SóProvas


ID
3024775
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A propósito da questão plebeia no início do período republicano romano, identifique o item incorreto:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

  • "As magistraturas eram constituídas pelo conjunto dos mais altos funcionários da República. Eleitos pelas Assembleias, os magistrados cumpriam mandato temporário como: cônsules, principais magistrados da República que em número de dois comandavam o exército, dirigiam o Estado e convocavam o Senado; pretores, encarregados da justiça, censores, responsáveis pelo recenseamento dos cidadãos e pela vigilância dos costumes; questores encarregados da arrecadação de impostos e do tesouro público; edis, responsáveis pelos serviços públicos, organização de festas cívicas e religiosas, manutenção de edifícios e policiamento. Havia ainda o cargo de ditador, eleito em situação de crise e guerra com pleos poderes e mandato de seis meses renováveis se necessário"

    (Historia - Das Cavernas Ao Terceiro Milênio: VOLUME ÚNICO. Miriam Becho Mota e Patricia Ramos Braick)

  • LETRA C

    Os magistrados romanos cumpriam funções religiosas. Todo ato de nomeação – e mesmo exercício de suas atividades políticas – era acompanhado de ritos que visavam preservar as boas relações com os deuses. Essas cerimônias eram acompanhadas pelos pontífices, sacerdotes, que no início eram apenas função plebeia, mas que depois tornou-se também estendida a patrícios.

    Patrícios geralmente que tinham mais poderes nesse período, depois os plebeus passaram obter algumas alguns direitos de participação políticas e socias.