SóProvas


ID
3016207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Hospital Base do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação às orientações nacionais para gestações de alto risco, julgue o item subsecutivo.


Casos de abortamento infectado são mais associados a ocorrências espontâneas, decorrentes da falta de higienização regular.

Alternativas
Comentários
  • O abortamento infectado associa-se com febre, endometrite e parametrite.4 A sua morbimortalidade é reduzida ou ausente em países onde o abortamento induzido é legal, entretanto, suas complicações são mais frequentes em países em desenvolvimento. Por isto, é considerado grave problema de saúde pública, principalmente em países subdesenvolvidos e onde o abortamento induzido é ilegal

  • O abortamento infectado com muita frequência está associado a manipulações da cavidade uterina pelo uso de técnicas inadequadas e inseguras. Estas infecções são polimicrobianas e provocadas, geralmente, por bactérias da flora vaginal. São casos graves e devem ser tratados, independentemente da vitalidade do feto. As manifestações clínicas mais frequentes são: elevação da temperatura, sangramento genital com odor fétido acompanhado de dores abdominais ou eliminação de secreção purulenta através do colo uterino. Na manipulação dos órgãos pélvicos, através do toque vaginal, a mulher pode referir bastante dor, e deve-se sempre pensar na possibilidade de perfuração uterina.

    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_humanizada_abortamento_norma_tecnica_2ed.pdf

  • ABORTAMENTO INFECTADO: associado à febre, endometrite, parametrite, manipulações da cavidade uterina com uso de técnicas inadequadas e inseguras.