SóProvas


ID
3028621
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Tão logo acabaram as atividades da posse [01.01.19], o presidente Bolsonaro assinou a Medida Provisória no 870, de 2019, que estabelece a nova estrutura do governo e suas respectivas atribuições. Também assinou um decreto por meio do qual define os órgãos que estarão vinculados a cada ministério.

(Correio Braziliense – https://bit.ly/2GUfhxT – Acesso em 02.05.19. Adaptado)


Por meio dessa medida provisória,

Alternativas
Comentários
  • gabarito: C

  • O Senado aprovou nesta terça-feira (28) a , que reorganiza a estrutura administrativa federal. Foram apresentados quatro destaques. O texto aprovado manteve o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) vinculado ao Ministério da Economia, contrariando a redação original da MP, que previa o órgão sob o comando do Ministério da Justiça e da Segurança Pública.

    DE ACORDO COM ESSA REDAÇÃO O COAF FICOU COM O MIN . DA ECONOMIA.

    REDAÇÃO DA QSTAO DESATUALIZADA

  • GABARITO C

    Brasília, 03/01/2019 – O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) passou a integrar a estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública com a entrada em vigor da . Além da transferência para a pasta, com a publicação do Decreto nº 9663/2019, o Coaf conta agora com um novo estatuto.

    A estrutura funcional do conselho foi ampliada de forma a permitir um melhor desempenho das suas atividades. Entre as modificações para atualização da estrutura do órgão, está a criação de uma Diretoria de Supervisão, com competências específicas da atividade de supervisão dos setores obrigados sobre regulação do Coaf.

  • Agora o COAF vai para o Banco Central via Medida Provisória.

  • Notícia atualizada!

    COAF agora é unidade de inteligência financeira do BANCO CENTRAL. COAF fica extinto para dar lugar à UNIDADE DE INTELIGÊNCIA FINANCEIRA.

    FONTE: G1

  • COAF > Foi para o Ministério da Justiça.

    COAF > Passou para o Ministério da Economia.

    COAF > Agora faz parte do Banco Central e passa a se chamar Unidade de Inteligência Financeira.

  • O presidente assinou na noite desta segunda-feira (19 ago 2019) uma medida provisória que transfere o Conselho de Controle de Atividade Financeira () do Ministério da Economia para o Banco Central (BC).

    De acordo com a MP 893/2019, publicada no Diário Oficial da União, caberá ao presidente do BC escolher e designar os conselheiros e escolher e nomear o presidente do órgão, que passará a se chamar Unidade de Inteligência Financeira (UIF, sigla informal que não consta da norma).

  • Antes subordinado ao Ministério da Fazenda, o Coaf estará, no governo Bolsonaro, sob os cuidados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, chefiado por Sérgio Moro. Para a presidência do conselho do órgão, foi nomeado o auditor-fiscal, da Roberto Leonel área de inteligência da Receita Federal.

  • Antes subordinado ao Ministério da Fazenda, o Coaf estará, no governo Bolsonaro, sob os cuidados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, chefiado por Sérgio Moro. Para a presidência do conselho do órgão, foi nomeado o auditor-fiscal, da Roberto Leonel área de inteligência da Receita Federal.

  • Gabarito C

    Esse grande ministério, confiado ao ex juiz da Operação Lava JatoSérgio Moro,

    > o Ministério da Segurança Pública (responsável pela polícia e que já era parte do Ministério da Justiça antes de se tornar um Ministério separado, no governo Temer);

    > partes do extinto Ministério do Trabalho (que dizem respeito a fiscalização das condições de trabalho);

    > o Conselho de Controle das Atividades Financeiras (COAF, que investiga movimentações financeiras suspeitas);

    > a Controladoria Geral da União (CGU, atua com prevenção e combate à corrupção).

    Superministério da Economia

    A maior fusão ministerial se deu na área da economia, sob responsabilidade de Paulo Guedes. A criação dessa pasta resultou da união entre:

    > Ministério da Fazenda (responsável pela política econômica nacional e pela estrutura fiscal);

    > Ministério do Planejamento (responsável pelo planejamento de custos e controle do orçamento do governo);

    > Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic);

    > parte do Ministério do Trabalho.

    Superministério da Cidadania

    A pasta da cidadania, entregue ao deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) é onde a maior variedade de temas foi reunida. Ela é formada por 4 ministérios extintos:

    > Ministério da Cultura;

    > Ministério do Esporte;

    > Ministério do Desenvolvimento Social (do qual Osmar Terra já era Ministro no governo Temer);

    > parte do Ministério do Trabalho.

    Superministério do Desenvolvimento Regional

    O ministério reúne as políticas públicas para infraestrutura e para promoção do desenvolvimento regional. De responsabilidade do Ministro Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto, a pasta é uma fusão dos antigos:

    > Ministério das Cidades;

    > Ministério da Integração Nacional

  • Governo publica lei que reestrutura o Coaf Por Estadão Conteúdo 08/01/2020 07:55 O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 8, publica a Lei 13.974/2020, que torna o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) vinculado administrativamente ao Banco Central do Brasil. Antes, o Coaf respondia diretamente ao Ministério da Economia.