SóProvas


ID
3015949
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - ERRADA. O Princípio do não confisco é deve ser acatado pelos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

    B - ERRADA. Imunidade é para Impostos.

    C - CORRETA!!

    D - ERRADA. Os impostos Extrafiscais (II, IE, IPI, IOF) podem ter alíquotas alteradas por decreto do chefe do executivo.

    E - ERRADA. Não respeita a Anterioridade o IPI que é um imposto federal.

  • GABARITO LETRA C

    O princípio da Anterioridade Nonagesimal determina que o fisco só pode exigir um tributo instituído ou majorado decorridos 90 dias de da data em que foi publicada a lei que os instituiu ou aumentou. Ele está disposto no item “c”, do inciso III, do art. 150, da CF. 

    Além do mais, é importante ressaltar que tal previsão – salvo exceções – soma-se à anterioridade de exercício. Dessa forma, caso uma lei que institua ou majore um tributo seja promulgada em 01/12/2020, pela Anterioridade de Exercício esse tributo poderia ser exigido já em 01/01/2021.

    No entanto, por força da anterioridade nonagesimal, é necessário o transcurso de 90 dias entre a data de promulgação (01/12/2020) e a cobrança por parte do Fisco. Ou seja, nesse exemplo dado, somente em 01/03/2020 o tributo seria exigível nos moldes da nova lei.

    Comporta exceções: II, IE, IR, IOF, IPVA, IPTU, IEG e ICCG.

  • Exceções ao princípio da anterioridade (do exercício, anual): II, IE, IOF, IPI, IEG, Empréstimos Compulsórios, Contribuições p/ Financiamento da Seguridade Social, CIDE Combustíveis, ICMS Combustíveis.

    Exceções ao princípio da noventena (anterioridade especial, nonagesimal): II, IE, IOF, IR, IEG, Empréstimos Compulsórios, Base de Cálculo do IPTU e IPVA.

    Obs: Emp. Comp. Só é exceção se for para guerra ou calamidade.

    Perceba que dentre os impostos, só inverte o IPI e o IR.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre direitos dos trabalhadores aplicáveis aos servidores públicos.

    A- Incorreta. 

    B- Incorreta. 

    C- Incorreta. 

    D- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 39,§ 3º: "Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir".  Art. 7º, XX, CRFB/88: "proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D.