SóProvas


ID
3023776
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dignidade e paciência

André Bueno

Professor Adjunto da UERJ 

Confúcio levanta um problema sério para qualquer buscador da sabedoria: quais os limites da dignidade e da paciência? O mestre, por vezes, suportou ofensas atrozes de man eira inexpugnável; por outras vezes, revoltou-se, de imediato, com certos acontecimentos. Há um padrão para lidar com os problemas sem perder o controle? E, se existe, qual é? 

Nos Diálogos de Confúcio (Lunyu), está escrito que os discípulos de Zixia perguntaram a Zizhang sobre as relações sociais. Zizhang disse: "O que Zixia vos disse?" Eles responderam: "Zixia disse: ‘Associai-vos ao tipo certo de pessoas; evitai aquelas que não são do tipo certo’”. Zizhang disse: "Ensinaram-me algo um pouco diferente: um cavalheiro respeita os sábios e tolera os medíocres, louva os bons e tem compaixão pelos incapazes. Se tenho uma vasta sabedoria, quem eu não toleraria? Se não tenho uma vasta sabedoria, as pessoas me evitarão. Com base em que deveria eu evitá-las?". 

Em A Justa Medida (Zhong Yong), também se diz: "Se alguém faz dez vezes o que outros fazem uma vez; se faz cem o que outros fazem dez; se faz mil o que outros fazem cem, essa atitude leva à sabedoria". Ambos os trechos mostram que o exercício da paciência e da dignidade são práticas constantes, e seu domínio procede de uma intensa, profunda e dedicada atenção. Elas procedem do desejo de não buscar o conflito desnecessário, de atentar ao conjunto das possibilidades de resolução e de ponderar corretamente, sem fazer concessões levianas ou abandonar o que é correto. 

Porém, em situações extremas, não há o que fazer para alterar o curso das coisas: pior, manter - se numa determinada posição pode mesmo significar um envolvimento – ou compromisso – com a causa dos problemas. Nessas situações, é melhor dar as costas ao mundo e seguir adiante. Se não se pode combater o problema frontalmente, e se a arte do indireto não serve para a elucidação daqueles envolvidos no erro, então, pôr-se a caminho não é covardia ou medo – é apenas a constatação de que nada pode ser feito, e a dignidade real consiste em conter-se e ausentar-se do contexto em erro. 

No hexagrama 61 do Tratado das Mutações (Yijing), analisa-se a "verdade interior", a autenticidade realizante, derivada da centralidade do indivíduo. A sexta linha, que conclui o hexagrama, traz um comentário interessante: "O galo canta para o céu, mas não voa". Isso significa: podemos denunciar os crimes, mas, se não pudermos voar, se não tivermos o poder e a autoridade para corrigi-los, acabaremos só criando mais problemas. Portanto, nessas horas, por mais certos que estivermos, precisamos nos conter e praticar a paciência com dignidade. Tolerar é uma virtude; comedir-se, uma excelência. A covardia só existe quando alguém pode, de fato, resolver uma questão, mas se ausenta, seja por medo ou por compromisso. Quando alguém desconhece a própria força, deve cuidar-se para não confundir humildade com indulgência perante os erros. A autoridade moral para enfrentar as indignidades é difícil de se obter, e a paciência é confundida com covardia. Mas o buscador da sabedoria deve ter um compromisso, antes de tudo, com o que é apropriado e consigo mesmo, não temendo a reprovação alheia. "Sem princípios comuns é inútil discutir”, afirma Confúcio.


BUENO, André. Dignidade e paciência. Filosofia, ciência e vida. São Paulo: Editora Escala, Ed. 147, fev., 2019. p. 54-55. [Adaptado]. 

Considere o trecho:

Isso significa: podemos denunciar os crimes, mas, se não pudermos voar, se não tivermos o poder e a autoridade para corrigi-los, acabaremos só criando mais problemas.

Na linguagem utilizada no trecho,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → Isso significa: podemos denunciar os crimes, mas, se não pudermos voar, se não tivermos o poder e a autoridade para corrigi-los, acabaremos só criando mais problemas.

    → primeiramente: encontra-se na ordem direta (sujeito → verbo → complemento) ↔ sujeito oculto (NÓS) podemos denunciar (verbo) os crimes (complemento verbal direto) e isso se repete em todo trecho.

    → sentido denotativo → dicionário → sentido real: denunciar, corrigir os crimes, criar problemas.

    → sentido CONotativo → CONto de fadas → sentido figurado (pudermos voar).

    → assim, observa-se o predomínio de um registro denotativo.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Gabarito''D''.

    >Sentido denotativo=> é a linguagem em que a palavra é utilizada em seu sentido próprio, literal, original, real, objetivo.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Não entendi em relação ao DOMINANTIMENTE x EXCLUSIVAMENTE

  • Leticia santos, analise o raciocínio.

    DOMINANTEMENTE = principalmente , predominantemente, etc.

    EXCLUSIVAMENTE = apenas, tão somente.

    Estamos juntos, abraço.

  • Alternativa correta: D.

    .

    .

    Marquei a alternativa E por desatenção, mas a C é a correta mesmo:

    .

    .

    Com relação ao sentido denotativo/conotativo:

    .

    "Isso significa: podemos denunciar os crimes," = denotativo

    .

    "mas, se não pudermos voar," = conotativo, visto que "voar" aqui significa ter liberdade (para corrigir os crimes, para punir)

    .

    "se não tivermos o poder e a autoridade para corrigi-los," = denotativo

    .

    "acabaremos só criando mais problemas." = denotativo

    .

    Portanto a linguagem é PREDOMINANTEMENTE denotativa.

    .

    Com relação à ordem da oração (sujeito, verbo, complemento):

    .

    " (Nós) podemos (verbo) denunciar os crimes (complemento)," = ordem direta

    .

    "se (nós) não pudermos (verbo) voar (complemento)," = ordem direta

    .

    "se (nós) não tivermos (verbo) o poder (complemento)" = ordem direta

    .

    "e (nós não tivermos) a autoridade para corrigi-los," = ordem direta

    .

    " (Nós) acabaremos (verbo) só criando mais problemas (complemento)" = ordem direta

    .

    Portanto, gab. D.