SóProvas


ID
3027358
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
MPE-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Excerto 4

“[...] À chegada dos portugueses, entre 1 e 6 milhões de indígenas povoavam o território (brasileiro), falando cerca de 300 línguas diferentes, de que sobreviveram hoje cerca de 160. Essas línguas compreendem dois grandes troncos, o tronco macrotupi e o tronco macro-jê, cada qual com suas famílias, línguas e dialetos, além de 20 línguas isoladas, não classificadas em tronco. [...] A variedade de línguas indígenas e o nomadismo dos índios levaram-nos a praticar duas línguas gerais: a língua geral paulista e a língua geral amazônica, também chamada nheengatu. [...]”

CASTILHO, Ataliba T. de e ELIAS, Vanda Maria. Pequena gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012. p. 442-443 [adaptado]

Segundo a norma ortográfica, as palavras além e também recebem acento gráfico agudo, pois devem ser acentuadas todas as oxítonas, com mais de uma sílaba, terminadas em ditongo nasal grafado –EM ou –ENS (exceto alguns verbos).

Alternativas
Comentários
  • Oxítona é tônica a última sílaba. 

    Abraços

  • São acentuadas todas as oxítonas terminadas em A, E, O seguidos ou não de S, EM e ENS.

  • Segundo a norma ortográfica, as palavras além também recebem acento gráfico agudo, pois devem ser acentuadas todas as oxítonas, com mais de uma sílaba, terminadas em ditongo nasal grafado –EM ou –ENS (exceto alguns verbos).

  • Acentuam-se as oxítonas terminadas em:

    Amanhã

    Estaremos

    Observando

    Emas

    Ensopadas

    As paroxítonas, dentre outros casos, são acentuadas quando a terminação for diferente dos casos de acentuação das oxítonas.

  • Essa observação no final de (exceto alguns verbos) foi o que me fez errar.

    Eu não lembrei quais eram essas exceções.

    Mas vi no comentário do Arthur Carvalho os caso do 'mantém/mantêm', etc.

  • O exceto alguns verbos se refere aos acentos diferenciais de ter e vir

  • Verbos paroxítonas terminados em ''am'' não acentuam.

  • Correto. Verbos "ter / vir", no singular não são acentuados (tem / vem), já no plural os mesmos verbos recebem (têm / vêm), acento diferencial.
  • SEGUNDO A NORMA ORTOGRÁFICA, AS PALAVRAS ALÉM E TAMBÉM RECEBEM ACENTO GRÁFICO AGUDO, POIS DEVEM SER ACENTUADAS TODAS AS OXÍTONAS, COM MAIS DE UMA SÍLABA, TERMINADAS EM DITONGO NASAL GRAFADO EM –EM OU –ENS (EXCETO ALGUNS VERBOS QUE RECEBEM ACENTO GRÁFICO CIRCUNFLEXO, ACENTO DIFERENCIAL, MARCANDO A 3 ª PESSOA DO PLURAL → ELES/ELAS MANTÊM, ELES CONTÊM...).

  • Ortograficamente o gabarito é absurdo, e deveria ter sido considerado errado. O modo como a banca faz a ressalva - "exceto alguns verbos" - ao final da assertiva, leva o candidato a entender que existe, dentro da regra das oxítonas, uma ressalva na acentuação de verbos oxítonos, o que de fato não ocorre, sendo a unica ressalva resultante de acentuação diferencial, não ligada a regra das palavras oxítonas.

  • Ortograficamente o gabarito é absurdo, e deveria ter sido considerado errado. O modo como a banca faz a ressalva - "exceto alguns verbos" - ao final da assertiva, leva o candidato a entender que existe, dentro da regra das oxítonas, uma ressalva na acentuação de verbos oxítonos, o que de fato não ocorre, sendo a unica ressalva resultante de acentuação diferencial, não ligada a regra das palavras oxítonas.

  • Só eu acho que pra cada situação particular na língua portuguesa existe uma regra tão específica, que não tem outra aplicação, além daquela para a qual foi criada?

  • Correto. Palavras oxítonas terminadas em "em" e "ens" devem, necessariamente, receber acento.

  • Oxítonas

    ÚLTIMA

    acentuam-se as terminadas em:

    a/as(sofá, sofás)

    e/es (jacaré, vocês)

    o/os (paletó, avós)

    em, ens (ninguém, armazéns)

  • Amanha E O parabEMENS

    Oxitonas terminadas em A, E, O, EM, ENS serão acentuadas.

  • Enunciado confuso..

  • Essa observação no final de (exceto alguns verbos) foi o que me fez errar.

    Eu não lembrei quais eram essas exceções.

  • GABARITO: CERTO

    ACRESCENTANDO:

    Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

    Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…

    Regra de Acentuação para Oxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: sofá(s), axé(s), bongô(s), vintém(éns)...

     

    Regra de Acentuação para Paroxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.

     

    Regra de Acentuação para Proparoxítonas:

    Todas são acentuadas .Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...


    Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):

    Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.

    Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.

  • Dica: As regras de acentuação das oxítonas são as exceções das regras de acentuação das paroxítonas. Ou seja, as oxítonas são acentuadas quando terminadas em a(s), e(s), o(s), em(ens), ao contrário das paroxítonas que não devem ser acentuadas com essas terminações.