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GABARITO C
Sem extrapolar as informações trazidas no texto:
"Já o filósofo Nietzsche não se envergonhava de tratar desse assunto de tão pouca respeitabilidade acadêmica (em nossas escolas a alegria não é tópico de nenhum currículo), ele dizia que o nosso único pecado original é a falta de alegria".
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GABARITO: LETRA C
→ fui eliminando uma por uma, ao fim fiquei entre "a" e "c":
a) as considerações teóricas que o ensino superior já teceu sobre esse tema estão há muito sendo negligenciadas. → aqui temos uma EXTRAPOLAÇÃO, pois em nenhum momento o texto trata diretamente do ensino superior e sim do ensino em geral.
c) ela nunca foi prestigiada como um tema a ser seriamente considerado em qualquer programa escolar. → correto, de acordo com o texto: Já o filósofo Nietzsche não se envergonhava de tratar desse assunto de tão pouca respeitabilidade acadêmica (em nossas escolas a alegria não é tópico de nenhum currículo).
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻
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A letra C, para mim, também tem uma extrapolação. O texto menciona que "em nossas escolas a alegria não é tópico de nenhum currículo".
A alternativa se excede ao afirmar que "ela nunca foi prestigiada como um tema a ser seriamente considerado em qualquer programa escolar."
Alguém mais enxergou dessa forma?
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GABARITO C
Como muitos colegas, fiquei em dúvida entre as alternativas A e C. Perdi alguns minutos nessa questão, mas o que me fez escolher a C, foi o fato do autor mencionar no texto sobre "PROGRAMA ESCOLAR (letra C), e nada consta no texto sobre "ENSINO SUPERIOR" (letra A).
Porém, concordo com os colegas que alegam ter ocorrido extrapolação, pois o texto fala que a alegria "NÃO É UM TÓPICO..." (tempo Presente), já no gabarito o examinador coloca "NUNCA FOI" (tempo Passado).
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eliminei a A porque ela fala sobre considerações teóricas e isso é extrapolar o que o texto diz
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Letra C tbm extrapola, mas... vamos q vamos.
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(em nossas escolas a alegria não é tópico de nenhum currículo)
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Alguém saberia explicar pq a B é errada? :-(
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Essa palavra NUNCA da letra C. Achei que extrapolou o comando da questão.
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Wagner Marques a alternativa b está errada porque o texto é claro com a opinião do altor no seguinte seguimento: Já o filósofo Nietzsche não se envergonhava de tratar desse assunto de tão pouca respeitabilidade acadêmica (em nossas escolas a alegria não é tópico de nenhum currículo).
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#Analise das alternativas com os erros marcados em negrito e com as justificativas extraídas do próprio texto da questão:
a) as considerações teóricas que o ensino superior já teceu sobre esse tema estão há muito sendo negligenciadas.
Incorreta. Aqui a banca ressaltou que o ensino superior já teceu alguma consideração teórica sobre o tema "alegria". No entanto, de acordo com o trecho do texto: "em nossas escolas a alegria não é tópico de nenhum currículo", depreende-se que o assunto nunca foi tópico de nenhum currículo, dando para incluir o nível superior, o que invalida completamente a alternativa.
b) o fato de ela ser um tópico de currículo escolar não a torna mais importante do que quando expressa por Beethoven.
Incorreta. Aqui o erro está bem claro, conforme passagem do texto: "em nossas escolas a alegria não é tópico de nenhum currículo [...]."
c) ela nunca foi prestigiada como um tema a ser seriamente considerado em qualquer programa escolar.
Correta. De acordo com a seguinte passagem do texto: "em nossas escolas a alegria não é tópico de nenhum currículo [...]", o autor infere que realmente a questão da alegria nunca foi tópico seriamente considerado em qualquer programa escolar, validando a alternativa em questão.
d) Beethoven e Nietzsche manifestaram posições inteiramente controversas sobre esse polêmico sentimento.
Incorreta. Pelo contrário, o autor incluiu as duas referências em alinhamento, conforme passagens do texto: "E penso que Beethoven concordaria: ao final de sua maior obra [...]Já o filósofo Nietzsche não se envergonhava de tratar desse assunto [...] nosso único pecado original é a falta de alegria". Ou seja, tais referências viam a alegria como algo positivo e que precisava ser estudado, discutido e incluído nas artes.
e) a “Ode à alegria”, de Schiller, foi uma obra cujo sentido Beethoven acabou por contestar em sua Nona Sinfonia.
Incorreta. Conforme passagem do texto: "E penso que Beethoven concordaria: ao final de sua maior obra, a Nona Sinfonia, o que o coral canta são versos da “Ode à alegria” de Schiller." Ou seja, Beethoven, no final da sua maior obra, utilizou-se da "Ode à Alegria", porque concordava com o mesmo pensamento de Schiller.
Gabarito: item "C"
Espero humildemente ter ajudado. :D
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