SóProvas


ID
3027316
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
MPE-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As orações em (a) e (b) estão corretas, conforme a norma padrão escrita, referentemente à concordância verbal:

(a) Precisa-se de vendedores.

(b) Consertam-se condicionadores de ar.

Alternativas
Comentários
  • Se o verbo é intransitivo, o pronome ?-se? é chamado de índice de indeterminação do sujeito ou partícula indeterminadora do sujeito. Vi aqui no concurso de delegado que partícula apassivadora (tem que ser transitivo direto) e índice de indeterminação do sujeito (transitivo indireto) são coisas diferentes.

    Abraços

  • GABARITO: CERTO

    (a) Precisa-se de vendedores. → temos um sujeito indeterminado (verbo transitivo indireto + partícula "se", verbo estando na terceira pessoa do singular), quem precisa, precisa DE algo (de vendedores → objeto indireto), quem precisa? não sei, está indeterminado.

    (b) Consertam-se condicionadores de ar. → correto, temos uma voz passiva sintética "se" e um sujeito paciente → Condicionadores de ar são consertados (passiva analítica).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • A. o SE é índice de indeterminação do sujeito, portanto, não há flexão.

  • Caramba, essa prova teve 44 questões de português? E a maior parte delas foi bem fácil.

    Nossa Senhora do Concurso Público, pra que td isso?

  • Gabarito''Certo''.

    (a) Precisa-se de vendedores.=> Quando índice de indeterminação do sujeito, o "se" acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, que obrigatoriamente são conjugados na terceira pessoa do singular.

    (b) Consertam-se condicionadores de ar.=>Quando pronome apassivador, o "se" acompanha verbos transitivos diretos (VTD) e transitivos diretos e indiretos (VTDI) na formação da voz passiva sintética. Nesse caso, o verbo deve concordar com o sujeito da oração. 

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Precisa-se de vendedores.

    Quem precisa, precisa de alguma coisa. A partícula "se" é índice de indeterminação do sujeito, fazendo com que o verbo "precisar" fique no singular.

    Consertam-se condicionadores de ar.

    Quem concerta, concerta alguma coisa. A partícula "se" é apassivadora, fazendo com que "condicionadores" seja sujeito paciente.

  • GABARITO: CERTO

    VERBO + SE + PREPOSIÇÃO, o verbo ficará sempre no singular.

    Precisa-se de vendedores.

  • (A) VTI + SE = Índice de indeterminação do sujeito, ou seja, o verbo fica na 3° pessoa do singular. (B) VTD + SE = Partícula apassivadora, ou seja, o verbo concorda com o sujeito paciente.
  • Dica: sempre tente passar a frase para o sentido "normal", qual seja, sujeito + verbo + complemento/predicado. No caso da questão, apenas a B tinha sujeito definido, por isso, quando fizer a transformação, a frase fará o mesmo sentido da original. A letra A, possui sujeito indeterminado e a transformação aludida não fará sentido. Vejamos:

    (a) Precisa-se de vendedores ---tranformação---> Vendedores são precisados (?)

    (b) Consertam-se condicionadores de ar ---transformação---> Condicionadores de ar são consertados OK

  • O ponto chave da questão é identificar se o 'SE' é partícula apassivadora ou índice de indeterminação do sujeito. E como fazer isso? Você precisa analisar o verbo:

    • Se o verbo for VTD (verbo transitivo direto, ou seja, não precisa de preposição na regência) será sempre partícula apassivadora e, assim, o VERBO CONCORDARÁ EM NÚMERO E GÊNERO COM O SUJEITO. EX: consertar na oração 'b'. Consertam-se condicionadores de ar. (Verbo VTD e sujeito no plural, então a concordância do verbo também será flexionada no plural "consertam-se")

    • Se o verbo for VI, VL ou VTI (verbo de ligação, verbo intransitivo ou verbo transitivo indireto) será sempre índice de indeterminação do sujeito e, assim, o verbo NÃO SERÁ FLEXIONADO. EX: precisar na oração 'a'. Precisa-se de vendedores. (Verbo transitivo indireto - quem precisa, precisa DE algo -, então o verbo não será flexionado e permanecerá na 3ª pessoa do singular.