Dentre os vários processos do RH, existe a etapa de descrição de cargo. Ela consiste no detalhamento, descrição dos requisitos, responsabilidades e importância das atividades de um cargo, para que o mesmo torne-se diferente dos demais existentes e seja posicionado no organograma da empresa.
Com isso, o colaborador fica ciente de quais são seus deveres, como ele deve executar suas funções e como pode contribuir para que a empresa alcance seus objetivos através da execução do seu trabalho.
Para descrever um cargo, o documento deve conter:
Tal descrição deve ter uma linguagem capaz de ser entendida por qualquer profissional da organização, ao ser realizada dessa forma, a descrição de cargo auxilia no processo de recrutamento e seleção.
Ao implementar a descrição de cargo em seus processos a empresa consegue:
Após descritos os cargos, é hora de comparar as atividades do mesmo com as para que um colaborador seja capaz de desempenhar as funções exigidas. Ou seja, a análise de cargo refere-se as atribuições importantes para que o profissional ocupe determinado cargo.
Uma análise de cargo assertiva considera requisitos como:
Ao implementar a análise de cargo em seus processos a empresa consegue:
GABARITO A
ANÁLISE
Está ligada aos aspectos extrínsecos ao cargo.
Os requisitos físicos e mentais que seu ocupante deve possuir;
Detalhar as especificações e os requisitos necessários que o ocupante de um determinado cargo deve possuir para o desempenho da função.
DESCRIÇÃO
Foca no conteúdo do cargo;
Aspectos intrínsecos ao cargo.
Os aspectos intrínsecos tratados pela descrição de cargos são os métodos de trabalho.