A questão aborda a análise de Gadotti à respeito da concepção de educação de Paulo Freire.
Segundo Gadotti Paulo Freire foi um dos últimos humanistas. Como humanista afirmou e difundiu a crença de que era possível mudar a ordem das coisas e mostrou como fazê-lo. Para ele a utopia era o verdadeiro realismo do educador. Paulo Freire combinava temas cristãos e marxistas na sua pedagogia dialético-dialógica. Paulo Freire é um dialético. A educação é uma prática antropológica por natureza, portanto ético-política. Por essa razão, pode tornar-se uma prática libertadora e seu pensamento é humanista e dialético.
A pedagogia dialética alicerçada, claro, na maneira dialética de pensar, vai contra terminantemente a questão da constituição do homem como uma empreitada social. Tem o professor ou o aluno como alvo principal da ação pedagógica, contrariamente o quer a pedagogia liberal da atualidade. “Para a pedagogia dialética a questão central da pedagogia é o homem enquanto ser político, a libertação histórica, concreta, do homem contemporâneo" (GADOTTI, 2001, p. 158).
Indubitavelmente, a dialeticidade é o elemento diferenciador e definidor na concepção freireana de educação, pois é a possibilidade revolucionária do conhecimento.
Vejamos as alternativas:
A) religiosa - ERRADA
B) reprodutivista - ERRADA
C) liberal burguesa - ERRADA
D) dialética - CORRETA
Portanto, alternativa que responde a questão é a letra D.
Gabarito do professor: Letra D