SóProvas


ID
3028669
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Há um grande número de tendências e correntes teóricas que procuram desenhar paradigmas para estudos e pesquisas em Comunicação. Pode-se identificar na literatura a respeito

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Tem início a corrente da Mass Communication Research com a publicação, em 1927, da obra “Propaganda Techniques in the War” (Técnicas de Propaganda na Guerra), de Harold Lasswell. Essa linha corresponde à “análise dos efeitos” e à “análise dos conteúdos”, ou seja, Laswell investiga os efeitos dos media sobre os receptores e do conteúdo das mensagens desses media. 

    FONTE: Teorias da Comunicação - Estratégia Concursos.

  • a)correta

    b)errada pq o estruturalismo começa com Saussure (suiça) e Levy-strauss (frança). e não alemanha.

    c) errada. pq a teoria do newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina. ou seja, não fala de cenas urbanas, mas do ofício de jornalista.

    d) errada pq teoria crítica não se relaciona com a semiologia. 

    "A teoria crítica é comumente associada aos filósofos da chamada Escola de Frankfurt, quase todos vinculados, inicialmente, ao Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt. [...] Já nos Estados Unidos, estes pesquisadores acompanham o surgimento do que os funcionalistas chamam de "cultura de massa" com o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, principalmente o rádio. Os pensadores da Escola de Frankfurt contestam o conceito de Cultura de Massa, no sentido de que ele seria uma maneira "camuflada" de indicar que ela parte das bases sociais e que, portanto, seria produzida pela própria massa

    já a semiologia e o estruturalismo caminham juntos. banca tentou confundir o candidato.

    " A influência do conceito linguístico central de estruturalismo, que é mais uma contribuição de Saussure, levou os semioticistas a tentar interpretações estruturalistas (ver estruturalismo) num amplo leque de fenómenos. Objetos de estudo, como um filme ou uma estrutura de mitos, são encarados como textos que transmitem significados, sendo esses significados tomados como derivações da interação ordenada de elementos portadores de sentido, os signos, encaixados num sistema estruturado, de maneira parcialmente análoga aos elementos portadores de significado numa língua."

    e) errada. processos de produção no jornalismo = newsmaking. 

    escola de chicago >> Tanto o Departamento de Sociologia como a Universidade de Chicago receberam inestimável ajuda financeira do empresário norte-americano John Davison Rockefeller. Entre 1915 e 1940, a Escola de Chicago produziu um vasto e variado conjunto de pesquisas sociais, direcionado à investigação dos fenômenos sociais que ocorriam especificamente no meio urbano da grande metrópole norte-americana 

  • O Mass Communication Research é o nome dado a um grupo de estudiosos americanos que analisou a comunicação de massa, seus efeitos na população e suas funções, a partir do começo do século 20. O estudo era multidisciplinar e tinha viés sociológico. Foram desenvolvidas várias teorias sobre os meios de comunicação: hipodérmica, empírico-experimental, pesquisa empírica de campo, funcionalista, crítica, culturológica, estudos culturais e as teorias comunicativas. Os fundadores desse grupo foram Harold Dwight Lasswell, Paul Felix Lazarsfeld, Carl Iver Hovland e Kurt Zadek Lewin.

    A) CERTO

    B) ERRADO. O Estruturalismo foi uma corrente formada por um grupo de estudiosos franceses, tendo como destaques Claude Lévi-Strauss e Ferdinand de Saussure, e buscava entender as estruturas responsáveis pela produção do significado dentro de uma cultura.

    C) ERRADO. A Teoria do Newsmaking está relacionada à produção da notícia e à rotina jornalística.

    D) ERRADO. Autores ligados à Teoria Crítica desenvolveram pesquisas relacionadas à produção da cultura como mercadoria e à passividade do indivíduo perante o pensamento capitalista dominante.

    E) ERRADO. A Escola de Chicago produziu um conjunto de pesquisas que buscava entender fenômenos sociais que ocorriam no meio urbano de uma grande metrópole norte-americana, Chicago.

    Gabarito do professor: Letra A.