SóProvas


ID
3019972
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O imperialismo ou a cultura imperialista inventou uma África. O ocidente construiu uma nova consciência planetária segundo sua cosmovisão, propagando estereótipos instituídos através do “olhar imperial”. A Lei N° 10.639/03 foi um marco no Brasil, na tentativa de descolonizar o ensino e criar outras visões sobre a África por meio do ensino de história. Analise os enunciados abaixo e assinale entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa acerca dos impactos culturais do imperialismo nas percepções sobre o continente africano. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Embora criada de maneira estereotipada, a historiografia europeia, devido à renovação de seus paradigmas não encontrou no uso da oralidade um empecilho para escrever a história do continente africano.
( ) O sistema classificatório dos países imperialistas justificou ideologicamente os genocídios como o praticado pelos Bôeres na África do Sul.
( ) As obras produzidas sobre o continente africano possuem pré-noções, pré-conceitos. Os africanos são identificados por aspectos fisiológicos. O termo “africano”, ganha um significado único: negro, diluindo todas as diversidades culturais do continente em um único sentido racial.

Alternativas
Comentários
  • Qual foi o empecilho encontrado? Favor, alguém pode explicar a I.

  • Sabendo que:

    • A dificuldade em desconstruir essas inverdades a respeito dos povos africanos é complexa, pois existe uma visão, sempre de sentido pejorativo, preconceituoso, sobre o continente africano;
    • O fato de a História oficial da humanidade ser baseada nos padrões europeus, ou seja, eurocêntricos, nos distancia de uma visão otimista e impede a identificação dos traços do passado intelectual e científico desses povos em nossa realidade.
    • Observamos na escrita da história que a maioria dos pesquisadores sobre o tema “África” ainda persistem no modelo da história oficial. 

    Q:( ) Embora criada de maneira estereotipada, a historiografia europeia, devido à renovação de seus paradigmas não encontrou no uso da oralidade um empecilho para escrever a história do continente africano. FALSO

    Renovar paradigma seria fazer algo diferente do que vem sendo feito., ou seja, na história. não houve mudança no jeito de pensar sobre o continente africano.