SóProvas


ID
3027385
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
MPE-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Excerto 6

“[...] O jurídico aparece sempre na forma de linguagem textual, mais precisamente, na maneira verbal escrita, o que outorga maior estabilidade às relações deônticas entre os sujeitos das relações. Como tal, as Ciências da Linguagem, particularmente a Semiótica, desempenham papel decisivo para a investigação do objeto Direito. E, se pensarmos também na afirmação de Flusser, segundo a qual a língua é constitutiva da realidade, ficaremos autorizados a dizer que a linguagem (língua) do Direito cria, forma e propaga a realidade jurídica. [...]”

CARVALHO, Paulo Barros. O legislador como poeta: alguns apontamentos sobre a teoria flusseriana aplicados ao Direito. IN: PINTO, Rosalice; CABRAL, Ana Lúcia Tinoco;

RODRIGUES, Maria das Graças Soares (Orgs.). Linguagem e direito: perspectivas teóricas e práticas. São Paulo: Contexto, 2019. p. 25. [fragmento] 

As palavras Semiótica e Direito estão grafadas com letra inicial maiúscula, pois se referem a domínios do saber. De acordo com a norma ortográfica vigente, também poderiam ser grafadas com letra inicial minúscula.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    > Grafar com a letra minúscula não iria implicar em erro, mas mudaria o sentido semântico.

  • Gabarito: Certo

    -----

    DAS MINÚSCULAS E MAIÚSCULAS

    A letra minúscula inicial é usada:

    a) Ordinariamente, em todos os vocábulos da língua nos usos correntes.

    b) Nos nomes dos dias, meses, estações do ano: segunda-feira; outubro; primavera.

    c) Nos bibliónimos/bibliônimos (após o primeiro elemento, que é com maiúscula, os demais vocábulos podem ser escritos com minúscula, salvo nos nomes próprios nele contidos, tudo em grifo): O Senhor do Paço de Ninães, O Senhor do paço de Ninães, Menino de Engenho, Menino de engenho, Árvore e Tambor ou Árvore e tambor.

    d) Nos usos de fulano, sicrano, beltrano.

    e) Nos pontos cardeais (mas não nas suas abreviaturas): norte, sul (mas: SW sudoeste).

    f) Nos axiónimos/axiônimos e hagiónimos/hagiônimos (opcionalmente, neste caso, também com maiúscula): senhor doutor Joaquim da Silva, bacharel Mário Abrantes, o Cardeal Bembo; santa Filomena (ou Santa Filomena).

    g) Nos nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula): português (ou Português), matemática (ou Matemática); línguas e literaturas modernas (ou Línguas e Literaturas Modernas).

    -----

    Fonte: ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/inicial-maiuscula-ou-minuscula-nas-disciplinas-opcional-pos-acordo-ortografico/10156

  • semiótica provém da raiz grega ?semeion?, que denota signo. Assim, desta mesma fonte, temos ?semeiotiké?, ?a arte dos sinais?. Esta esfera do conhecimento existe há um longo tempo, e revela as formas como o indivíduo dá significado a tudo que o cerca. Ela é, portanto, a ciência que estuda os signos e todas as linguagens e acontecimentos culturais como se fossem fenômenos produtores de significado, neste sentido define a semiose.

    Ela lida com os conceitos, as idéias, estuda como estes mecanismos de significação se processam natural e culturalmente. Ao contrário da lingüística, a semiótica não reduz suas pesquisas ao campo verbal, expandindo-o para qualquer sistema de signos ? Artes visuais, Música, Fotografia, Cinema, Moda, Gestos, Religião, entre outros.

    Abraços

  • PODERIAM ( PORÉM MUDARIA O SENTIDO ) ESSA É A PEGADINHA DA QUESTÃO . Ela só pergunta se pode ou não pode .

  • CERTO Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa BASE XIX – Das minúsculas e maiúsculas 1o) A letra minúscula inicial é usada: g) Nos nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula): português (ou Por- tuguês), matemática (ou Matemática); línguas e literaturas modernas (ou Línguas e Literaturas Modernas).
  • As palavras Semiótica e Direito estão grafadas com letra inicial maiúscula, pois se referem a domínios do saber. De acordo com a norma ortográfica vigente, também poderiam ser grafadas com letra inicial minúscula.

    O que diz o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em vigor:

    BASE XIX: DAS MINÚSCULAS E MAIÚSCULAS

    A letra minúscula inicial é usada:a) Ordinariamente, em todos os vocábulos da língua nos usos correntes.

    b) Nos nomes dos dias, meses, estações do ano: segunda-feira; outubro; primavera.

    c) Nos bibliónimos/bibliônimos (após o primeiro elemento, que é com maiúscula, os demais vocábulos podem ser escritos com minúscula, salvo nos nomes próprios nele contidos, tudo em grifo): O Senhor do Paço de Ninães, O Senhor do paço de Ninães, Menino de Engenho, Menino de engenho, Árvore e Tambor ou Árvore e tambor.

    d) Nos usos de fulano, sicrano, beltrano.

    e) Nos pontos cardeais (mas não nas suas abreviaturas): norte, sul (mas: SW sudoeste).

    f) Nos axiónimos/axiônimos e hagiónimos/hagiônimos (opcionalmente, neste caso, também com maiúscula): senhor doutor Joaquim da Silva, bacharel Mário Abrantes, o Cardeal Bembo; santa Filomena (ou Santa Filomena).

    g) Nos nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula): português (ou Português), matemática (ou Matemática); línguas e literaturas modernas (ou Línguas e Literaturas Modernas).

    [...]

    Fonte: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/acordo.php?acordo&version=1990

  • Cuidado com alguns comentários: pelo novo acordo ortográfico, tanto faz escrever em minúscula ou maiúscula. Dessa forma, não há mudança de sentido na troca.