Os conteúdos escolares são separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão. Sua metodologia é baseada na memorização, o que contribui para uma aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva. 

    Portanto, a letra B apresenta a tendência pedagógica caracterizada no trecho citado e é a alternativa correta. 

    Gabarito do professor: Letra B.
  • -->Paulo Freire;

    -->Os métodos de ensino são baseados em grupos de discussão e deve promover a vivência de relações efetivas;

    -->O professor e aluno são sujeitos do ato do conhecimento, a relação é de igual para igual;

    --> A aprendizagem ocorre por meio da troca de experiência em torno da prática social;

    -->O papel da educação é conscientizar para transformar a realidade e os conteúdos são extraídos da prática social e cotidiana dos alunos

    -->Centraliza-se na discussão de temas sociais e políticos; 

    -->o professor coordena atividades e atua juntamente com os alunos

    -->Questionar a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, para promover a transformação dessa realidade, é o papel da escola na perspectiva progressista libertadora.

    --> Na tendência progressista libertadora, os conteúdos são temas geradores e a relação entre aluno e professor é de igualdade.

  • Na pedagógia Libertadora do grande Paulo Freire, há uma grande ênfase na participação crítica do alunado, dar-se por volta da década de 70, o centro do processo educacional é a autogestão pedagógica, sendo o professor um "animador", já o aluno é crítico e participativo, tendo como metodologias: OS TEMAS GERADORES, diálogo e os grupos de discursão.

  • Tendência libertadora - Paulo Freire (autor )- Temas geradores (palavra chave)

  • Leia o fragmento a seguir.

    Um professor constrói suas aulas a partir de temas geradores, que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos, possibilitando um esforço de compreensão do vivido e tem como objetivo despertar uma nova forma da relação com a experiência vivida.

    Pedagogia Libertária de Paulo Freire

    conteúdos: temas geradores

  • Falou em temas geradores, não há dúvidas: é Paulo Freire.