Os biólogos geralmente escolhem determinados organismos para seus experimentos de acordo com a sua adequação aos estudos que desejam realizar. Mendel escolheu ervilhas, Thomas Morgan, trabalhou com a moscadas-frutas (Drosophila melanogasler), um dos organismos que mais têm contribuído para a elucidação dos princípios fundamentais da Genética.
AMABIS. José Mariano; Martho, Gilberto Rodrigues. Biologia. 3. ed. São Paulo: Editora Moderna. 2009. v 3.
Revisitando os experimentos clássicos de Mendel com ervilhas, analise as proposições abaixo, identificando as contribuições decisivas sobre a herança biológica e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
I. A relação de dois fatores condicionando cada característica, deduzida a partir da proporção genotípica 1:2:1, observada em cruzamentos monoíbridos.
II. A ocorrência da proporção fenotípica 9:3:3:1 na descendência de cruzamentos envolvendo a transmissão de duas características que segregavam independentemente.
III. A expressão, em todas as gerações, das variantes de uma característica o que garantia a sua natureza hereditária.
IV. A pureza dos gametas, na dependência do número de características envolvidas em cruzamentos específicos, fenômeno associado à meiose.