Eric Hosbawn, o maior historiador vivo no século XX, disse ser a revolução social em pauta uma das grandes revoluções do século XX . Ee destacou algo de diferente ou de especial na mesma.
A maioria das revoluções do século XX teve caráter socialista. Esta foi a ideologia que, na maioria das vezes, incendiou intelectuais, estudantes e grupos sociais populares em direção a movimentos armados. No entanto, raramente tais movimentos alcançaram todos os grupos do tecido social, juntando os mais poderosos aos mais despossuídos da sociedade.
Portanto, ao responder a questão é preciso ter em mente a questão da diferença de caráter ideológico que perpassou todo o tecido social e, marcou a revolução que deve ser assinalada como uma das maiores revoluções sociais do século XX .
A) INCORRETA- A Revolução dos Cravos em Portugal teve clara influência socialista, tendo militares na liderança .
B) INCORRETA – A Revolução Cultural Chinesa, de 1966 a 76, aconteceu dentro do processo de estabelecimento do regime socialista na China, possibilitando o expurgo do Partido Comunista e o fortalecimento do poder de Mao Tsetung. Ela não difere grandemente das outras revoluções sociais do século XX .
C) INCORRETA- Assim como a Revolução dos Cravos, a Revolução Sandinista teve uma orientação socialista, liderada por um setor específico da população nicaraguense .
D) CORRETA- A revolução Iraniana, de 1979, foi original. Ela, além de perpassar quase todo o tecido social do Irã, teve motivação religiosa e não uma ideologia de caráter sociológico. A liderança foi igualmente religiosa e estabeleceu um regime teocrático no país, no qual o Conselho de aiatolás está acima, incluso, da constituição.
RESPOSTA: D