SóProvas


ID
3024799
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Mas não seria possível ensinar a História de modo neutro? A provável resposta à pergunta pode desdobrar-se em um sem-número de questões, tais como: ‘É possível ser neutro frente à violência da conquista da América?’; ‘É possível ser neutro frente ao trabalho escravo?’; ‘É possível ser neutro frente aos campos de extermínio nazistas?’; ‘É possível ser neutro frente ao bombardeio de Hiroshima e Nagasaki?’. Ora, é impossível trabalhar esses temas com a mesma isenção do professor que ensina a regência dos verbos, o que não significa que este professor e aqueles das demais disciplinas não tenham compromisso com a educação dos futuros cidadãos. A diferença é que ensinar História também significa comprometer-se com uma estética de mundo, onde guerras, massacres e outras formas de violência precisam ser tratados de modo crítico.”

(MICELI, Paulo. Uma pedagogia da História? In: PINSKY, Jaime. O Ensino de História e a criação do fato. 14º. Edição, São Paulo: Contexto, 2011, p.41).

Ao propor uma pedagogia da História, Paulo Miceli defende algumas posições abaixo. Identifique o item incorreto:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

  • Questão teoricamente fácil; porém, o elaborador se utilizou de palavras pouco usual para enganar o candidato. O que ele quer dizer na letra D é que as experiências dos alunos devem ser amenizada, quer dizer, não as considera-las, pela falta de conhecimentos dos mesmo. Quando na verdade, a gente sabe, que devemos partir do conhecimento deles, pois não se pode construir novos conhecimentos do nada. Seria a ideia do que Vigotski já falava sobre as zonas proximais.

  • Miceli defende que as experiências dos alunos devam ser mitigadas em função do déficit de conhecimentos provenientes. Essa flexão deve ser aproveitada a partir dos conhecimentos e da sensibilidade que conformam a consciência do professor de História.

  • so errei porque nao sabia oque era a palavra MITIGADAS rsrs..