O marco inicial do que é entendido tradicionalmente por Idade Contemporânea é o ano de 1789. E, a grande revolução que explodiu nesse ano foi a Revolução Francesa. Ícone de liberdade. Exemplo clássico de movimento revolucionário que, incluso, é base para estudos de teoria política como “Da Revolução" da filósofa Hannah Arendt.
A Revolução Francesa não foi um processo linear. As lideranças são socialmente variadas e os rumos da revolução nem sempre são claros. Na verdade são vários processos que se entrelaçam: a revolução liberal burguesa, a revolução popular urbana e a revolução camponesa. No entanto, o ponto de partida de todas é simbolizado pela queda da Bastilha, a 14 de julho de 1789. O lema de todos foi “Liberdade, Igualdade, Fraternidade", mesmo que com interpretações diferentes.
A questão pede que seja assinalada uma afirmativa verdadeira acerca da queda da Bastilha.
A) INCORRETA – A tomada da Bastilha não tem caráter nacionalista e sim anti-absolutista.
B) CORRETA- A Bastilha era uma prisão e um arsenal que representava a autoridade do monarca francês. Embora não estivesse cheia de prisioneiros, a tomada da Bastilha foi mais do que o assalto a um arsenal. Simbolizou o assalto ao poder real ou seja, ao modelo político absolutista.
C) INCORRETA- A tomada da Bastilha foi uma ação popular
D) INCORRETA- A independência das colônias americanas, ao menos na América do Norte, já havia começado com a independência das Treze Colônias Inglesas em 1776. E não é a queda da Bastilha mas todo o processo revolucionário que inspira processos de libertação nas Américas Portuguesa e Espanhola.
RESPOSTA: B
Eu entraria com recursos contra essa questão por ter, aparentemente, duas respostas:
Sim, a queda da bastilha mostra como os Jacobinos e Girondinos estavam ganhando força e colocando para fora o absolutismo da França através de uma revolução. MAS..........
A queda da bastilha refletiu sim os interesses dos burgueses, que logo após assumem o poder Francês. A afirmação não exclui a possibilidade de as classes que estão abaixo dos burgueses também estarem interessadas na queda da bastilha, ou seja, essa afirmação não tem sentenças ou conectores que falam que APENAS a burguesia tinha interesse na queda da Bastilha. Com certeza eu entraria com recurso.