-
Gabarito C.
As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes:
Ênfase na prática da administração;
Reafirmação dos postulados clássicos;
Ênfase nos princípios gerais de administração;
Ênfase nos objetivos e nos resultados;
Ecletismo nos conceitos;
Ênfase na departamentalização.
-
Teoria Neoclássica é pragmática.
-
Letra C
Características da Teoria Neoclássica:
1. Ênfase na prática da administração.
2. Reafirmação dos postulados clássicos.
3. Ênfase nos princípios gerais de administração.
4. Ênfase nos objetivos e nos resultados.
5. Ecletismo nos conceitos.
Chiavenato, 2003. p. 152
-
Olá!
Gabarito: C
Bons estudos!
-Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn
-
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a Teoria Neoclássica da Administração. Neste caso, deve ser marcada a alternativa que não apresenta uma característica Neoclássica.
Conforme a lição de Chiavenato (2014, p.153), "a Teoria Neoclássica representa a Teoria Clássica colocada em um novo figurino e dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas." O próprio Chiavenato nos apresenta as principais características do modelo Neoclássico:
- Ênfase na prática da administração.
- Reafirmação relativa dos postulados clássicos.
- Ênfase nos princípios gerais de administração.
- Ênfase nos objetivos e nos resultados.
- Ecletismo nos conceitos
Tendo os pontos acima como base, concluímos que a alternativa "C" é a a incorreta. A ênfase Neoclássica recai sobre a prática, não sobre a abordagem teórica, simplesmente.
GABARITO: C
Fonte:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014
-
Principais características da Teoria Neoclássica, segundo Chiavenato:
Ênfase na prática da administração: voltada para objetivos práticos e realistas.
Reafirmação relativa dos pressupostos clássicos: diversos postulados clássicos são retomados, reestruturados, e realinhados, de acordo com as circunstâncias da época, tais como: a departamentalização, a estrutura organizacional linear, o problema da autoridade e da responsabilidade, entre outros.
Ênfase nos princípios gerais de administração: os princípios clássicos são retomados de forma mais “flexível”, para a busca de soluções administrativas práticas. Os neoclássicos se preocupam em estabelecer os princípios gerais da administração, capazes de guiar e orientar o administrador no desempenho de suas funções.
Ênfase nos objetivos e nos resultados: a organização deve ser estruturada, dimensionada e orientada para alcançar objetivos e produzir resultados. A organização não deve “voltar-se para si mesma”, para seus processos internos; mas sim deve orientar-se em função de seus objetivos e resultados. São os objetivos que justificam a existência da organização.
Conceitos ecléticos: embora a “base principal” seja a teoria clássica, a teoria neoclássica absorve os conceitos e ideias de outras teorias administrativas mais recentes, relações humanas, burocrática, estruturalista, entre outras.