SóProvas


ID
3027394
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
MPE-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Excerto 6

“[...] O jurídico aparece sempre na forma de linguagem textual, mais precisamente, na maneira verbal escrita, o que outorga maior estabilidade às relações deônticas entre os sujeitos das relações. Como tal, as Ciências da Linguagem, particularmente a Semiótica, desempenham papel decisivo para a investigação do objeto Direito. E, se pensarmos também na afirmação de Flusser, segundo a qual a língua é constitutiva da realidade, ficaremos autorizados a dizer que a linguagem (língua) do Direito cria, forma e propaga a realidade jurídica. [...]”

CARVALHO, Paulo Barros. O legislador como poeta: alguns apontamentos sobre a teoria flusseriana aplicados ao Direito. IN: PINTO, Rosalice; CABRAL, Ana Lúcia Tinoco;

RODRIGUES, Maria das Graças Soares (Orgs.). Linguagem e direito: perspectivas teóricas e práticas. São Paulo: Contexto, 2019. p. 25. [fragmento] 

Em se pensarmos também na afirmação de Flusser, segundo a qual a língua é constitutiva, a qual é um pronome relativo que tem por função fazer retomadas, garantindo a coesão no/do texto. Nesse caso, está retomando a afirmação de Flusser.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    -----

    Os pronomes relativos "O qual"," a qual"," os quais" "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa.

    Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade. 

    Por Exemplo:

    Existem dias e noites, às quais se dedica o repouso e a intimidade.

    O uso de às quais permite deixar claro que nos estamos referindo apenas às noites. Se usássemos a que, não poderíamos impor essa restrição. Observe esses dois exemplos:

    a) Sujeito:

    Conhecemos uma das irmãs de Pedro, a qual trabalha na Alemanha.

    Nesse caso, o relativo a qual também evita ambiguidade. Se fosse usado o relativo que, não seria possível determinar quem trabalha na Alemanha.

    b) Adjunto Adverbial:

    Não deixo de cuidar da grama, sobre a qual às vezes gosto de um bom cochilo.

    A preposição sobre, dissilábica, tende a exigir o relativo sob as formas " o / a qual", "os / as quais", rejeitando a forma "que".

    -----

    Fonte: www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint38_3.php

  • X) pronome relativo, recebe o nome pelo fato de que relacionam um substantivo antecedente e um verbo consequente (ex?s: quem, quem, qual, cujo, quando, onde, como, quanto).

    Abraços

  • GABARITO: CERTO

    → E, se pensarmos também na afirmação de Flusser, segundo a qual a língua é constitutiva da realidade, ficaremos autorizados a dizer que a linguagem (língua) do Direito cria, forma e propaga a realidade jurídica. [...]”

    → temos o pronome relativo "qual" retomando o termo "afirmação de Flusser", expressa uma ideia de conformidade, caracterizada pela conjunção subordinativa "conforme" → conforme A AFIRMAÇÃO DE FLUSSER (QUAL).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Em se pensarmos também na afirmação de Flusser, segundo a afirmação de Flusser a língua é constitutiva, a qual é um pronome relativo que tem por função fazer retomadas, garantindo a coesão no/do texto.

    Obs: o comando dá uma dica quanto a resposta!