GABARITO: CERTO
? No Brasil de hoje, caminha?se para um papel cada vez mais restrito do Estado como mediador das relações de trabalho ? é o chamado estado-mínimo, em que o mínimo é realizado por ele e suas obrigações são terceirizadas;
? sendo as ocupações informais de baixa qualidade consideradas como ?a incorporação possível? ao mundo do trabalho ? os trabalhadores, dessa forma, não conseguem enxergar outro caminho, a não ser incorporarem-se ao trabalho informal.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?
A Terceira Revolução Industrial é caracterizada pela Revolução Técnica Científica Informacional. As transformações técnicas e científicas criaram um ambiente favorável ao processo de implementação do Neoliberalismo enquanto sistema econômico.
A modificação no sistema produtivo, que começou na segunda metade do século XX, exigiu uma reestruturação produtiva e, correspondeu ao processo de flexibilização do trabalho na cadeia de produção.
A flexibilização produtiva se dá no modo de produzir, o qual o trabalhador passa a executar diferentes funções no ambiente das empresas e o ritmo produtivo obedece à demanda do mercado, evitando a estocagem dos produtos.
Essas mudanças só foram possíveis em virtude das mudanças tecnológicas que permitem o processo produtivo mais eficiente, dinâmico, com mais rapidez e menos erros.
Aumentou-se assim o trabalho temporário em períodos de altas demandas nas empresas e as respectivas demissões quando as demandas são solucionadas.
Esse fato deu inicio ao processo de desregulamentação do trabalho e a consequente desarticulação do sistema produtivo, o que implicou em salários baixos, contratos precários e altos índices de desemprego.
O modelo é conhecido como Toyotismo. O Brasil passou a se reestruturar na década de 1980 principalmente com as multinacionais.
Um dos efeitos mais contundentes se dá pela modificação da longamente consolidada CLT (legislação trabalhista), vinda da década de 1940. Muitos dos direitos e prerrogativas dos trabalhadores foram modificadas, ou extintas, em função da ideia de “desoneração da mão de obra" e “flexibilização do Trabalho"
A “incorporação impossível “, que pode significar mão de obra não qualificada que não consegue trabalho, pode ser considerada um elemento importante para explicar o desemprego. Ao mesmo tempo demonstra a necessidade de investimentos em Educação e qualificação para inserção no mercado de trabalho.
RESPOSTA: CERTO