SóProvas


ID
3014140
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos veio para  enfrentar  o  problema  histórico  da  falta  de  médicos  e  para  aprimorar a atenção básica à saúde no Brasil. 

                                                              Internet: <http://maismedicos.gov.br>  (com adaptações). 

A respeito do programa em tela, julgue o item.


Médicos cubanos vinculados ao programa ocuparam parcela significativa do contingente de profissionais dedicados à saúde indígena no País.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C.

    "Os 301 cubanos contratados pelo programa respondiam por 55,4% dos postos de médico na saúde indígena."

    Fonte: www.bbc.com/portuguese/brasil-51593460

    Abraços!

  • O programa Mais Médicos foi lançado no governo Dilma, em julho de 2013, e seu objetivo era suprir as carências dos médicos nos municípios do interior e das periferias de grandes cidades brasileiras. O programa, em 2017, chegou ao número de 18.240 médicos. 
    O governo federal, para resolver a carência dos médicos nas áreas abrangidas inicialmente, em 2011, criou o Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica. Este programa tinha como objetivo atrair médicos recém-formados para regiões carentes com déficit de profissionais. O salário seria de oito mil reais. 
    As prefeituras solicitaram treze mil médicos, apenas 4392 se inscreveram e 3800 assinaram o contrato. Assim, em 2013, o Ministério da Saúde anunciou o Programa Mais Médicos como uma política pública para ampliar o número de médicos e uma alternativa a curto prazo de minimizar a carência de profissionais foi a contratação de médicos estrangeiros. 
    Os médicos que se inscreveram voluntariamente no programa eram das mais variadas nacionalidades. O programa contava com 18240 médicos, sendo que mais de onze mil deles eram cubanos, que atuaram em áreas distantes dos grandes centros, comunidades quilombolas e indígenas. A atuação deles foi em 4058 municípios e a participação deles foi intensa nos 34 distritos sanitários especiais indígenas do país. 
    Foi inegável a atuação positiva dos médicos cubanos em áreas de pouco interesse de médicos brasileiros que não se candidataram às vagas oferecidas no início do programa. 
    RESPOSTA: CERTO
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn