SóProvas


ID
3021148
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Toritama - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. É dever fundamental do servidor público retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo.

II. No Brasil, o texto da Constituição Federal determina que a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente, sendo vedado comunicar tal informação à família do preso ou à pessoa por ela indicada.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab. "D" (I e II incorretas)

    I - considerei-a incorreta apenas pela simples leitura

    II - Art, 5º ,

    LXII - a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada;

  • I.

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    d) jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo;

    II.

    É permitido. Conforme a CF/88 Art, 5º, LXII.

  • CF88

    Art. 5º

    LXII - a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada;

  • ART.5° LXII- a prisão de qualquer pessoa em local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e a família do preso ou a pessoa por ele indicada;
  • Retardar = O mesmo que atrasar; atrapalhar

  • A todos no âmbito judicial e administrativo são assegurados a razoável duração dos processos e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação.

  • Questão exige do candidato conhecimento sobre os Direitos e Garantias Fundamentais, preconizados na Constituição Federal de 1988 (CF 88).

    Passemos a analise das afirmativas:

    I. INCORRETA.

    A alternativa afronta diretamente o art. 37 da CF 88. Ora, neste o dispositivo existe o princípio da eficiência, que norteia a atuação do servidor público, refletindo uma celeridade em sua esfera de atuação, não retardar tal condição.

    A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte (art. 37).

    II. INCORRETA.

    A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada (art. 5º, LXII, CF/88).

    Alternativa equivocada, a comunicação à família ou a pessoa é um direito assegurado nos exatos termos do diploma constitucional.

    DICA: esse inciso é EXTREMAMENTE cobrado. As bancas adoram dizer que a comunicação será em 24hs.

    Fonte: CF 88.

    Gabarito da questão: D.