-
Acentos gráficos: acento agudo, acento circunflexo, acento grave, til, apóstrofo, cedilha e hífen.
Abraços
-
GABARITO: CERTO
→ Nas palavras que começam por prefixos (como intra, ante, anti, super, pré, etc) ou falsos prefixos (bio, agro, eletro, mini, macro, micro, etc) e que o primeiro elemento termina na mesma vogal com que começa o segundo, o hífen é obrigatório. → anti-inflamatório, arqui-inimigo, micro-ônibus e outros.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻
-
O básico....
"Os iguais se separam, mas os diferentes se atraem":
Micro-ondas, anti-inflamatório...
autoescola, autoestrada...
Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!
-
Gabarito certo.
Com todo respeito ao colega Lúcio, mas "til" não é acento gráfico, é sinal indicativo de nasalizacão. Apóstrofo, cedilha e hífen tambem não são acentos gráficos.
-
MAS nas aglutinações dos prefixos co, pro, pre e re com vocábulos iniciados por O e E, não usamos hífen. Ex. Cooperar, condição, preeleito, proeminente.
-
Regra: usa-se hífen diante de um prefixo com a mesma vogal da palavra seguinte.
Ex. arqui-inimigo; sobre-edificar.
Exceção: CO e RE.
Ex: coordenar, reerguer.
-
MICRO-ONDAS
-
Quando as letras no fim do prefixo e no inicio da palavras forem iguais: anti-inflamatório, micro-ondas, hiper-realismo.
gab. C
-
Gabarito CORRETO!
Nas formações em que o primeiro termo termina com a mesma letra que o segundo termo é iniciado, usa-se, em regra, o hífen.
EXCEÇÃO: FORMAÇÕES COM OS PREFIXOS "CO-" E "RE-" EM QUE NÃO SE USA O HÍFEN. ex: coordenar, cooperar, reeleger, reeleito.
-
micro-ondas
-
Lembre-se da regra: "os opostos se atraem e os iguais se repelem". Exemplos: micro-ondas, pré-estabelecido. Exceção: nas palavras compostas começadas com o prefixo "co" mesmo se a segunda palavra começar com "o", a palavra composta nunca admitirá hifem. Exemplos: cooperação, cooptação.
-
-
basta lembrar que o hífem é homofóbico e quer separar os iguais.
Ex. micro-ondas, pré-estabelecido, micro-ônibus.
pertencelemos!
-
Pré-estabelecido, pre-estabelecido ou preestabelecido?
Com o acordo ortográfico da Língua Portuguesa, promulgado e em vigor desde janeiro de 2009 nos sete países que adotam o idioma como língua oficial, admite-se enquanto forma correta apenas preestabelecido, sem separação por hífen ou acento agudo no prefixo pré. As variantes pré-estabelecido e pre-estabelecido não são mais aceitáveis em nosso vocabulário.